Com esta integração você pode, a partir de uma nova linha inserida no Google Sheets realizar diversas ações na Vindi, como:
- Criar um cliente;
- Criar uma assinatura.
Ou inserir uma linha em uma planilha do Google Sheets, quando na Vindi:
- Uma assinatura for criada;
- Uma assinatura for cancelada;
- Uma cobrança for rejeitada;
- Uma cobrança for estornada;
- Uma fatura for criada;
- Uma fatura for aprovada.
Para realizar essa ação é necessário alguns requisitos como: ter uma conta na Vindi, uma conta na Pluga e utilizar uma planilha no Google Sheets.
Neste artigo você terá acesso aos seguintes tópicos:
- Fluxo 1:Criando uma integração entre Vindi (origem) e Google Sheets (destino)
- Fluxo 2: Criando uma integração entre Vindi (destino) e Google Sheets (origem)
Fluxo 1: Criando uma integração entre Vindi (origem) e Google Sheets (destino)
Na página de integrações da Vindi na Pluga, escolha a automatização que deseja criar, nesse caso uma automatização entre Vindi + Google Sheets.
Escolha sua automatização e clique em “Fazer essa Automatização”.
Em seguida, você vai conectar a sua conta da Vindi e Google Sheets para que a Pluga consiga integrar as duas ferramentas. Nesta etapa será preciso copiar a URL disponibilizada pela Pluga para a integração e caso tenha alguma dúvida, você pode seguir os passos indicados no painel da Pluga.
Na Vindi, selecione a opção “Configurações” e, na categoria “Integrações”, selecione “Webhooks”.
Logo em seguida, clique em “Novo Webhook”
Neste momento, vamos colar a URL copiada na página de autenticação da Pluga, escolher o evento que queremos automatizar e então, clicar em “Criar Webhook”.
Já no Google Sheets, crie uma nova planilha do Google Sheets e não insira nenhuma informação nela. Dê um nome para a planilha e a página em que os dados serão inseridos. Sua planilha deverá ficar assim:
Novamente na página de autenticação da Pluga, você deve fazer login no seu Google Sheets e com as contas conectadas, é só clicar em "Continuar".
No passo seguinte, você pode enviar todos os eventos para sua automatização ou pode filtrar os eventos por método de pagamento (ex: boleto, cartão de crédito, etc) e/ou valor. Dessa forma, a automatização só irá acontecer quando as condições predefinidas forem obedecidas.
Se não quiser usar nenhum filtro, tudo bem, pois esses campos são opcionais. Para avançar com a automatização, clique em “Continuar”.
Após selecionar as opções da Vindi, você irá ajustar as opções da sua planilha do Google Sheets, indicando em qual planilha e qual aba receberá as informações da Vindi. Depois disso, clique em “Continuar”.
No último passo você irá selecionar quais informações da cobrança você quer levar para a planilha e aqui você encontra uma série de colunas já pré-definidas, que você pode remover se não achar necessário.
Você também pode acrescentar novas colunas, precisando apenas nomear o cabeçalho da coluna (1º campo) e selecionar no 2º campo qual informação quer puxar da Vindi para essa coluna através do botão “+ inserir informações da Vindi”.
Terminando a personalização desses campos, você pode descer a tela e clicar em “Finalizar Automatização”. Dessa forma, está criada a sua automatização.
Fluxo 2: Criando uma integração entre Vindi (destino) e Google Sheets (origem)
Na página de integrações da Vindi na Pluga, você deverá escolher uma automatização entre, neste caso, Vindi e Google Sheets.
Após ter escolhido uma automatização, clique em “Fazer essa automatização”.
Em seguida, você vai conectar a sua conta da Vindi e do Google Sheets para que a Pluga consiga integrar as duas ferramentas. Para isso, basta seguir os passos indicados no painel da Pluga.
Na Vindi, selecione a opção “Configurações” e, na categoria “Integrações”, selecione “Chaves de API”.
E em seguida clique em “Nova Chave”.
Para criar a Chave na Vindi será preciso preencher os campos "Descrição" e "Tipo".
O campo "Descrição" é opcional, mas sugerimos que o preencha com alguma informação que te ajude a lembrar qual automatização utiliza essa chave. Já em "Tipo", para que a sua integração funcione corretamente, escolha pela opção "Chave privada". Feito isso, é só clicar em "Criar Chave de acesso".
Com sua chave criada, basta copiá-la para usarmos na página de autenticação da Pluga, colando-a no campo indicado abaixo.
Agora que as contas já estão conectadas, é só clicar em “Continuar”.
Para esse passo você vai precisar criar e configurar a planilha que será utilizada nessa integração. Seguindo as seguintes instruções:
Agora, você irá selecionar qual a planilha, aba da planilha e coluna de gatilho.
A coluna gatilho é aquela que irá disparar essa automação. Ou seja, depois que ela for preenchida os robôs entenderão que toda a linha está completa (por isso sugerimos que selecione a última coluna a ser preenchida).
No último passo você irá selecionar quais informações do Google Sheets constarão em cada campo da Vindi, para isso basta selecionar a coluna de cada informação.
Terminando a personalização desses campos, você pode descer a tela e clicar em “Finalizar automatização”. Dessa forma, está criada a sua automatização.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, o time da Pluga estará à disposição para te ajudar. É só enviar um e-mail para suporte@pluga.co.
📚 Veja também:
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.