Estorno de cobranças no cartão de crédito

Estorno é o nome dado ao processo de reversão de uma cobrança já efetuada. A plataforma Vindi suporta o estorno total e parcial de transações realizadas no cartão de crédito, porém as regras para esta operação dependem da adquirente contratada. Normalmente o prazo limite para realizar o estorno é de aproximadamente 6 meses a partir da data de cobrança.

Como realizar o estorno

Para estornar uma cobrança efetuada no cartão de crédito, acesse a fatura e clique em Ações > Estornar.

Selecione o tipo de estorno (total ou parcial), preencha o motivo e clique em Estornar.

Uma nova transação será criada informando os detalhes do estorno. Verifique se o estorno foi aprovado com sucesso: Em caso positivo, a plataforma irá cancelar a cobrança e reverter o status de pagamento da fatura. Se desejar, cancele também a fatura para remover completamente a pendência financeira do cliente.

Estorno parcial

O estorno parcial permite, como o próprio nome sugere, estornar apenas parte do valor de uma transação. Apenas as adquirentes Cielo, Elavon e GetNet suportam esta operação. Nas demais, você precisará entrar em contato com o atendimento ao lojista da adquirente e realizar a solicitação manualmente.

Múltiplos estornos parciais podem ser realizados na mesma cobrança, contanto que a soma dos valores estornados seja menor ou igual ao valor da transação de cobrança original. O número de estornos parciais em uma mesma transação também pode ser limitado de acordo com as regras de cada adquirente. Consulte sua adquirente para verificar as condições aplicáveis.

Confirmação da realização do estorno

Para verificar a confirmação do estorno é possível instruir o cliente a consultar o extrato online do cartão de crédito. Normalmente o registro do estorno aparece entre 1 e 5 dias úteis a partir da operação. Alguns bancos emissores incluem um novo registro com valor negativo, já outros bancos podem simplesmente remover a transação original do histórico.

Além disso, alguns bancos emissores enviam um SMS para o cliente no exato momento do estorno, porém isto não é uma regra.

Você também pode validar o estorno através dos relatórios que seu adquirente fornece através do portal web.

Diferença entre estorno e chargeback

Estorno e chargeback são duas operações que executam a reversão da transação, porém a diferença está em quem inicia o procedimento.

Estorno é o nome dado ao processo de reversão da transação iniciado a partir do lojista, independente do consentimento do cliente. Chargeback é o nome do processo de reversão da transação iniciado a partir do cliente, independente da vontade do lojista, apenas quando este não reconhece a origem da transação na fatura do seu cartão de crédito.

Estorno via API

A mesma operação pode ser realizada via API utilizando o método POST /charges/{id}/refund. Mais detalhes na documentação da API.

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