Remetente das notificações por e-mail

Por padrão, a plataforma Vindi envia as notificações através de um endereço de e-mail genérico terminado em @vindi.com.br, aplicando o seu endereço de resposta (Reply-To) configurado.

Isso significa que ao responder seu e-mail, o cliente enviará a resposta para seu endereço corretamente, ainda que o remetente continue com o endereço vindi.com.br.

Isto ocorre pois a Vindi não possui a autorização para enviar e-mails utilizando seu domínio. Essa autorização é configurada em seu serviço de DNS, através dos registros SPF e DKIM. Com esse registro garantimos a autenticidade das mensagens enviadas em seu nome e reduzimos a possibilidade do e-mail cair na caixa de spam.

Para configurar seu próprio domínio no remetente, você ou seu responsável técnico precisará executar as instruções a seguir.

Instruções para configuração do registros

As alterações abaixo devem ser realizadas no registro DNS do domínio desejado.

DKIM
Crie um registro do tipo TXT, com o nome mandrill._domainkey.seudominio.com.br (substitua seudominio.com.br) e o use seguinte conteúdo no registro:
v=DKIM1; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQCrLHiExVd55zd/IQ/J/mRwSRMAocV/hMB3jXwaHH36d9NaVynQFYV8NaWi69c1veUtRzGt7yAioXqLj7Z4TeEUoOLgrKsn8YnckGs9i3B3tVFB+Ch/4mPhXWiNfNdynHWBcPcbJ8kjEQ2U8y78dHZj1YeRXXVvWob2OaKynO8/lQIDAQAB;
SPF
Provavelmente seu DNS já possui um registro do tipo SPF. Você precisará adicionar o valor include:spf.mandrillapp.com no final dele, antes do último operador que já estiver configurado (~all, ?all ou -all).
 
Assim que realizar essas duas configurações, efetue os testes usando as ferramentas abaixo e, em caso positivo, entre em contato com o suporte para liberar o remetente customizado.
 
Testando as configurações
 
Para testar as configurações é possível utilizar 2 ferramentas diferentes:
  • DKIMCore: Preencha mandrill no campo Selector e preencha seu domínio (sem www) no campo Domain. Clique e Check. Se suas configurações de DKIM estiverem corretas, você receberá a mensagem "This is a valid DKIM key record".
  • MX Lookup Tool: Preencha seu domínio (sem www) no campo Domain name e clique no botão MX Lookup. Verifique se a tabela exibida contém a seguinte linha:
     
Desativação automática
 
Caso as configurações acima sejam removidas do seu DNS após a ativação do remetente customizado, a plataforma voltará automaticamente a usar o remetente padrão e enviará um e-mail para você notificando o problema. Neste caso, refaça as configurações acima e acione nossa equipe de atendimento para reativar o remetente customizado.
 
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Avatar
    Jean

    Após fazer essas alterações no DNS o vindi automaticamente começa a definir o remetente no meu próprio domínio?

  • Avatar
    Lyon César Oliveira

    Olá Jean,
    Após fazer essas configurações você precisa nos avisar para habilitarmos dentro da plataforma. No seu caso eu já confirmei as configurações e habilitei dentro da plataforma.

  • Avatar
    Ricardo

    Wagner, boa tarde. Meu domínio está no Godaddy e não existe SPF, pois eu uso o e-mail do GoogleAPPS. Como eu faço nesse caso? Não consegui. Obrigado.

Powered by Zendesk