Boletos bancários

A emissão de boletos bancários pode ser realizada na plataforma Vindi de duas maneiras diferentes:

Emissão via facilitador

A emissão de boletos via facilitador simplifica o processo de contratação, não requer manipulação de arquivos e ainda oferece taxas competitivas. Consulte o artigo sobre o Aceita Fácil para mais informações.

Emissão via banco

Neste modo você precisará de uma conta corrente em um dos bancos homologados abaixo. Também é necessário possuir um contrato ativo de emissão de boletos com o banco escolhido usando uma das carteiras abaixo. O gerente da sua conta bancária poderá ajudar com essa solicitação e informar quais são as taxas aplicáveis.

Diferente dos facilitadores, neste modo a Vindi opera a emissão de boletos a partir da conta corrente da sua empresa. Por este motivo você deve obrigatoriamente possuir uma conta corrente em um dos bancos homologados e um convênio de emissão de boletos.

Após a criação do convênio de emissão de boletos, envie os seguintes dados para nossa equipe de atendimento:

  • Banco
  • Agência
  • Conta corrente com dígito
  • Número da carteira
  • Registro (sim ou não)
  • Número do convênio (ou número do contrato)

Com essas informações nossa equipe irá configurar a plataforma Vindi da maneira correta para emitir boletos bancários usando sua conta corrente.

Atenção! Ative o método de pagamento Boleto bancário apenas quando suas configurações estiverem corretas.

Lista de bancos e carteiras suportadas na emissão via banco

Banco Carteiras Observações
Itaú

175 - Sem registro

176 - Sem registro (Shopline)

109 - Com registro

 
Bradesco

06 - Sem registro

09 - Com registro

26 - Híbrida 

 
Caixa Econômica Federal

SR (24) - Sem registro

RG (14) - Com registro

 
Santander

102 - Sem registro

  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio".
Banco do Brasil

17 - Com registro

18 - Sem registro

 
HSBC CNR - Sem registro
  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio".
Sicoob

1 - Com registro

2 - Sem registro

  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio".
Sicredi

1 - Com registro (Simples)

3 - Sem registro

  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio"
  • "Posto" (2 dígitos)
  • "Byte de identificação" (1 dígito, de 2 a 9). Utilizar o valor 2 por default.
  • Informar o "Tipo de documento" com algum dos seguintes parâmetros
    • A (Duplicata Mercantil por Indicação)
    • B (Duplicata Rural)
    • C (Nota Promissória)
    • D (Nota Promissória Rural)
    • E (Nota de Seguros)
    • G (Recibo)
    • H (Letra de Câmbio)
    • I (Nota de Débito)
    • J (Duplicata de Serviço por Indicação)
    • K (Outros. O – Boleto Proposta)
Citibank 113 - Com registro
  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio"

Caso você tenha necessidade de enviar boletos através de outros bancos ou carteiras, entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Carteiras com registro e sem registro

A plataforma da Vindi permite a emissão de boletos com registro e sem registro. O processo de conciliação com arquivos de retorno é o mesmo, porém a emissão é sensivelmente diferente:

Boletos sem registro

São boletos emitidos pela plataforma da Vindi, sem a obrigatoriedade do registro através de arquivos de remessa. Cada banco trabalha com um conjunto de carteiras específicas e uma tarifa diferente para este tipo de cobrança. Na prática o banco só sabe da existência deste boleto quando ele é pago pelo seu cliente.

Boletos com registro

Já os boletos registrados necessitam da comunicação com o banco no momento ou no mesmo dia de geração do mesmo, ou seja, o banco precisa receber um arquivo de remessa para confirmar a emissão deste boleto. Na maioria das vezes este tipo de boleto possui uma tarifa mais alta.

Nesta modalidade você deverá gerar um arquivo de remessa na plataforma Vindi e efetuar o upload no site do banco.

Na emissão via facilitador você não precisa se preocupar com a manipulação de qualquer arquivo de remessa ou retorno.

Arquivos de retorno para emissão via banco

A plataforma efetua a conciliação dos pagamentos realizados através de arquivos de retorno disponibilizados pelo seu banco em formato eletrônico. Você pode baixar esses arquivos manualmente no site do banco ou então solicitar a entrega via FTP através de uma VAN. Para ambos os casos, consulte o gerente da sua conta bancária.

Independente da forma de recebimento do arquivo de retorno, você precisará importá-los na seção Arquivos > Cobrança > Importar. Se desejar, é possível automatizar o upload do retorno via API através do método POST /import_batches.

Diferença entre boletos registrados e sem registro

Boletos sem registro permitem maior flexibilidade na cobrança. Na tabela abaixo você pode conferir as principais diferenças entre os dois modelos:

  Com registro Sem registro
Tarifação Todos boletos serão tarifados, independente do pagamento. Apenas boletos pagos são tarifados.
Emissão automática Não suporta. Exige obrigatoriamente a intervenção manual na plataforma para exportar os arquivos de remessa. Não é recomendável para assinaturas feitas através da Internet. A emissão é automática e o cliente recebe o boleto na ato da compra.
Protesto É possível protestar títulos. Não é possível protestar.

Vencimento

A data de vencimento do boleto é configurada inicialmente para 3 dias corridos após a emissão da cobrança, porém você pode configurar um prazo diferente em Configurações > Métodos de Pagamento > Boleto Bancário. Clique no menu Ações e selecione Editar. Altere o campo Dias para vencimento com o prazo desejado.

Este prazo para vencimento é global e será aplicado para todos os boletos emitidos pela plataforma. Se desejar, é possível customizar o prazo individualmente para cada cliente. Para isso, acesse Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis e instale a extensão Vencimento variável para boletos. Siga as instruções para mais informações.

Caso o vencimento calculado caia no fim de semana, a plataforma utilizará automaticamente a segunda-feira subsequente como data de vencimento.

Multa e juros

A plataforma Vindi suporta a configuração de multa e juros da forma tradicional e também oferece o recálculo automático do boleto vencido para pagamento em qualquer banco.

Para habilitar essa funcionalidade, acesse as configurações do método de pagamento.

Limitações

A plataforma Vindi não suporta:

  • Protesto automático;
  • Desconto por pontualidade.

 

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Comentários

  • Avatar
    João Esposito

    Como faço para automatizar o upload dos arquivos de retorno? Alguém poderia me ajudar, por favor?

  • Avatar
    Eduardo

    Neste caso, como ficam as finalizações de compra via boleto no comércio eletrônico, o cliente não terá acesso ao boleto imediatamente? Deverá ser avisado que receberá a cobrança via e-mail ou algo assim?

  • Avatar
    Marcio

    Boa tarde
    preciso de um auxilio referente a exportação de arquivos de boleto

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