Tipos de clientes

Na plataforma Vindi os clientes podem ser classificados de 4 formas diferentes. Vamos à elas:

1. Ativos: Clientes que possuem uma ou mais assinaturas dentro do período de vigência.

2. Inativos: Clientes que não possuem qualquer assinaturas ativa, mas que podem possuir faturas abertas. Estes clientes podem ser ativados através de uma nova assinatura. Também estão inclusos nesta classificação, clientes cobrados apenas através de faturas avulsas. 

3. Inadimplentes: Clientes que ainda não efetuaram o pagamento de faturas após o prazo de vencimento. Nesta classificação poderão constar clientes ativos e inativos.

4. Arquivados: Clientes que não possuem assinaturas ativas e faturas abertas podem ser arquivados manualmente ou via API. Clientes arquivados mantém todo seu histórico de pagamentos por tempo indefinido e podem ser reativados a qualquer momento. Uma recomendação é utilizar esta função para organizar clientes que ainda podem ser recuperados (inativos) e clientes realmente desistentes (arquivados).

Perguntas e respostas

Quais clientes serão contabilizados pela plataforma na hora da cobrança?

Dependendo o contrato acordado com a Vindi, a cobrança poderá ser realizada através do número de transações realizadas ou do número de assinaturas ativas. No caso das assinaturas, serão computadas todas as assinaturas ativas no momento do fechamento. Assinaturas ativas também incluem assinaturas com pagamentos pendentes.

Apenas assinaturas canceladas ou assinaturas expiradas não serão computadas na cobrança da Vindi.

Observe que nem sempre o número de clientes ativos será igual ao número de assinaturas ativas, já que um cliente pode possuir mais de uma assinatura ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre clientes inativos e clientes arquivados?

Clientes inativos ainda podem possuir faturas abertas, tanto provenientes de assinaturas quanto faturas avulsas. Clientes arquivados não possuem nenhuma pendência.

Clientes que estão na lista de inadimplentes são contabilizados também em ativos e inativos?

Sim, clientes inadimplentes estarão contemplados também nas listas de ativos e inativos.

Clientes inadimplentes podem ter mais de uma cobrança inadimplente?

Sim, na lista de clientes inadimplentes, cada cliente é contabilizado apenas uma vez, o que não significa que ele possui apenas uma inadimplência. Para listar todas as pendências de um cliente, acesse o cadastro respectivo.

Qual a vantagem de arquivar um cliente ao invés de removê-lo?

Ao arquivar um cliente, todas as informações (incluindo dados cartão de crédito) continuarão armazenadas na plataforma, junto do seu respectivo histórico de transações. Ao removê-lo, todas estas informações serão excluídas definitivamente, sem a possibilidade de recuperação.

Se tiver outra dúvida, entre em contato com a gente: atendimento@vindi.com.br 

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

Powered by Zendesk