[PIX] Como funciona? Quais os benefícios?

Como funciona o Pix da Vindi? Qual benefício este recurso traz para o meu dia a dia?

O Pix é um novo método de pagamento criado pelo Banco Central que permite pagar e receber de forma segura, gratuita* e instantânea** e agora a Vindi também disponibiliza mais essa facilidade para nossos clientes com algumas funcionalidades extras.

Nosso Pix funciona tanto para produtos e serviços quanto para assinaturas de recorrência (Pix Recorrente) e, traz vários benefícios para seu negócio:

  • Pagamentos podem ser efetuados com praticidade através de QrCode Dinâmico;
  • O Pix Copia Cola está disponível nas páginas de pagamento e de fatura;
  • A liquidação ocorre em minutos, acelerando a comprovação de compra e envio do pedido/disponibilização do serviço;
  • A consulta de saldo e extrato ocorre no ambiente My Account, em página exclusiva, com navegação intuitiva;
  • Você pode receber seu pagamento no mesmo dia, em horários pré-definidos.

(*) O Pix é gratuito e ilimitado para compradores ao ser feito por chaves. Quando utilizado em vendas (realizadas via checkout de e-commerce ou QR Code) pode haver cobrança de taxa.

(**) A liquidação do pagamento é instantânea na plataforma. Contudo, o repasse é feito em horários pré-determinados ao lojista.

 

Como funciona o Pix Recorrente da Vindi?

O Pix Recorrente é uma funcionalidade extra que a Vindi oferece aos clientes. 

Ele funciona da mesma forma que os demais pagamentos via Pix, mas com a praticidade de uma cobrança recorrente sem que o lojista precise se preocupar em gerar e enviar a cobrança periodicamente.

Na renovação da assinatura, plano ou mensalidade, geramos automaticamente um Pix e encaminhamos ao cliente via e-mail. Ele deverá acessar a fatura para escanear o QRcode ou copiar o código Pix para efetuar o pagamento na frequência acordada.

 

Como faço para agendar o pagamento do cliente?

Ao criar uma assinatura para o comprador, é possível informar a data de início e frequência de repetição dessa assinatura. Desta forma, no(s) dias(s) definido(s), geramos e enviamos uma cobrança ao comprador automaticamente.

Caso você deseje enviar uma notificação ao comprador sobre a cobrança efetuada, é só acessar o menu: "Configurações → Notificações".

 

O pagamento é instantâneo? 

A liquidação do pagamento é realizada em poucos minutos e os valores são disponibilizados em seu extrato do Pix. Em seguida, o recebimento é programado para o próximo horário de pagamento bancário (após às 10h do dia seguinte ou após às 15h do mesmo dia, a depender do horário da liquidação.
Para visualizar o extrato de todas as transações realizadas com Pix, siga os passos:

  1. Acesse o painel Vindi Pagamentos (Yapay);
  2. Clique em "Pix" no menu lateral;
  3. Você será direcionado para página Extrato Pix;
  4. Clique em "Pix → Extrato Pix".

 

Eu recebo o pagamento Pix instantaneamente?

Os valores dos pagamentos via Pix serão depositados na conta bancária cadastrada na Vindi Pagamentos (Yapay), em horários pré-determinados. Para isso, é importante realizar o processo de verificação de contas na plataforma. 

Confira: “O que é verificação de conta e como funciona?”

Em dias úteis, de segunda a sexta-feira, pagamentos aprovados entre 06h00 da manhã até às 11h59, terão saque automático no mesmo dia e a compensação dos valores em sua conta ocorre após às 15h00.

mceclip1.png

 

Vendas aprovadas após às 12h00 terão seus valores de saque repassados no próximo dia útil. O saque automático ocorrerá às 06h00 e a compensação dos valores em sua conta acontece após as 10h00.
mceclip0.png

Obs.: O valor mínimo para saque é de R$ 10,00


Existe um valor máximo para o pagamento via Pix?

O valor máximo para o pagamento  é de R$200.000,00.

 

Quais são as taxas praticadas?

O custo do Pix é de 0,95% por transação aprovada, com valor mínimo de R$1,60.

Ou seja, caso o custo de 0,95% seja inferior ou igual a R$1,60, prevalece o custo mínimo de R$1,60.

 

Como visualizo minhas vendas feitas via Pix?

Acompanhe suas vendas através do relatório de cobranças ou transações no portal da Vindi, através do menu: "Relatórios > Cobranças ou Relatórios > Transações".

 

Caso exista necessidade de estorno total/parcial do pagamento via Pix, o que devo fazer? Nesse caso (total), eu pago a taxa da Vindi?

Confira nosso artigo sobre o estorno das transações realizadas via Pix aqui.

 

 O cliente solicitou o cancelamento da assinatura paga via Pix. Preciso realizar alguma ação?

Você deve seguir o procedimento de cancelamento de assinatura. Confira aqui.


O cliente solicitou a alteração da data da cobrança via Pix. O que preciso fazer?

Para alterar a data de vencimento da cobrança, basta acessar a área de cobrança na plataforma da Vindi e clicar no botão "Ações →  Atualizar vencimento", como mostra a imagem abaixo:

De que forma essa cobrança do Pix é feita para o comprador?

O comprador recebe um e-mail com o QrCode ou as informações para copiar o código Pix.

  • Com o código QR, o comprador é levado diretamente à tela de pagamento no aplicativo ou site da instituição financeira.
  • Com a opção de copiar e colar, ele deverá abrir o site ou aplicativo da instituição financeira, colar o código e efetuar o pagamento.

 

Como configurar o tempo de expiração do QR CODE Pix?

É possível alterar o tempo de expiração do QR CODE do PIX, o valor indicado no campo estará na ordem de minutos, vem definido como padrão o tempo de expiração de 24 horas ou 1440 minutos

Mas você pode personalizar o tempo que uma transação PIX pode ficar "Aguardando Pagamento"

Se desejar configurar, clique aqui ou siga os passos abaixo:

  1. Acesse o painel Vindi Pagamentos;
  2. Clique em "Configurações" no menu lateral;
  3. Clique em "Transação de Vendas";

Na última opção "Duração do QRCode (PIX)", insira a quantidade de tempo para vencer, considerando esse valor em minutos (exemplo 30 dias = 43.200 minutos).

 

Atenção: se o tempo do QRCode for expirado e não for identificado o pagamento da transação, o QRCode fica impossibilitado para pagamento e a transação é automaticamente cancelada.

 

O que acontece se o cliente deixar de fazer esse pagamento?

Caso o cliente não efetue o pagamento do Pix, você poderá  emitir uma nova cobrança.

Na plataforma da Vindi, é possível enviar notificações sobre a cobrança por e-mail ou SMS. Acesse o menu: "Configurações → Notificações".