O PayPal é uma solução de pagamentos para e-commerce, suportado como método de pagamento na plataforma da Vindi.
Os pagamentos realizados nessa modalidade têm os valores debitados do saldo de uma conta PayPal, diretamente da conta bancária ou cartão de crédito de seu cliente.
Qualquer que seja o meio de pagamento escolhido, os dados financeiros de seu cliente estão sempre protegidos. O pagamento é enviado, mas o destinatário não vê os detalhes da conta bancária ou o número de seu cartão de crédito.
Habilitando o PayPal
Para disponibilizar o PayPal como método de pagamento, você precisará de uma conta PayPal habilitada para pagamentos recorrentes utilizando transações de referência, além de ter um Billing Agreement ou acordo de cobrança.
Acesse o site do PayPal para criar uma conta empresarial usando seu CNPJ e, em seguida, contate a equipe do PayPal para entender sobre o Express Checkout e solicitar que o recurso recorrente seja liberado, enviando as seguintes informações:
- Link do site ou do protótipo funcional
- E-mail da conta PayPal brasileira, que será utilizada em produção
- E-mail da conta PayPal brasileira, que será utilizada em testes no Sandbox
No título informe: AVALIAÇÃO PARA USO DE REFERENCE TRANSACTION. Após isto, você receberá um email, em até 2 dias, com o resultado da avaliação do produto recorrente.
Após habilitar em sua conta PayPal o pagamento recorrente utilizando transações de referência via Express Checkout, entre em contato com a nossa equipe de credenciamento para configurarmos o conector Paypal Express.
A partir daí, nossa equipe irá configurar o gateway e o método de pagamento PayPal em sua plataforma Vindi.
Disponibilizando o método de pagamento
É possível disponibilizar o método de pagamento PayPal de 3 formas:
- Link para fatura: para pagamento das faturas emitidas. A partir do momento em que o método de pagamento estiver configurado em sua conta, a opção PayPal será disponibilizada automaticamente como forma de pagamento.
- Página de pagamento*: tela de nova assinatura em que a fatura não foi previamente emitida. Acesse Configurações > Páginas de pagamento > Página desejada > Editar e selecione a opção PayPal em Métodos de pagamentos, clicando em seguida no botão Atualizar.
- Integração API: em que é criada uma fatura com este método de pagamento através do parâmetro PayPal. Uma integração similar a de uma venda com cartão de crédito com a diferença do direcionamento para a página do PayPal, em que o usuário acessa sua conta e efetua o pagamento.
*O nosso time de integrações pode auxiliar neste onboarding de API, orientando melhor sobre os parâmetros adequados.
*Atenção! Ainda não é possível configurar o método de pagamento PayPal na página de pagamentos (tela de nova assinatura em que a fatura não foi previamente emitida) por um gap no processo de redirecionamento para autenticação da transação na página do PayPal.
Estamos trabalhando para reduzir esse gap e manter a experiência mais concisa. Atualizaremos este artigo com as melhorias na integração a medida que elas forem implementadas.
Efetuando pagamentos com PayPal
Na prática, seja pela interação na página de pagamentos, via notificações ou integração, para pagamento com PayPal o cliente será redirecionado para a página de login do PayPal para autorização.
Para efetuar o pagamento e autorizar a recorrência, o cliente deverá concordar com as condições do pagamento pré-aprovado, conforme especificado no Contrato do Usuário do PayPal.
Cancelamento
Para realizar o cancelamento do valor total ou parcial de uma transação PayPal, é importante conhecer a seguinte regra:
- Os estornos podem ser emitidos em até 60 dias após a criação da transação.
Comentários
2 comentários
Olá. Qual o status dessa integração? Já conseguimos habilitar o PayPal nos métodos de pagamento?
E, se funcionando, é possível que meus clientes de fora do Brasil possam utilizar o PayPal (com seu cartão cadastrado no PayPal)?
Att.
Olá, sim, a funcionalidade está concluída. Para cadastrar o método em sua conta entre em contato conosco através do credenciamento@vindi.com.br
Atenciosamente.
Artigo fechado para comentários.