[Split na recorrência] O que é? Quais os requisitos?
Durante muito tempo, empresas enfrentaram o desafio de vender de forma recorrente e ao mesmo tempo trabalhar com afiliados. Automatizar as cobranças de assinaturas simultaneamente aos comissionamentos de participantes seria um dos maiores desafios para um meio de pagamento. Para suprir esta necessidade, a Vindi criou o split recorrente.
O split na recorrência é uma ferramenta que permite ao vendedor adicionar participantes em vendas de assinaturas além das próprias vendas avulsas. É possível configurar um valor de comissão e periodicidade que este participante estará ativo e recebendo os valores correspondentes.
Como o split funciona?
O usuário master configura os valores para que o comissionamento das vendas ocorra de forma automática após o pagamento da cobrança ou assinatura criada.
Observação: Atualmente o split atua em cima do valor sem desconto. Caso haja desconto na assinatura, os valores serão repassados sem a regra do desconto.
Para quem ele é indicado?
O split no pagamento recorrente é recomendado para empresas que desejam complementar uma estratégia SaaS com marketplace, franquias que desejam facilitar o recebimento de royalties e ramos diversos que trabalham com afiliados, como cursos e infoprodutos, por exemplo.
Quais são os benefícios de usar um split de pagamento?
Sem um split de pagamento, os cálculos financeiros e repasses são feitos manualmente, ou seja, um processo demorado e suscetível a erros. Com o uso do split, a experiência dos vendedores é única, pois a divisão torna-se transparente e prática. Além disso, permite um aumento na taxa de conversão. Ao centralizar o checkout, permite a unificação das compras em um só carrinho, facilitando a conclusão do pagamento para o comprador. Após a compra, o split de pagamentos divide o valor proporcionalmente para cada parte.
Outra vantagem de utilizar o split é que ele impede a ocorrência de bitributação de uma transação. Como a divisão do valor é feita antes que o usuário receba sua parte do pagamento, ele não paga imposto sobre o valor total da venda, ou seja, paga apenas o imposto correspondente ao que irá receber.
Requisitos e configurações do split recorrente
Para utilizar o split recorrente é necessário, além da Vindi Recorrência, ter também uma conta na Vindi Pagamentos, somente com este gateway de pagamento será possível usar esta funcionalidade. Para ativá-lo, entre em contato com o seu gerente de contas para que possamos auxiliar neste processo.
O split recorrente pode ser usado tanto por integração API como diretamente no painel da plataforma.
É possível utilizar o split na recorrência com todos os métodos de pagamento?
Sim, o split de pagamento é realizado para todos os métodos de pagamentos ativos na conta - cartão de crédito, pix e boleto.
É possível realizar estorno parcial e total?
Sim, é possível realizar estorno parcial e total diretamente pelo portal do Intermediador ou por APIs. A documentação já está disponível no portal de integração.
É importante ressaltar que o estorno pode ser realizado somente pela conta master e deve ser realizado diretamente no portal do intermediador.
Requisitos da Conta Master
Se o master quer utilizar o split na recorrência, mas tem uma lista muito grande de participantes para adicionar, é possível fazer alguma ação em massa por API?
O fluxo ideal para criação da conta é que o próprio participante realize a abertura de conta. O master pode iniciar a criação de conta (utilizando dados básicos como CNPJ e e-mail) no Intermediador através de API/v1/people/create, porém esse fluxo é apenas a primeira etapa da criação da conta, sendo necessário que o participante complemente com dados próprios no e-mail de confirmação enviado.
Para criar a conta, o participante deve entrar na página de criação de conta da Vindi Pagamentos.
No caso do master ter a necessidade de controle sobre os recebíveis dos participantes, a funcionalidade atende este cenário?
Não, nossa solução não dá controle de todo o recebível para o master. Em função da legislação, essa prática não é permitida, por isso, cada participante é independente neste sentido.
Requisitos dos Participantes do Split
Todos os participantes da venda precisam ter conta na Vindi Pagamentos?
Sim, além da conta master, todos os participantes da transação que receberão valores da venda em questão também precisam ter conta de vendedor verificada na Vindi Pagamentos.
Para garantir que consiga transacionar, há uma verificação no momento que um participante é cadastrado. Cada participante tem um status do cadastro, que reflete em seu estado na vertical de pagamentos, podemos assim garantir que só haverá transação se este participante tem conta na Vindi Pagamentos.
Importante: A verificação é realizada a partir do e-mail informado no ato do cadastro do participante.
Ao cadastrar um participante no sistema de recorrência, seu status fica como Aprovação Pendente (pending_approval), assim o sistema automaticamente vai verificar se este e-mail tem uma conta cadastrada e verificada na vertical de pagamentos (estima-se que a verificação pode demorar por volta de 5 minutos).
Se esta conta existir e for verificada na vertical de pagamentos, seu status será atualizado para Ativa (active) e, este participante estará pronto para ser incluído em assinaturas e faturas. Se esta conta não existir na vertical de pagamentos, seu status será atualizado para Bloqueado (blocked), assim não sendo possível transacionar.
Dúvidas frequentes
Como identificar o participante dentro da plataforma da Vindi Recorrência?
A chave principal de identificação de uma conta é através do e-mail.
Existe um limite de participantes?
Não, é ilimitado.
Quais as formas de repasse do valor para o participante? Como funcionam os prazos de repasse? É possível antecipar?
Os repasses das vendas podem ser no formato de porcentagem ou valor fixo.
As subcontas têm a liberdade de receber em prazos diferentes, podendo, por exemplo, realizar uma antecipação de recebíveis enquanto a matriz recebe no fluxo.
Onde o participante pode consultar as vendas que ele participou?
No intermediador, na tela de vendas compartilhadas, dentro do menu de transações.
É possível editar o participante em uma assinatura?
Sim. Mas somente a conta master tem este poder, esse procedimento é feito na Vindi Recorrência.
Será possível editar o participante em uma fatura avulsa?
Não é possível, somente nas assinaturas.
É possível criar um modelo de comissão variável que flutue ao longo do tempo?
Não é possível, as comissões devem seguir a regra criada inicialmente, seja de comissionamento fixo ou percentual, mas por enquanto não podem variar obedecendo regras como metas ou bônus, por exemplo.
É possível vender com desconto ao cliente?
É possível sim, o cálculo da comissão ao parceiro é feito sobre o valor do produto com o desconto.
É possível excluir um participante?
Não, os dados históricos permanecem na plataforma para questões fiscais. É possível inativar um participante, dessa forma, ele não poderá ser incluído em futuras assinaturas e faturas, para isso a conta não pode estar presente em nenhuma assinatura ou fatura vigente.
É possível automatizar a emissão de notas fiscais de forma separada?
Atualmente não é possível automatizar a emissão de notas fiscais para cada parte. Isso ocorre porque as integrações que temos com emissores de notas fiscais emitem o valor da transação de forma integral, enviando as informações somente do lojista principal.
Pelo menos por enquanto, os clientes que utilizam o split recorrente vão precisar emitir notas fiscais de forma manual de forma separada ao fluxo que já existe em nossa plataforma.
É possível utilizar o split recorrente em plataformas integradas?
Assim como na questão anterior sobre as notas fiscais, outras integrações precisam ser adaptadas para contemplar mais de um participante na venda recorrente. Por exemplo, uma plataforma e-commerce precisa ter essa configuração e a integração com a Vindi atualizada para permitir uma venda deste tipo. Para maiores informações, consultar o nosso parceiro.
📚 Veja também:
