Boletos bancários

A emissão de boletos bancários pode ser realizada na plataforma Vindi de duas maneiras diferentes:

Emissão via facilitador

A emissão de boletos via facilitador simplifica o processo de contratação, não requer manipulação de arquivos e ainda oferece taxas competitivas. Consulte o artigo sobre o Aceita Fácil para mais informações.

Emissão via banco

Neste modo você precisará de uma conta corrente em um dos bancos homologados abaixo. Também é necessário possuir um contrato ativo de emissão de boletos com o banco escolhido usando uma das carteiras abaixo. O gerente da sua conta bancária poderá ajudar com essa solicitação e informar quais são as taxas aplicáveis.

Diferente dos facilitadores, neste modo a Vindi opera a emissão de boletos a partir da conta corrente da sua empresa. Por este motivo você deve obrigatoriamente possuir uma conta corrente em um dos bancos homologados e um convênio de emissão de boletos.

Após a criação do convênio de emissão de boletos, envie os seguintes dados para nossa equipe de atendimento:

  • Banco
  • Agência
  • Conta corrente com dígito
  • Número da carteira
  • Registro (sim ou não)
  • Número do convênio (ou número do contrato)

Com essas informações nossa equipe irá configurar a plataforma Vindi da maneira correta para emitir boletos bancários usando sua conta corrente.

Atenção! Ative o método de pagamento Boleto bancário apenas quando suas configurações estiverem corretas.

Lista de bancos e carteiras suportadas na emissão via banco

Banco Carteiras Observações
Itaú

175 - Sem registro

176 - Sem registro (Shopline)

109 - Com registro

 
Bradesco

06 - Sem registro

09 - Com registro

26 - Híbrida 

 
Caixa Econômica Federal

SR (24) - Sem registro

RG (14) - Com registro

 
Santander

102 - Sem registro

  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio".
Banco do Brasil

17 - Com registro

18 - Sem registro

 
HSBC CNR - Sem registro
  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio".
Sicoob

1 - Com registro

2 - Sem registro

  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio".
Sicredi

1 - Com registro (Simples)

3 - Sem registro

  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio"
  • "Posto" (2 dígitos)
  • "Byte de identificação" (1 dígito, de 2 a 9). Utilizar o valor 2 por default.
  • Informar o "Tipo de documento" com algum dos seguintes parâmetros
    • A (Duplicata Mercantil por Indicação)
    • B (Duplicata Rural)
    • C (Nota Promissória)
    • D (Nota Promissória Rural)
    • E (Nota de Seguros)
    • G (Recibo)
    • H (Letra de Câmbio)
    • I (Nota de Débito)
    • J (Duplicata de Serviço por Indicação)
    • K (Outros. O – Boleto Proposta)
Citibank 113 - Com registro
  • Informar o "Código do cedente/beneficiário" no campo "Convênio"

Caso você tenha necessidade de enviar boletos através de outros bancos ou carteiras, entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Carteiras com registro e sem registro

A plataforma da Vindi permite a emissão de boletos com registro e sem registro. O processo de conciliação com arquivos de retorno é o mesmo, porém a emissão é sensivelmente diferente:

Boletos sem registro

São boletos emitidos pela plataforma da Vindi, sem a obrigatoriedade do registro através de arquivos de remessa. Cada banco trabalha com um conjunto de carteiras específicas e uma tarifa diferente para este tipo de cobrança. Na prática o banco só sabe da existência deste boleto quando ele é pago pelo seu cliente.

Boletos com registro

Já os boletos registrados necessitam da comunicação com o banco no momento ou no mesmo dia de geração do mesmo, ou seja, o banco precisa receber um arquivo de remessa para confirmar a emissão deste boleto. Na maioria das vezes este tipo de boleto possui uma tarifa mais alta.

Nesta modalidade você deverá gerar um arquivo de remessa na plataforma Vindi e efetuar o upload no site do banco.

Na emissão via facilitador você não precisa se preocupar com a manipulação de qualquer arquivo de remessa ou retorno.

