08/05/2017 - Relatório de utilização da plataforma e transação em 2 etapas

Melhorias

Relatório de utilização da plataforma

Clientes que possuem mais de uma empresa para gerenciar, em geral acessam cada empresa para analisar os detalhes da fatura. O relatório de transações e de assinaturas atendem parcialmente a necessidade da análise detalhada, porém o processo operacional pode ser inviável para casos em que há mais de 10 empresas, por exemplo, em que seria necessário exportar o relatório de cada uma e consolidar a análise para validar a fatura. Entendendo o esforço desta etapa de conferência, desenvolvemos uma ação nos detalhes da cobrança Vindi, que permite visualizar os detalhes da fatura para cada empresa vinculada e exportar um relatório de utilização da plataforma associadas à fatura. Acesse Configurações > Cobranças e escolha um período de emissão em Faturas emitidas para detalhar os itens e a quantidade de transações/assinaturas utilizadas para cada empresa.

Transação em 2 etapas: Autorização e captura

Com o intuito de aumentar a confiabilidade do status da transação, implementamos mais uma etapa no processo em que a transação é transmitida, na comunicação com a adquirente, que segue seu trajeto normal para a bandeira e o banco emissor, para a autorização e captura de uma transação. Esclarecendo melhor este processo, o banco emissor verifica se há saldo suficiente na conta do comprador (etapa de autorização) e aprova ou nega a transação (leia mais sobre transação rejeitada em nosso blog). Caso seja aprovada, a informação percorre o caminho inverso e ocorre a cobrança do valor (captura). Atualmente o processo de autorização e captura é realizado em apenas uma transmissão, o que muitas vezes impedia o recebimento da resposta da adquirente quando a captura não era realizada, por demora no tempo de processamento, por exemplo. Adequando a arquitetura e efetuando o processo em 2 etapas: autorização e captura, evitamos problemas de timeout e, também, permitimos a validação antifraude após a autorização. A primeira implementação deve considerar uma opção no gateway para usar ou não a transação em 2 etapas, a fim de não impactar o processo dos clientes atuais. Para alterar o modo de cobrança em 2 etapas, solicite ao nosso time de Credenciamento. Vale ressaltar que com a transação em 2 etapas, serão geradas pelo menos 2 transações para cada cobrança (uma de autorização e uma de captura), no entanto, apenas a de autorização será cobrada dos clientes no plano de transações, não gerando cobrança da Vindi na etapa de captura.

 

Correções

Atualização da versão da integração Cielo

Identificamos uma falha na integração Cielo que afetou parte dos clientes da Vindi que utilizam esta adquirente. Ao tentar efetuar uma cobrança ou estorno, a transação era recusada e a seguinte mensagem era apresentada: "Em mensagens inferiores a versão 1.2.0, não é permitido transações recorrentes". Entramos em contato com a equipe técnica Cielo que sugeriu a mudança de um parâmetro em nossa integração (versão 1.2.0 para 1.3.0). Veja mais detalhes no artigo publicado a respeito.

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