Antifraude

Antifraude é o mecanismo usado por empresas que desejam minimizar a incidência de chargebacks em sua operação. Normalmente sistemas antifraude efetuam a análise do comportamento do cliente e atribuem uma pontuação da probabilidade de fraude. Dependendo desta pontuação, é possível aprovar ou rejeitar uma compra automaticamente.

A Vindi suporta a integração com a plataforma antifraude Konduto.

Funcionamento

A plataforma Vindi implementa a análise após a autorização, o que significa que toda tentativa de compra será autorizada primeiro na adquirente, depois submetida à análise antifraude e só então será capturada.

Sistema de pontuação

Cada análise realizada retorna uma pontuação entre 0.00 e 1.00. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de fraude. Baseando-se nesse número, a plataforma Vindi irá executar uma das seguintes ações:

  • Aprovação automática: Ocorre quando a análise antifraude indica baixa probabilidade e a plataforma considera a compra segura.
  • Rejeição automática: Caso a análise indique alta probabilidade de fraude, a transação é recusada automaticamente pela plataforma.
  • Revisão manual: Nos casos onde a análise não consegue definir uma ação a ser tomada, a cobrança assume este status e aguarda por uma revisão manual no painel de administração da Vindi.

A ação executada e a pontuação permanecem armazenadas na transação. Essas informações podem ser consultadas através do painel de administração ou da API.

Verifique neste mesmo artigo realizar a revisão manual.

Coletor de eventos

Ao ativar a integração antifraude, um coletor de eventos Javascript será instalado automaticamente em todas as páginas de pagamento geradas pela Vindi. Este coletor captura o comportamento do usuário no navegador.

Caso você utilize a API para realizar o checkout, leia a documentação da integração escolhida para instalar o coletor.

Revisão manual

Quando uma cobrança encontra-se no estado "Suspeita de fraude", é necessário revisá-la manualmente, aprovando ou rejeitando-a. Você pode consultar todas as cobranças suspeitas de fraude que aguardam aprovação através do relatório Suspeitas de fraude no painel de administração. Via API, busque as cobranças (charges) com status=fraud_review.

A revisão pode ser realizada acessando a fatura em questão através da opção Ações > Revisar suspeitaTambém é possível efetuar a mesma operação na API através do método POST /charges/{id}/fraud_review.

 

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Comentários

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    Haroldo Ceravolo Sereza

    Instalamos ontem e já tivemos duas fraudes muito bizarras não detectadas. Falhou feio, ou ainda não está funcionando e não consigo localizar sozinho por quê.

    Editado por Haroldo Ceravolo Sereza
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