Antifraude é o mecanismo usado por empresas que desejam minimizar a incidência de chargebacks em sua operação. Normalmente sistemas antifraude efetuam a análise do comportamento do cliente e atribuem uma pontuação da probabilidade de fraude. Dependendo desta pontuação, é possível aprovar ou rejeitar uma compra automaticamente.
A Vindi suporta a integração com a plataforma antifraude Konduto.
Funcionamento
A plataforma Vindi implementa a análise após a autorização, o que significa que toda tentativa de compra será autorizada primeiro na adquirente, depois submetida à análise antifraude e só então será capturada.
Sistema de pontuação
Cada análise realizada retorna uma pontuação entre 0.00 e 1.00. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de fraude. Baseando-se nesse número, a plataforma Vindi irá executar uma das seguintes ações:
- Aprovação automática: Ocorre quando a análise antifraude indica baixa probabilidade e a plataforma considera a compra segura.
- Rejeição automática: Caso a análise indique alta probabilidade de fraude, a transação é recusada automaticamente pela plataforma.
- Revisão manual: Nos casos onde a análise não consegue definir uma ação a ser tomada, a cobrança assume este status e aguarda por uma revisão manual no painel de administração da Vindi.
A ação executada e a pontuação permanecem armazenadas na transação. Essas informações podem ser consultadas através do painel de administração ou da API.
Verifique neste mesmo artigo realizar a revisão manual.
Coletor de eventos
Ao ativar a integração antifraude, um coletor de eventos Javascript será instalado automaticamente em todas as páginas de pagamento geradas pela Vindi. Este coletor captura o comportamento do usuário no navegador.
Caso você utilize a API para realizar o checkout, leia a documentação da integração escolhida para instalar o coletor.
Revisão manual
Quando uma cobrança encontra-se no estado "Suspeita de fraude", é necessário revisá-la manualmente, aprovando ou rejeitando-a. Você pode consultar todas as cobranças suspeitas de fraude que aguardam aprovação através do relatório Suspeitas de fraude no painel de administração. Via API, busque as cobranças (charges
) com status=fraud_review
.
A revisão pode ser realizada acessando a fatura em questão através da opção Ações > Revisar suspeita. Também é possível efetuar a mesma operação na API através do método POST /charges/{id}/fraud_review
.
Produto análise completa Konduto
É possível utilizar o serviço de análise manual de fraude. Ocorrendo transações no portal Konduto, a informação retorna para a Vindi via webhook.
Comentários
1 comentário
Instalamos ontem e já tivemos duas fraudes muito bizarras não detectadas. Falhou feio, ou ainda não está funcionando e não consigo localizar sozinho por quê.
Artigo fechado para comentários.