Cartão de débito

A plataforma da Vindi disponibiliza os métodos de pagamento mais conhecidos nas operações online e no cartão de débito suporta as seguintes adquirentes e bandeiras:

    Cielo
V3
Global
Payments
Resultado de imagem para bandeiras cartão de débito Visa
Electron

visa
Resultado de imagem para bandeiras cartão de débito maestro Maestro
mastercard
 

Bancos habilitados:

  • Bradesco
  • Santander
  • Itaú
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica

Limitações:

Por causa das diferenças entre os ambientes de internet banking de cada banco emissor, que o cliente é redirecionado para concluir a transação, é quase certo que instabilidades de conexão e dificuldades na navegação aconteçam nesta etapa. No entanto, conhecer algumas das limitações ajudam na expectativa do recebimento de pagamentos com cartão de débito.

  • Para transações com cartão de débito realizadas pela adquirente Cielo, identificamos indisponibilidade em alguns bancos como Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica, sendo processadas apenas em transações junto ao Bradesco. Já as transações realizadas pela adquirente Global Payments foram bem sucedidas em todos os bancos habilitados.
  • Por padrão as instituições financeiras exigem que o cliente tenha habilitado em sua conta a função para pagamento online com cartão de débito, do contrário, a transação não será processada.

É importante considerar os pontos abaixo antes de escolher o cartão de débito como método de pagamento:

  • Embora o cartão de débito possa ser configurado para a assinatura, na recorrência o comportamento de cobrança será similar ao boleto bancário, em que o cliente terá que acessar o link de pagamento para a autorização eletrônica da transação.
  • O débito é refletido imediatamente na conta do comprador, por isso o risco de estorno do comprador é praticamente inexistente e os pagamentos com cartões de débito também são vistos como seguros pelo usuário.
  • Caso a instituição financeira esteja indisponível para a autorização pelo cliente, a transação não será processada. 
  • É necessário que o cliente tenha saldo em sua conta bancária para efetuar a transação, o que será confirmado em tempo real no redirecionamento ao internet banking do banco emissor para conferir o limite e registrar a senha do cartão.

Habilitando o cartão de débito

Para configurar o cartão de débito como método de pagamento, entre em contato com a nossa equipe, solicitando esta opção. (Para esta liberação é necessário ser credenciado nas adquirentes suportadas Cielo ou Global Payments. Caso você ainda não seja credenciado e deseja disponibilizar o método de pagamento, consulte o custo adicional para o credenciamento)

Feito isso, a área de credenciamento solicitará uma homologação específica para este modelo de pagamento junto à Global Payments ou Cielo, considerando uma das adquirentes já credenciada para a sua empresa.

O prazo para esta homologação é de aproximadamente 2 dias úteis, para os clientes que já possuem o credenciamento com as adquirentes suportadas. Para um novo credenciamento, o prazo é de aproximadamente 5 dias úteis. Uma vez aprovado, um e-mail será enviado ao solicitante informando sobre a ativação, com a disponibilização da opção em “Métodos de Pagamentos”. A partir daí, basta acessar o painel de configurações da Vindi e fazer a ativação. 

Disponibilizando o método na página de pagamentos

Além da liberação do método cartão de débito para pagamento das faturas emitidas, é possível incluir esta opção nas páginas de pagamento. Acesse Configurações > Páginas de pagamento > Página desejada > Editar e selecione a opção cartão de débito em Métodos de pagamentos, clicando em seguida no botão Atualizar.

Atenção! Ainda não é possível configurar o método de pagamento cartão de débito na página de pagamentos (tela de nova assinatura em que a fatura não foi previamente emitida) por um gap no processo de redirecionamento para autenticação da transação no internet banking do banco. Estamos trabalhando para reduzir esse gap e manter a experiência mais concisa. Atualizaremos este artigo com as melhorias na integração a medida que elas forem implementadas.

Efetuando pagamentos com cartão de débito

Na prática, seja pela interação na página de pagamentos ou via notificações, para pagamento com cartão de débito o cliente deverá inserir o número do cartão, nome, validade e CVV. Em seguida ele será redirecionado para uma página do banco em que o cartão dele foi emitido, para que ele informe a senha do cartão de débito e autorizo o pagamento em questão. 

Caso este método de pagamento também seja utilizado para o modelo recorrente, o cliente receberá todo mês uma notificação, em que sempre precisará executar as etapas acima, inserindo os dados do cartão e autorizando o pagamento via internet banking.

Cancelamento

Para realizar o cancelamento do valor total ou parcial de uma transação nas adquirentes, é importante conhecer as seguintes regras para pagamentos com cartão de débito:

  • O prazo de cancelamento é de D+0 para débito.
  • Para a modalidade débito, não existe a possibilidade de efetuar cancelamento parcial.
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