O que é chargeback
Chargeback é uma contestação de compra motivada geralmente pelo não reconhecimento da transação ou mesmo por desacordo com o lojista.
Segundo estatísticas, os segmentos de mercado mais suscetíveis às fraudes são aqueles que se situam em setores de bens de consumo, como moda e eletrônicos, os quais muitas vezes se caracterizam pelo maior ticket médio mais alto e pela facilidade de revenda devido à maior procura de marcas famosas.
Comportamento de uma compra recorrente sob o ponto de vista de risco
Por outro lado, quando analisamos o mercado de assinaturas de forma geral, percebemos que ele está menos suscetível às fraudes, pois ele tem como características principais o fato de oferecer serviços e produtos que podem ser cancelados após uma ocorrência, além da própria dificuldade do fraudador revender o plano ou pacote comprado.
Além disso, a própria característica do relacionamento recorrente com uma empresa afasta os fraudadores, pois muitas vezes ele precisa efetuar e manter cadastros ativos para a manutenção do serviço. Desta forma, identificamos que a recorrência traz consigo por natureza uma maior segurança para o vendedor.
Condições de uso da plataforma Vindi Recorrência
Devido à essas questões, podemos perceber a não necessidade de análise antifraude nativa nestas transações.
Ao mesmo tempo, a ausência desta funcionalidade nestas transações permite à Vindi Pagamentos praticar taxas mais baixas se comparadas àquelas realizadas em e-commerce, em que há também a análise.
Ferramentas e boas práticas de segurança
Quando o assunto é segurança, a Vindi tem como prioridade oferecer ao nosso cliente maior proteção e tranquilidade, portanto é importante conhecer as nossas funcionalidades que ajudam reduzir riscos de exposição às fraudes:
- Soft descriptor
- Verificação Captcha
- Rastreamento digital para bloqueio de transações suspeitas (fingerprint)
Como interagir com um chargeback
Caso você tenha recebido é importante observar as melhores práticas de gestão que envolvem um chargeback.
A primeira e mais importante é que o lojista imediatamente acesse o painel "Chargeback" na Vindi Pagamentos e identifique o cliente que efetuou o chargeback, e caso perceba a má fé do cliente, o ideal é cancelar a prestação do serviço.
Outro ponto importante é que o lojista tenha em mente que um chargeback cria uma discrepância entre os valores de um relatório nas plataformas Recorrência e Pagamentos. Isso ocorre por que os relatórios da Recorrência mostram os valores cobrados com sucesso e a plataforma Pagamentos traz os valores efetivamente liquidados.
Então é importante que na visualização dos dados o lojista tenha em mente as características de cada relatório, principalmente no processo de conciliação.
📚 Veja também:
- O que é chargeback e como funciona?
- Como interagir com uma venda que tenha ocorrido chargeback?
- Quais os documentos necessários quando ocorrer o chargeback?
- Por que eu devo usar a verificação CAPTCHA para telas de pagamento?
- Como configuro o Captcha na página de pagamento?
- Rastreamento digital para bloqueio de transações suspeitas (fingerprint)
- Dicas para vendas mais seguras (blog Vindi)
- E-book: o guia definitivo de antifraude para vendas online (blog Vindi)
- Chargeback: o que é e como evitar a contestação de compra? (blog Vindi)
- Como fazer a conciliação entre a Vindi Pagamentos e Recorrência
- Índice da Base de conhecimento Vindi Recorrência
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