Cartão de débito

A plataforma Vindi suporta as seguintes adquirentes e bandeiras de cartão de débito:

    Cielo
V3
Global
Payments
Resultado de imagem para bandeiras cartão de débito Visa
Electron

visa
Resultado de imagem para bandeiras cartão de débito maestro Maestro
mastercard
 

Bancos habilitados:

  • Bradesco
  • Santander
  • Itaú
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica

Limitações:

Por causa das diferenças entre os ambientes de internet banking de cada banco emissor, que o cliente é redirecionado para concluir a transação, é quase certo que instabilidades de conexão e dificuldades na navegação aconteçam nesta etapa. No entanto, conhecer algumas das limitações ajudam na expectativa do recebimento de pagamentos com cartão de débito.

  • Para transações com cartão de débito realizadas pela adquirente Cielo, identificamos indisponibilidade em alguns bancos como Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica, sendo processadas apenas em transações junto ao Bradesco. Já as transações realizadas pela adquirente Global Payments foram bem sucedidas em todos os bancos habilitados.
  • Por padrão as instituições financeiras exigem que o cliente tenha habilitado em sua conta a função para pagamento online com cartão de débito, do contrário, a transação não será processada.

É importante considerar os pontos abaixo antes de escolher o cartão de débito como método de pagamento:

  • Embora o cartão de débito possa ser configurado para a assinatura, na recorrência o comportamento de cobrança será similar ao boleto bancário, em que o cliente terá que acessar o link de pagamento para a autorização eletrônica da transação.
  • O débito é refletido imediatamente na conta do comprador, por isso o risco de estorno do comprador é praticamente inexistente e os pagamentos com cartões de débito também são vistos como seguros pelo usuário.
  • Caso a instituição financeira esteja indisponível para a autorização pelo cliente, a transação não será processada. 
  • É necessário que o cliente tenha saldo em sua conta bancária para efetuar a transação, o que será confirmado em tempo real no redirecionamento ao internet banking do banco emissor para conferir o limite e registrar a senha do cartão.

Habilitando o cartão de débito

Para configurar o cartão de débito como método de pagamento é necessário enviar um e-mail para credenciamento@vindi.com.br, solicitando esta opção. (Para esta liberação é necessário ser credenciado nas adquirentes suportadas Cielo ou Global Payments. Caso você ainda não seja credenciado e deseja disponibilizar o método de pagamento, consulte o custo adicional para o credenciamento)

Feito isso, a área de credenciamento solicitará uma homologação específica para este modelo de pagamento junto à Global Payments ou Cielo, considerando uma das adquirentes já credenciada para a sua empresa.

O prazo para esta homologação é de aproximadamente 2 dias úteis, para os clientes que já possuem o credenciamento com as adquirentes suportadas. Para um novo credenciamento, o prazo é de aproximadamente 5 dias úteis. Uma vez aprovado, um e-mail será enviado ao solicitante informando sobre a ativação, com a disponibilização da opção em “Métodos de Pagamentos”. A partir daí, basta acessar o painel de configurações da Vindi e fazer a ativação. 

Disponibilizando o método na página de pagamentos

Além da liberação do método cartão de débito para pagamento das faturas emitidas, é possível incluir esta opção nas páginas de pagamento. Acesse Configurações > Páginas de pagamento > Página desejada > Editar e selecione a opção cartão de débito em Métodos de pagamentos, clicando em seguida no botão Atualizar.

Efetuando pagamentos com cartão de débito

Na prática, seja pela interação na página de pagamentos ou via notificações, para pagamento com cartão de débito o cliente deverá inserir o número do cartão, nome, validade e CVV. Em seguida ele será redirecionado para uma página do banco em que o cartão dele foi emitido, para que ele informe a senha do cartão de débito e autorizo o pagamento em questão. 

Caso este método de pagamento também seja utilizado para o modelo recorrente, o cliente receberá todo mês uma notificação, em que sempre precisará executar as etapas acima, inserindo os dados do cartão e autorizando o pagamento via internet banking.

Cancelamento

Para realizar o cancelamento do valor total ou parcial de uma transação nas adquirentes, é importante conhecer as seguintes regras para pagamentos com cartão de débito:

  • O prazo de cancelamento é de D+0 para débito.
  • Para a modalidade débito, não existe a possibilidade de efetuar cancelamento parcial.
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