[Notificações] O que são e como faço para criar uma nova?

O que é a Régua de Cobrança

A Régua de Cobrança é um conjunto de mensagens que são disparadas em diferentes momentos da cobrança, com o objetivo de recuperar valores em atraso e manter um bom relacionamento com o cliente. É também uma aliada importantíssima para a proteção contra a inadimplência. 

 

Como funciona

Por meio da Régua de Cobrança, é possível configurar a quantidade, a periodicidade, a segmentação, o meio e a mensagem das notificações a serem disparadas.

Através dela, os disparos são efetuados automaticamente de acordo com os gatilhos específicos, como por exemplo, o atingimento da data de vencimento de uma cobrança.

É possível também inserir uma grande variedade de tags dinâmicas, as quais têm a capacidade de dar um grande toque de personalização ao texto, aumentando ainda mais a sua capacidade de conversão.

 

Especificidades nos métodos de pagamentos

No boleto, bolepix e pix ela é imprescindível, pois estes métodos de pagamento exigem uma ação manual do cliente, desta forma, enviamos de forma automática as notificações para que o cliente não se esqueça de efetuar o pagamento.

No cartão de crédito a cobrança funciona de forma transparente todos os meses, mas em alguns casos pode ser interessante ter notificações configuradas para disparo em casos de exceções como a impossibilidade de pagamento após todas as retentativas automáticas.

Nestes casos, é uma boa prática enviar uma notificação estimulando o cliente a cadastrar um segundo cartão de crédito ou oferecendo outro método de pagamento para que ele possa efetuar o pagamento naquele mês.

 

Formatos 

A nossa Régua de Cobrança tem a capacidade de se moldar às necessidades dos nossos clientes, podendo ser disparadas por e-mail ou SMS ou WhatsApp. Outro ponto de personalização importante é que, além da mensagem em formato de texto puro, o e-mail pode ter o HTML editado também.

 

Passo a passo

Por meio da função Régua de Cobrança você mantém seu cliente informado sobre o status de suas cobranças agendando disparos automáticos nos seguintes eventos:

  • Cobrança rejeitada;
  • Emissão da cobrança pendente;
  • Pagamento da cobrança;
  • Pagamento da primeira cobrança da assinatura;
  • Vencimento da cobrança pendente.

As notificações podem ser enviadas por dois métodos diferentes:

 

Notificações via e-mail

Disparos via e-mail estão disponíveis por padrão em sua assinatura Vindi e podem ser configurados acessando o menu "Configurações > Régua de cobrança". Nesta tela é possível configurar cada notificação separadamente ou configurar um layout padrão para todas elas clicando na aba "Modelo de e-mail".

 

Como editar?

Todas as notificações podem ser modificadas. Basta clicar sobre cada uma delas e, em seguida, >“Editar”.

É possível também inserir um ou mais endereços de e-mails para enviar cópias ocultas.

Se preferir não usar as notificações, você pode torná-las inativas.

 

Criando uma nova notificação

Para criar uma nova notificação, basta clicar em "Nova notificação" e selecionar um nome, status e data de envio.

É possível criar quantas notificações você desejar. Está é uma ótima maneira de se comunicar com os seus consumidores e auxiliar seu negócio, principalmente para a reduzir as inadimplências. 

Não há custo adicional para notificações via e-mail.

As notificações por SMS possuem uma taxa de visualização maior que o e-mail e podem ser configuradas após efetuar a instalação da integração: Acesse "Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis" e clique no botão "Instalar" do item Notificações via SMS. Certifique-se que está de acordo com a tabela de preços exibida e os termos de uso.

 

Notificações via SMS

As notificações por SMS possuem uma taxa de visualização maior que o e-mail e podem ser configuradas após efetuar a instalação da integração: acesse "Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis" e clique no botão "Instalar" do item "Notificações via SMS". Certifique-se que está de acordo com a tabela de preços exibida e os termos de uso.

Após a instalação, a opção SMS irá aparecer na configuração de novas notificações:

O envio de SMS deve respeitar algumas regras importantes:

  • Tamanho máximo de 140 caracteres;
  • Toda mensagem deve conter o nome da sua empresa. Verifique os exemplos de mensagem SMS;
  • Todo conteúdo configurado deve ser estritamente informativo e relativo apenas às cobranças geradas pela plataforma Vindi. De acordo com as regras das operadoras de telefonia celular, não é permitido o envio de nenhuma mensagem de cunho promocional. Também fique atento às outras restrições descritas nos termos de uso da integração.

 

Notificações via WhatsApp

A notificação via WhatsApp foi criada devido ao uso excessivo da ferramenta para comunicação, com o objetivo de proporcionar maior visibilidade às notificações. Para utilizá-la, é necessário realizar o download da integração. Para isso, acesse "Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis" e clique no botão "Instalar" ao lado da opção "Notificações via WhatsApp", configurada pela Vindi. Certifique-se de que o serviço está de acordo com a tabela de preços exibida e com os termos de uso.

 

A ativação ocorre instantaneamente, pois na instalação o número que as mensagens serão enviadas é da Vindi. Caso o cliente queira utilizar um número próprio para envio de suas mensagens, a ativação não é instantânea pois é necessário a ativação do seu número por times internos, caso seja o seu caso, entre em contato com nosso time de atendimento que iremos lhe instruir da melhor forma. A criação das notificações de WhatsApp de forma automática em sua conta vem para lhe auxiliar a recuperar suas vendas mais rápido sem burocracia, mas você tem autonomia para editar a notificação criada com as configurações que deseja, excluir ou mesmo criar novas.

 

Segmentar notificação

Pela segmentação de notificações é possível restringir o envio para um ou mais planos ou métodos de pagamento ou produtos. É possível segmentar tanto notificações via e-mail quanto via SMS.

Basta acessar "Configurações > Régua de cobrança > Nome da notificação" e adicionar uma "Nova segmentação", informando quais planos e/ou métodos de pagamento e/ou produtos em que o envio será direcionado.

Outras observações:

  • O total de envios via SMS será contabilizado automaticamente em sua próxima cobrança Vindi;
  • A cobrança é realizada por mensagem enviada, independente se o número está correto ou se destinatário recebeu a mensagem;
  • O envio é realizado normalmente em até 30 minutos após o disparo da plataforma, porém, dependendo da operadora de telefonia celular do cliente, este intervalo pode aumentar significativamente;
  • Não custa lembrar que o disparo automático será realizado apenas para o primeiro número de celular cadastrado para o cliente.

*Lembrando que, as notificações são atreladas as cobranças, não sendo possível enviá-las caso uma ainda não tenha sido emitida.

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O envio da notificação com "Dias antes" serve para que a notificação seja encaminhada, por exemplo, antes do vencimento da cobrança como um lembrete ao cliente. 

 

 

Referências adicionais