Métodos de emissão de nota fiscal

Na configuração das integrações nativas para emissão de notas fiscais eletrônicas é possível escolher entre a emissão antes da cobrança, após pagamento ou manual.

Além da configuração global na integração, você também pode instalar a extensão Emissão customizável para notas fiscais para customizar este tipo para cada cliente.

Emissão antes da cobrança

A nota fiscal será emitida antes da geração do boleto ou antes da primeira tentativa no cartão de crédito, ou seja, a cobrança será efetuada apenas quando a emissão da nota fiscal estiver confirmada.

A cobrança será emitida automaticamente usando o valor líquido da nota fiscal caso exista retenção de impostos na fonte. Saiba mais sobre o cálculo da retenção com nossos parceiros para emissão de nota fiscal.

Emissão exatamente após pagamento

Neste modo todas as notas fiscais serão emitidas automaticamente a partir da confirmação do pagamento de uma fatura. Nos pagamentos em cartão de crédito este evento ocorrerá imediatamente na resposta positiva da adquirente, seja na primeira tentativa ou em qualquer outra retentativa. Para boletos bancários, a emissão ocorrerá na importação do arquivo de retorno que contém o registro do pagamento ou então na baixa manual pelo painel de administração.

Agendar emissão após pagamento

Para emitir uma nota fiscal após o pagamento, escolha a opção Agendar após pagamento e informe o intervalo de dias ou meses. Ao efetuar o pagamento de uma fatura, automaticamente um registro de nota fiscal será gerado com o status Agendado, e a emissão da nota fiscal ocorrerá de acordo com estas configurações da integração.

Atenção quanto ao limite de dias ou meses que uma nota fiscal pode ser emitida. Embora na configuração deste método de emissão você tenha a opção de escolher entre 1 e 30 dias (ou meses), o parceiro de emissão de notas fiscais se comunicará com o órgão emissor de acordo com este intervalo de dias ou meses definidos. Vale confirmar os prazos da obrigação fiscal, o que em geral orienta que uma nota fiscal seja emitida antes do término do período de prestação do serviço. Então é importante a atenção na configuração do intervalo no agendamento da emissão após o pagamento.

Emissão manual

Neste modo a nota fiscal será emitida apenas quando você clicar no botão Emitir nota fiscal dentro de uma fatura através do painel de administração. Esta opção pode ser acionada mesmo se a fatura ainda estiver aguardando pagamento.

Outra forma de emitir uma fatura neste modo é através do método da API POST /invoices. Utilize este método em conjunto com webhooks para emitir notas fiscais conforme sua necessidade.

As funções que mencionamos acima (o botão Emitir nota fiscal e o método da API) também podem usar usadas para antecipar a emissão nos modos automáticos. Na ocasião da antecipação, um eventual pagamento não irá disparar a emissão de uma nova nota fiscal.

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Powered by Zendesk