[Pagcerto] Informativo sobre o processo de estorno de transações.

O processo de estorno de transações permite que nossos parceiros solicitem um estorno no mesmo dia da transação. Caso precisem solicitar após o dia da transação, é necessário abrir um chamado para o nosso time de atendimento.

Para compreender o fluxo de estorno de uma transação, é importante conhecer alguns conceitos fundamentais:

  • Prazo de liquidação: Período entre a realização da transação e o repasse do recebível/valor para a conta do vendedor.

  • Recebível: Valor líquido da transação que será repassado ao vendedor.
  • Vendedor: Loja com conta transacional habilitada para realizar vendas por meio de cartão de crédito.
  • Comprador: Cliente que efetuou a compra do produto ou serviço na loja do vendedor.

Enquanto estivermos dentro do prazo de liquidação, o estorno é realizado de forma síncrona. Isso significa que, ao solicitar o estorno, a transação é cancelada e o recebível é removido da programação de repasse ao vendedor.

Após o prazo de liquidação, quando o vendedor já recebeu o valor da venda, o estorno ocorre de forma assíncrona. Nesse caso, a transação permanece como paga, e nosso sistema procura uma nova transação de valor igual ou superior para cancelar o recebível, para o vendedor, e a transação que teve o estorno solicitado.

A busca pela nova transação tem um prazo de 5 dias corridos. Se não encontrarmos uma nova transação que atenda aos critérios necessários dentro desse período, o pedido de estorno expirará e precisará ser solicitado novamente.

O estorno analisa a conta transacional, com isso, mesmo quando o vendedor possui saldo em sua conta Pagcerto, o estorno não é realizado de forma síncrona.

Para otimizar esse processo, o time de produtos está realizando uma alteração no nosso prazo de solicitação de estorno para o caso síncrono, dando a liberdade de solicitação do estorno para o parceiro por mais dias. E para o caso assíncrono o time está analisando as oportunidades de melhoria.

Assim que formalizado o planejamento de mudança informaremos aos nossos parceiros os prazos de implantação.

Para mais informações, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de atendimento.