01/06/2017 - Escolha da data de vencimento para fatura avulsa, API pública para pagamentos, plugin WooCommerce 3.0 e mais

Melhorias

Escolha da data de vencimento para fatura avulsa pela plataforma

A data de vencimento na plataforma atualmente é calculada com base nas configurações do método de pagamento, pelo campo "Dias para vencimento", em que é informado o número de dias padrão a ser acrescido na data de emissão da cobrança. Também é possível configurar um prazo de vencimento diferente para cada cliente, a partir da instalação da extensão "Vencimento variável para boletos". Além de já ser possível definir a data de vencimento na fatura via API, através do atributo due_at. E para facilitar a escolha do vencimento no momento em que é criada uma fatura, disponibilizamos um campo "Vencimento" na tela de nova Fatura avulsa e na criação de Lote de faturas. Por padrão o campo continua sendo preenchido de acordo com as configurações do método de pagamento, mas pode ser alterada no momento da criação da fatura.

API pública para cadastro de perfil de pagamento

Para se efetuar uma cobrança usando os métodos de pagamento cartão de crédito e débito em conta corrente é obrigatório o cadastro do perfil de pagamento na plataforma, que corresponde às informações do cartão ou aos dados da conta bancária do seu cliente. Para garantir os processo de segurança, sempre recomendamos que estas informações de cartão de crédito e os dados de conta bancária não transitassem por sistemas sem as conformidades PCI, principalmente pela responsabilidade da Vindi na guarda destes dados. Porém, caso as empresas desejassem receber o pagamento pelo site da empresa em uma página de pagamento própria, só era possível através do direcionamento para a página de pagamento da Vindi ou pelo processo de criação de nova assinatura ou fatura avulsa, em que eram informados os dados do perfil de pagamento. No entanto, entendemos que uma flexibilização na tela para receber pagamentos potencializa a venda online e por isso desenvolvemos uma API que permite cadastrar um perfil de pagamento (payment_profile) através de um endpoint público a partir do navegador web dos clientes. Esta API deverá retornar o ID do perfil de pagamento (payment_profile.id) que deverá ser usado para efetuar a cobrança em questão. Acesse a documentação interativa e veja como cadastrar um novo perfil de pagamento pelo endpoint público.

Dados de assinatura e plano no relatório de notas fiscais

Com o intuito de facilitar a análise no processo que atualmente exigia o cruzamento dos relatórios de Notas Fiscais e de Assinaturas, adicionamos os detalhes de assinaturas e planos na exportação do relatório de notas fiscais. Estas informações podem ser identificadas nas seguintes colunas: Assinatura.Id, Assinatura.CódigoExterno, Assinatura.Status, Assinatura.PróximaCobrança, Assinatura.Inadimplência, Assinatura.Início, Assinatura.Término, Assinatura.Cancelamento, Assinatura.DuraçãoDoIntervalo, Assinatura.NúmeroDeIntervalos, Assinatura.TipoDeCobrança, Assinatura.DiaDaCobrança, Assinatura.CiclosDeCobrança, Assinatura.Parcelamento, Assinatura.Cadastro Assinatura.Atualização, Plano.Id, Plano.Nome, Plano.CódigoExterno. Leia mais sobre como exportar relatórios.

Identificar um cliente de acordo com o Regime de tributação

Após a implementação da funcionalidade que possibilita ter mais de uma Nota Fiscal por fatura, segregada de acordo com os códigos de serviço nos itens de uma fatura, percebemos que há mais uma variável na retenção de impostos para garantir o benefício fiscal: o regime tributário do cliente. Embora entendemos que esta informação faça parte do ecossistema dos nossos parceiros para emissão de notas fiscais, pela inteligência das regras municipais de tributação contidas neles, compreendemos em conversa com alguns parceiros que existe uma limitação nas prefeituras para compartilhar automaticamente este detalhe do regime tributário. Por isso, disponibilizamos um campo personalizado em Clientes, que após o preenchimento manual pela empresa, a informação do regime tributário será enviada para as integrações de nota fiscal que suportem este atributo. Atenção: a manutenção do regime tributário é manual e realizada pela própria empresa. Um vez recebida esta informação, os emissores de notas fiscais interpretarão o atributo para aplicar a retenção de acordo com a alíquota e lógica controladas por eles.

 

Correções

Inconsistência do plugin atual WooCommerce Subscription para suportar as versões do WooCommerce

Após o lançamento do WooCommerce 3.0 alguns clientes reportaram falha no comportamento do plugin Vindi WooCommerce Subscriptions. Analisando as modificações, identificamos que as atualizações da versão não referenciavam corretamente à estrutura de dados da Vindi e para corrigir este comportamento, realizamos um consistência no plugin que garante a compatibilidade com as versões do WooCommerce. Acompanhe o registro de alterações na página de plugins do WordPress Brasil.

Envio repetido de notificações

Em um caso específico, ao efetuar a baixa manual de um pagamento, identificamos um comportamento na plataforma que enviava de forma repetida a mensagem de nova cobrança, no entanto esta notificação não era registrada no histórico da plataforma. Pelo que verificamos, este problema estava afetando cobranças em boleto que foram pagas após a baixa manual. Mesmo aplicando as correções para evitar este comportamento, recomendamos não utilizar a baixa manual para antecipar a confirmação de pagamentos em boleto.

Envio do complemento de endereço para boleto bancário Santander

Recentemente adicionamos o campo número nos arquivos do banco Santander, para evitar problemas ao protestar um boleto. No entanto, identificamos a necessidade de enviar os dados de complemento no ato do registro bancário, que também é uma informação obrigatória em caso de protesto. Lembrando que esse protesto deve ser feito diretamente no banco. A plataforma não suporta protesto automático.

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