Perfil de pagamento

Um perfil de pagamento corresponde às informações do cartão de crédito ou aos dados da conta bancária do seu cliente. O perfil de pagamento é obrigatório para efetuar cobranças usando os métodos de pagamento cartão de crédito, débito em conta corrente e cartão de débito.

 

Cobranças com ou sem perfil de pagamento

A plataforma Vindi suporta a emissão de faturas mesmo sem a presença de um perfil de pagamento. Neste caso, a plataforma irá enviar um e-mail para seu cliente solicitando o preenchimento destas informações através de um link para uma página segura.

Esta funcionalidade é especialmente útil quando seu cliente se compromete a efetuar o pagamento através do cartão de crédito, porém sem ter fornecido qualquer informação de pagamento. 

Considerando isso, há dois cenários possíveis na emissão de uma fatura ou assinatura:

  1. Cliente já possui um perfil de pagamento: Ao emitir uma fatura para um cliente que já possui um perfil de pagamento, a plataforma tentará efetuar uma tentativa de cobrança automaticamente, usando os dados previamente informados.


  2. Cliente não possui um perfil de pagamento: Neste caso, a plataforma irá enviar um e-mail solicitando o preenchimento destas informações. Verifique o conteúdo deste e-mail na configuração das notificações de sua conta.

Cadastro de perfis de pagamento

Perfis de pagamento podem ser cadastrados de 4 maneiras diferentes:

  1. Por você, usuário da plataforma, através do painel de administração;
  2. Diretamente pelo cliente, através da tela de pagamento da fatura;
  3. Diretamente pelo cliente, através da API pública;
  4. Indiretamente através da API privada.

Se o seu objetivo é fornecer um checkout transparente para seu cliente, você poderá usar a API pública (recomendável) ou privada. Para mais informações, consulte o artigo sobre as diferenças entre o cadastro via API pública e API privada.

Atualização de perfis de pagamento

Por padrão, a plataforma irá manter apenas um perfil ativo por método de pagamento por cliente. O cadastro de um novo perfil de pagamento irá inativar outros perfis do mesmo método. Através deste comportamento a plataforma garante que apenas o cartão de crédito mais recente será usado, por exemplo.

Se desejar, é possível alterar este comportamento vinculando um perfil de pagamento diretamente à uma assinatura ou fatura. Deste forma a plataforma irá executar transações apenas no perfil designado. A utilização desta função não é recomendável pois obriga a atualização explícita do perfil de pagamento em todas as assinaturas ou faturas que porventura estejam vinculadas à um perfil antigo. A operação de vinculação de perfis é feita exclusivamente via API.

Dúvidas comuns

Lembre-se de cadastrar o perfil de pagamento antes de efetuar a assinatura ou emitir uma fatura avulsa. Se você cadastrar o perfil de pagamento depois, terá que acessar a cobrança gerada e usar a função Cobrar agora para efetuar a tentativa.

Boletos bancários

Não é necessário cadastrar um perfil de pagamento para emissão de boletos bancários.

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