Débito em conta

O débito em conta corrente (ou débito automático) é uma modalidade que pode ser oferecida como método de pagamento na plataforma da Vindi.

Os pagamentos realizados nessa modalidade têm os seus valores debitados na data do vencimento, e transferido para a conta da empresa rapidamente. E o melhor: esse serviço não possui nenhum custo adicional para o consumidor.

Para disponibilizar o débito em conta como método de pagamento, você precisará de uma conta corrente e, também, possuir a liberação de débito automático através do convênio com um dos bancos homologados abaixo. O gerente da sua conta bancária poderá ajudar com essa solicitação e informar quais são as taxas aplicáveis.

Após a criação do convênio débito automático, envie os seguintes dados para nossa equipe de atendimento:

  • Banco
  • Agência
  • Conta corrente com dígito
  • Número do convênio (ou número do contrato)
  • Formato (cnab)

Com essas informações nossa equipe irá configurar o método de pagamento débito em conta em sua plataforma Vindi.

Lista de bancos suportados na cobrança via débito em conta

Banco Observações
Itaú
  • O cliente precisa autorizar o débito automático através dos canais de atendimento do banco (internet banking, caixa eletrônico ou telefone).
Bradesco  
Caixa Econômica Federal  
Santander
  • A Vindi faz 2 depósitos aleatórios na conta corrente do usuário, que devem ser confirmados no serviço.
Banco do Brasil  
Banrisul  
Citibank
  • A Vindi faz 2 depósitos aleatórios na conta corrente do usuário, que devem ser confirmados no serviço.

Atenção! o pagamento em débito em conta, geralmente, direciona o consumidor aos sites dos bancos obrigando-o a autenticar-se a cada transação por meio de senhas, tokens e cartões de segurança. Esta autenticação da conta corrente serve para evitar que alguém forneça dados falsos. O processo de autenticação varia de banco para banco. Veja na lista acima, em observações.

Códigos de retorno nos arquivos de importação

Abaixo a relação dos códigos mais comuns utilizados pelos bancos, para informar as ocorrências
detectadas no processamento do arquivos de remessa e, também, para confirmar a
execução dos débitos agendados:

Código Mensagem
00 Débito efetuado
01 Débito não efetuado - Insuficiência de fundos
02 Débito não efetuado - Conta corrente não cadastrada
04 Débito não efetuado - Outras restrições
05 Débito não efetuado - Valor do débito excede valor limite aprovado.
10 Débito não efetuado - Agência em regime de encerramento
12 Débito não efetuado - Valor inválido
13 Débito não efetuado - Data de lançamento inválida
14 Débito não efetuado - Agência inválida
15 Débito não efetuado - Conta corrente inválida
18 Débito não efetuado - Data do débito anterior à do processamento
30 Débito não efetuado - Sem contrato de débito automático
31 Débito efetuado em data diferente da data informada - Feriado na praça de débito
96 Manutenção do Cadastro
97 Cancelamento - Não encontrado
98 Cancelamento - Não efetuado, fora do tempo hábil
99 Cancelamento - Cancelado conforme solicitação

Principais dúvidas

  • Existe diferença entre débito em conta e cartão de débito? Quando falamos em pagamentos, sempre surgem dúvidas. Uma bem comum é a diferença entre débito em conta e cartão de débito. Leia mais como funciona cada um neste artigo do Você Sabia?.
  • Por que os bancos estão encerrando convênios com débito em conta corrente? Após algumas discussões importantes com alguns clientes solicitando a modalidade de débito em conta corrente, decidimos escrever um texto em nosso blog para esclarecer as principais dúvidas sobre essa modalidade que vem sofrendo uma ação forte dos bancos tradicionais.
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