Arquivos de retorno para emissão via banco

A plataforma efetua a conciliação dos pagamentos realizados através de arquivos de retorno disponibilizados pelo seu banco em formato eletrônico. Você pode baixar esses arquivos manualmente no site do banco ou então solicitar a entrega via FTP através de uma VAN. Para ambos os casos, consulte o gerente da sua conta bancária.

Independente da forma de recebimento do arquivo de retorno, você precisará importá-los na seção Arquivos > Cobrança > Importar. Se desejar, é possível automatizar o upload do retorno via API através do método POST /import_batches.

Diferença entre boletos registrados e sem registro

Boletos sem registro permitem maior flexibilidade na cobrança. Na tabela abaixo você pode conferir as principais diferenças entre os dois modelos:

  Com registro Sem registro
Tarifação Todos boletos serão tarifados, independente do pagamento. Apenas boletos pagos são tarifados.
Emissão automática Não suporta. Exige obrigatoriamente a intervenção manual na plataforma para exportar os arquivos de remessa. Não é recomendável para assinaturas feitas através da Internet. A emissão é automática e o cliente recebe o boleto na ato da compra.
Protesto É possível protestar títulos. Não é possível protestar.

Vencimento

A data de vencimento do boleto é configurada inicialmente para 3 dias corridos após a emissão da cobrança, porém você pode configurar um prazo diferente em Configurações > Métodos de Pagamento > Boleto Bancário. Clique no menu Ações e selecione Editar. Altere o campo Dias para vencimento com o prazo desejado.

Este prazo para vencimento é global e será aplicado para todos os boletos emitidos pela plataforma. Se desejar, é possível customizar o prazo individualmente para cada cliente. Para isso, acesse Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis e instale a extensão Vencimento variável para boletos. Siga as instruções para mais informações.

Caso o vencimento calculado caia no fim de semana, a plataforma utilizará automaticamente a segunda-feira subsequente como data de vencimento.

Instruções adicionais

O campo Instruções adicionais suporta a utilização de tags dinâmicas no formato Liquid. Através dessa funcionalidade você pode criar descrições customizadas conforme os detalhes do cliente, da fatura e da cobrança. Por exemplo: 

Boleto referente à fatura {{bill.id}}, enviado ao e-mail {{customer.email}}. Para atualizar o vencimento, basta acessar o link {{bill.url}} e visualizar boleto.


Este exemplo acessa o id da fatura, o e-mail do cliente e informa o link da fatura relacionada. O formato Liquid também permite condições mais complexas. Para mais informações, acesse a documentação oficial.

Multa e juros

A plataforma Vindi suporta a configuração de multa e juros da forma tradicional e também oferece o recálculo automático do boleto vencido para pagamento em qualquer banco.

Para habilitar essa funcionalidade, acesse as configurações do método de pagamento.

Desconto de pontualidade

Além da multa você também pode configurar um desconto de pontualidade. Quando ativada, esta opção inclui uma instrução adicional no boleto informando sobre o desconto. Antes de ativar esta opção, verifique se a carteira de cobrança do seu banco suporta esta funcionalidade.

Notas fiscais não são afetadas por essa configuração, ou seja, o valor original da fatura será utilizado para a emissão do documento fiscal.

Limitações

A plataforma Vindi não suporta:

  • Protesto automático.

 

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Comentários

  • Avatar
    João Esposito

    Como faço para automatizar o upload dos arquivos de retorno? Alguém poderia me ajudar, por favor?

  • Avatar
    Eduardo

    Neste caso, como ficam as finalizações de compra via boleto no comércio eletrônico, o cliente não terá acesso ao boleto imediatamente? Deverá ser avisado que receberá a cobrança via e-mail ou algo assim?

  • Avatar
    Marcio

    Boa tarde
    preciso de um auxilio referente a exportação de arquivos de boleto

  • Avatar
    Tamires Ferreira Andrade

    bom dia

  • Avatar
    Atendimento

    boa tarde

    Preciso emitir um boleto e não estou conseguindo. verifiquei e ainda não está disponivel minha emissão

    Aguardo
    Alessandra Alves

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