Na plataforma Vindi existem 3 formas de entrada diferentes para novos assinantes:
- Painel de administração: Usuário da plataforma (você) insere os dados do cliente e da assinatura através do painel web;
- Integração via API: Usando os módulos disponibilizados ou desenvolvimento próprio;
- Páginas de pagamento: Páginas públicas hospedadas nos servidores da Vindi.
Neste artigo explicaremos o que são e como você pode usar as páginas de pagamento da plataforma Vindi
Introdução
Páginas de pagamento podem ser usadas para disponibilizar um site que permite receber o cadastro e pagamento de novas assinaturas.
Esta página é armazenada nos servidores da Vindi e exime sua responsabilidade de contratar e configurar um certificado HTTPS. Você não precisa nem mesmo de um site para utilizar as páginas de pagamento da plataforma.
Esta é a forma mais simples e segura de receber os dados de pagamento de novos assinantes.
A página de pagamentos da Vindi é uma opção para quem quer realizar uma venda a partir de um link e ainda não tem sua própria tela de pagamentos no site.
A partir deste link o cliente ingressa na plataforma da Vindi, assim é possível fazer cobranças sem que seja necessário que você cadastre-o na área de Clientes manualmente.
Como criar uma página de pagamentos?
Criar a página de pagamentos é simples. Faça login na plataforma, clique em "configurações" > "página de pagamento" > "nova página".
Nome: escolha um nome para sua página de pagamentos, deixe a opção status em ativo.
Endereço de retorno: ele serve para que você redirecione seu cliente para alguma página de sua preferencia após a finalização da assinatura.
Você pode aproveitar para direcioná-lo para alguma página que você quer promover em seu site ou, se preferir, este campo pode ser deixado em branco.
Em seguida, você deve selecionar quais métodos de pagamento quer oferecer ao seu cliente, eles podem ser, por exemplo boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito e débito em conta.
Em campos adicionar, você pode tornar o número de documento e/ou endereço como obrigatório. Para isso, você deve trocar para “SIM” a opção "número do documento" e "endereço".
Em casos de disponibilizar o método "boleto bancário" os campos documento e endereço são obrigatórios.
Opções de segurança
É provável que você queira inserir o link da página de pagamento em seu próprio site público. Fazendo isto, você estará se tornando alvo das mais variadas tentativas de fraude. A plataforma Vindi oferece algumas opções para minimizar o impacto destas tentativas:
- Integração Antifraude: Mecanismo que analisa o comportamento do comprador e atribui uma pontuação conforme o grau da suspeita de fraude. Leia mais sobre a integração antifraude.
- Verificação CAPTCHA: Formulário que valida se a assinatura está sendo realizada por uma pessoa de verdade ou um robô automatizado. Leia mais sobre a verificação CAPTCHA.
Agora a Vindi possui uma nova versão de pagina, para saber como ativar é só seguir o passo a passo clicando no link.
Como incluir planos na tela de pagamentos?
Após criar a página de pagamentos, é hora de incluir os planos que estarão disponíveis nela.
Em “itens a venda” > clique em "adicionar item" > escolha o plano que quer oferecer, em seguida escreva uma descrição, como por exemplo “mensalidade + taxa de adesão” e finalize em >“Adicionar item”.
Você pode adicionar quantos planos quiser para serem vendidos na mesma página de pagamento, ou seja, num mesmo link. Mas também é possível criar vários links, uma página para cada plano.
Não há uma opção certa. A melhor vai depender do seu negócio, qual é o perfil do seu cliente ou mesmo do seu site.
A opção "Campos adicionais da Página" está relacionada ao “Campos personalizados”, que você vai encontrar em "Configurações".
Eles permitem que você inclua campos que ainda não existem na plataforma, como, por exemplo, “site do meu cliente”.
Este não é um campo padrão, mas a plataforma Vindi oferece a possibilidade de criá-lo, a inclusão de novos campos é realizada por nossa equipe de atendimento, é só abrir uma solicitação com os campos para nossa central de ajuda.
Link/URL
Após a criação da página de pagamento você poderá clicar na opção Link para exibir sua página recém-criada. Envie este link manualmente para seus clientes ou, se preferir, publique-o em seu próprio site da maneira que preferir.
Preenchimento prévio dos campos
Se desejar, você também pode enviar este link com algumas informações previamente preenchidas. Leia mais sobre os parâmetros das telas de pagamento.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.