NFe.io

Através desta integração nativa com a plataforma NFe.io você poderá emitir notas fiscais eletrônicas de serviço automaticamente para a maioria das prefeituras do Brasil.

Contratação

Entre em contato com a equipe NFe.io através do formulário de contato ou ligando no número de telefone exibido no site

Configuração

Acesse sua conta na plataforma Vindi, clique no menu Configurações e selecione a opção Integrações. Clique na aba Disponíveis e localize a integração NFe.io. Clique em Adicionar.

Na tela seguinte selecione a forma de emissão desejada: Antes da cobrança, após pagamento ou manual. Dúvidas sobre a forma de emissão adequada para seu negócio? Consulte o artigo sobre os métodos de emissão de nota fiscal.

Insira o código da API NFe.io. Obtenha este código acessando sua conta na plataforma NFe.io em uma nova aba ou janela e acesse a opção do menu Conta > Chaves de acesso e copie a chave de acesso para a integração da nota fiscal.

Voltando à tela da Vindi, cole a chave e clique em Continuar.

Agora você deverá escolher a empresa que irá emitir as notas fiscais.

Se você ainda não configurou sua empresa, volte à tela do NFe.io, clique no menu Empresas > Criar empresa. Você precisará do certificado digital A1 com a extensão pfx ou pem e a senha do respectivo arquivo. Caso tenha dúvidas na configuração da empresa, entre em contato com a equipe de suporte do NFe.io. Prossiga apenas quando possuir uma empresa ativa configurada corretamente configurada.

Com a empresa criada e configurada corretamente no NFe.io, volte para a tela da Vindi e termine de preencher as configurações da integração:

  • Empresa: Selecione a empresa por onde as notas fiscais eletrônicas serão emitidas.
  • Código do serviço: Código específico do serviço para seu município que está habilitado em sua inscrição municipal (CCM). Consulte seu contador para saber qual código deve usar. Para a cidade de São Paulo, omita o zero à esquerda ao inserir o código. Se você emite notas fiscais com mais de um código diferente, preencha aqui seu código principal e verifique mais abaixo neste mesmo artigo as instruções para configurar o código por produto.
  • Descrição do serviço: Texto fixo que será enviado como descrição de todas as notas fiscais emitidas. Este campo aceita tags dinâmicas. Veja mais informações no final deste artigo.

Após preencher todas as informações, clique no botão Criar.

Pronto! Recomendamos um teste real de emissão no ambiente de produção para garantir que a configuração está correta. Para efetuar este teste, volte para o painel da Vindi, cadastre um cliente com endereço, CPF ou CNPJ válidos e emita uma fatura avulsa de R$ 0,01. Logo após clique no botão Emitir nota fiscal e verifique o status da emissão através do relatório de notas fiscais.

Cancelamento de notas fiscais

Ao cancelar uma nota fiscal a plataforma Vindi envia uma requisição de cancelamento para o NFe.io que por sua vez encaminha o cancelamento para a prefeitura e informa a Vindi assim que o processamento estiver concluído.

Na dúvida, sempre consulte a página da sua prefeitura.

Cadastro de inscrição municipal para pessoa jurídica

Algumas cidades exigem o número da inscrição municipal para emissão de notas para tomadores do tipo pessoa jurídica. Se sua empresa pertence à alguma prefeitura com essa exigência você deverá criar um campo personalizado do tipo Texto para clientes com usando o código inscricao_municipal e preencher este campo em cada cliente, caso contrário a emissão poderá ser rejeitada.

Código do serviço por produto

Caso sua empresa emita notas fiscais usando códigos de serviço diferentes, siga as instruções abaixo:

  1. Dentro do painel de administração acesse Configurações > Campos personalizados.
  2. Crie um campo personalizado usando as informações abaixo:
    • Entidade: Produto
    • Tipo: Texto
    • Nome: Código do serviço
    • Código externo: invoice_code

Este novo campo personalizado deverá receber o código do serviço desejado para cada produto. O cadastro desta informação é exclusivo via API. Leia mais sobre campos personalizados e metadados.

A plataforma irá emitir uma nota fiscal separada para cada código diferente encontrado nos itens da fatura. Múltiplos itens com o mesmo código serão agregados em uma única nota fiscal. O código padrão da integração será utilizado nos itens que não possuírem o metadado invoice_code.

Descrição do serviço

O campo da descrição do serviço suporta a utilização de tags dinâmicas no formato Liquid. Através dessa funcionalidade você pode criar descrições customizadas conforme os itens da fatura. Por exemplo:

{{ invoice.items | map: "product" | map: "metadata" | map: "invoice_description" | compact | join: newline }}

Este exemplo acessa o metadado invoice_description de cada produto da fatura, remove valores em branco (compact) e adiciona uma linha em branco entre cada descrição (join: newline). O formato Liquid também permite condições mais complexas. Para mais informações, acesse a documentação oficial.

 

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Avatar
    Yuri Villas

    Precisava que a integração com a VINDI da Nfe.io gerasse notas de acordo com a data da fatura para o cliente.

    Ex. Se um cliente paga no dia 10/1 e ele é recorrente e eu gero a nota dele em 10/12 para todas as faturas, ele irá receber 12 faturas iguais com as datas iguais. (Já recebemos uma chuva de emails com clientes sem entender que são notas fiscais retroativas).
    E acabam cancelando por acharem que estão sendo enganadas por cobrança indevida.

  • Avatar
    Felipe Marquart

    O Vindi faz o envio da nota fiscal, ou link para que o cliente baixe, por email?

Powered by Zendesk