Para alterar a data das próximas cobranças de uma assinatura, acesse a respectiva assinatura e clique em Ações > Reagendar cobrança.
Alguns detalhes devem ser observados ao efetuar alterações na data de cobrança:
- Todas as cobranças futuras serão reagendadas de acordo com a nova data.
- A data da próxima cobrança representa a data de emissão da próxima fatura. Retentativas de faturas existentes pendentes não serão afetadas por esta alteração.
- Não utilize esta função para "pular" cobranças. Por exemplo, se a próxima cobrança está agendada para o dia 10/06 e você quer cobrar o cliente apenas no dia 10/07, aplique um desconto total temporário. Se você efetuar o reagendamento "pulando" um mês, o período de utilização entrará em descompasso com a cobrança.
Exemplos práticos
Cenário 1 - Retardando a próxima cobrança
Como exemplo, considere uma assinatura mensal efetuada no dia 10/01, com cobrança configurada exatamente para o início do período (pré-paga). No dia 25/02, este será o cenário:
A assinatura em questão possui 2 cobranças efetuadas com sucesso: A primeira realizada no ato da assinatura no dia 10/01 e a segunda cobrança realizada um mês depois, no dia 10/02. Perceba que existe uma cobrança agendada para o dia 10/03 que ainda não foi gerada.
No dia 25/02, esta mesma assinatura será exibida com as seguintes informações no painel de administração:
Suponha que o cliente desta assinatura solicitou a troca da cobrança para todo dia 15. Para efetuar esta alteração, acessa a assinatura e clique em Ações > Reagendar cobrança. A seguinte janela será exibida:
Selecione o dia 15/03 e clique em Alterar. A plataforma irá reagendar a próxima cobrança para 15/03 e recalcular a configuração de cobrança da assinatura para respeitar essa mesma data nas cobranças seguintes: 15/04, 15/05, 15/06...
Verifique os detalhes da assinatura após a alteração:
Além da "Próxima cobrança" ter sido alterada, a configuração da cobrança da assinatura mudou de "Exatamente no início do período" para "5 dias após o início do período", conforme foi calculada a diferença entre a data original (10/03) e nova data (15/03).
O gráfico abaixo representa a assinatura após a alteração:
Observe a nova data de cobrança no gráfico acima. Repare também que o período não muda.
Cenário 2 - Adiantando a próxima cobrança
Considere o mesmo cenário inicial do exemplo acima, só que ao invés de retardar a data de cobrança em 5 dias, queremos adiantar a cobrança em 5 dias, transportando-a para o dia 05/03. Seguindo os mesmos passos descritos anteriormente, o resultado final será este:
Desta vez algo curioso aconteceu: A próxima cobrança caiu dentro do período atual. Não há nenhum problema neste comportamento pois a plataforma ainda saberá que a cobrança do dia 05/03 pertence ao 3º período. No dia 05/04, uma nova cobrança será efetuada referente ao 4º período.
Na configuração de cobrança da assinatura constará a informação "5 dias antes do início do período".
Cenário 3 - "Pulando" a próxima cobrança
Como dissemos acima, recomendamos fortemente que esta função não seja utilizada para "pular" a próxima cobrança. Se você ignorar esta recomendação e realizar esta operação, o seguinte resultado será obtido:
Observe que a próxima cobrança foi alterada para o dia 10/04, praticamente transformando a assinatura em pós-paga, já que a cobrança referente ao terceiro período de utilização foi alterada para 31 dias após o início.
Cobranças subsequentes desta assinatura respeitarão esta mesma configuração, criando um descompasso que não é desejável na maioria das vezes.
Ao invés disso, recomendamos adicionar um desconto total temporário (1 ciclo) na próxima fatura e não utilizar a função de alteração de data de pagamento. Com o desconto, o mesmo exemplo ficaria assim:
A informação da próxima cobrança na plataforma ainda será exibida "10/03", já que uma fatura zerada será emitida para manter o controle da aplicação do desconto. A cobrança retomará seu curso normal no dia 10/04.
Reagendamento via API
A mesma função pode ser realizada via API através da atualização parâmetro next_billing_at
no serviço PUT /subscriptions/{id}
.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.