Como funciona a integração da Vindi com um antifraude?

Antifraude é o mecanismo usado por empresas que desejam minimizar a incidência de chargebacks em sua operação. Normalmente sistemas antifraude efetuam a análise do comportamento do cliente e atribuem uma pontuação da probabilidade de fraude. Dependendo desta pontuação, é possível aprovar ou rejeitar uma compra automaticamente.

A Vindi possui integrações nativas com as plataformas Konduto e Clearsale.

Funcionamento

Fluxo da transação

A plataforma Vindi implementa a análise após a autorização, o que significa que toda tentativa de compra será autorizada primeiro na adquirente, depois submetida à análise antifraude e só então será capturada. 

O fluxo ocorre nesta direção para otimizar a captura de informações, pois, submetemos à análise antifraude somente cartões que foram dados como válidos pela adquirente anteriormente. 

Sistema de pontuação

Cada análise realizada retorna uma pontuação entre 0.00 e 1.00. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de fraude. Baseando-se nesse número, a plataforma Vindi irá executar uma das seguintes ações: aprovação ou reprovação automática ou revisão manual.

Status das transações

Com base nas análises os antifraudes podem retornar os status:

  • Aprovação automática: Ocorre quando a análise antifraude indica baixa probabilidade e a plataforma considera a compra segura.
  • Rejeição automática: Caso a análise indique alta probabilidade de fraude, a transação é recusada automaticamente pela plataforma.
  • Revisão manual: Nos casos onde a análise não consegue definir uma ação a ser tomada, a cobrança assume este status e aguarda por uma revisão manual no painel de administração da Vindi.

A ação executada e a pontuação permanecem armazenadas na transação. Essas informações podem ser consultadas através do painel de administração ou da API.

Variáveis e regras de negócios 

É importante observar também que cada antifraude pode ter particularidades com relação aos planos contratados e/ou sobre as informações recebidas nas integrações com a Vindi. Abaixo listamos algumas delas.  

Revisão manual

Além da análise automática, os antifraudes normalmente possuem também a revisão manual. O fato de que uma transação caiu na revisão manual não significa necessariamente que seja uma fraude, significa apenas que o algoritmo não conseguiu sozinho ter insumos para dar um veredito sobre ela. 

A possibilidade de fazer uma revisão manual pode variar conforme o plano contratado no antifraude, então é importante o lojista observar essa informação no momento da contratação. Além disso, é importante observar se a integração contempla a análise pela mesa de revisão do antifraude e/ou do próprio lojista.

Cobertura de chargeback

É possível que os antifraudes tenham planos que contemplem a cobertura de chargeback, a qual funciona como uma espécie de seguro caso o cliente passe por essa situação, por isso, esse é outro ponto de atenção que o cliente precisa ter no momento da contratação.

Análise de transações

Outra questão que pode variar nas integrações com os antifraudes é com relação à possibilidade de analisar todas as transações sem exceções ou somente as que envolvem maior risco (primeira mensalidade ou troca de perfil de pagamento na recorrência).

Veja abaixo nos links dedicados a cada integração para ver as particularidades de cada um.

 

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