Limite de requisições

Por padrão a plataforma Vindi possui um limite de 120 requisições por minuto. Para obter o status do limite, consulte os cabeçalhos abaixo no retorno de qualquer chamada à API:
 
Rate-Limit-Limit Limite de requisições por minuto.
Rate-Limit-Remaining Número de requisições restantes antes de atingir o limite.
Rate-Limit-Reset Horário em que o limite será reiniciado no formato Unix Time, fuso horário UTC.
 
Caso o limite de requisições seja atingido (Rate-Limit-Remaining igual à zero), a plataforma irá rejeitar a requisição seguinte e retornar o status HTTP 429 Too Many Requests, incluindo o header Retry-After, que indica o número de segundos restantes para realizar uma nova tentativa.
 
O limite contempla todos os tipos de requisição, inclusive requisições inválidas do tipo 422.
 
Boas práticas
 
Em condições normais de operação dificilmente esse limite será atingido, porém más práticas de integração podem comprometer o limite rapidamente.
 
Evite polling
 
Polling é o nome do procedimento usado para buscar o status de determinada informação em intervalos de tempo consecutivos. Sabemos que é comum implementar rotinas diárias de consulta de status de pagamento da fatura. Enquanto este procedimento funciona satisfatoriamente com um número baixo de faturas, você poderá esbarrar no limite de requisições caso o número de consultas aumente.
 
É justamente por isso que a plataforma Vindi oferece os webhooks. Em vez de gastar recursos computacionais com polling, configure a plataforma Vindi para avisar seu backend via POST imediatamente no evento de um pagamento, por exemplo. Com isso você não desperdiça recursos e garante que sua plataforma estará com os dados sempre atualizados. Se você precisar de um tipo de webhook que ainda não esteja disponível, converse com nossa equipe e ficaremos felizes em criar um novo tipo de disparo que ajude você a se manter dentro do limite de requisições.
 
Use cache
 
Recursos que não são atualizados frequentemente podem ser armazenados em cache localmente. Por exemplo, em vez de efetuar uma requisição de listagem de planos (GET /plans) toda vez que um cliente quiser efetuar uma assinatura, faça uma única consulta à API e armazene o resultado em memória, configurando o tempo de expiração que julgar necessário. Soluções baseadas em memcache ou Redis funcionam muito bem nesses casos.
 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Powered by Zendesk