O que é a Régua de Cobrança
A Régua de Cobrança é um conjunto de mensagens que são disparadas em diferentes momentos da cobrança, com o objetivo de recuperar valores em atraso e manter um bom relacionamento com o cliente. É também uma aliada importantíssima para a proteção contra a inadimplência.
Como funciona
Por meio da Régua de Cobrança, é possível configurar a quantidade, a periodicidade, a segmentação, o meio e a mensagem das notificações a serem disparadas.
Através dela, os disparos são efetuados automaticamente de acordo com os gatilhos específicos, como por exemplo, o atingimento da data de vencimento de uma cobrança.
É possível também inserir uma grande variedade de tags dinâmicas, as quais têm a capacidade de dar um grande toque de personalização ao texto, aumentando ainda mais a sua capacidade de conversão.
Especificidades nos métodos de pagamentos
No boleto, bolepix e pix ela é imprescindível, pois estes métodos de pagamento exigem uma ação manual do cliente, desta forma, enviamos de forma automática as notificações para que o cliente não se esqueça de efetuar o pagamento.
No cartão de crédito a cobrança funciona de forma transparente todos os meses, mas em alguns casos pode ser interessante ter notificações configuradas para disparo em casos de exceções como a impossibilidade de pagamento após todas as retentativas automáticas.
Nestes casos, é uma boa prática enviar uma notificação estimulando o cliente a cadastrar um segundo cartão de crédito ou oferecendo outro método de pagamento para que ele possa efetuar o pagamento naquele mês.
Formatos
A nossa Régua de Cobrança tem a capacidade de se moldar às necessidades dos nossos clientes, podendo ser disparadas por e-mail ou SMS ou WhatsApp. Outro ponto de personalização importante é que, além da mensagem em formato de texto puro, o e-mail pode ter o HTML editado também.
Passo a passo
Por meio da função Régua de Cobrança você mantém seu cliente informado sobre o status de suas cobranças agendando disparos automáticos nos seguintes eventos:
- Cobrança rejeitada
- Emissão da cobrança pendente
- Pagamento da cobrança
- Pagamento da primeira cobrança da assinatura
- Vencimento da cobrança pendente
As notificações podem ser enviadas por dois métodos diferentes:
Notificações via e-mail
Disparos via e-mail estão disponíveis por padrão em sua assinatura Vindi e podem ser configurados acessando o menu Configurações > Régua de cobrança. Nesta tela é possível configurar cada notificação separadamente ou configurar um layout padrão para todas elas clicando na aba Modelo de e-mail.
Como editar?
Todas as notificações podem ser modificadas. Basta clicar sobre cada uma delas e, em seguida, >“Editar”.
É possível também inserir um ou mais endereços de e-mails para enviar cópias ocultas.
Se preferir não usar as notificações, você pode torná-las inativas.
Criando uma nova notificação
Para criar uma nova notificação, basta clicar em "Nova notificação" e selecionar um nome, status e data de envio.
É possível criar quantas notificações você desejar. Está é uma ótima maneira de se comunicar com os seus consumidores e auxiliar seu negócio, principalmente para a reduzir as inadimplências.
Não há custo adicional para notificações via e-mail.
Referências adicionais
Notificações via SMS
As notificações por SMS possuem uma taxa de visualização maior que o email e podem ser configuradas após efetuar a instalação da integração: Acesse Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis e clique no botão Instalar do item Notificações via SMS. Certifique-se que está de acordo com a tabela de preços exibida e os termos de uso.
Após a instalação, a opção SMS irá aparecer na configuração de novas notificações:
O envio de SMS deve respeitar algumas regras importantes:
- Tamanho máximo de 140 caracteres.
- Toda mensagem deve conter o nome da sua empresa. Verifique os exemplos de mensagem SMS.
- Todo conteúdo configurado deve ser estritamente informativo e relativo apenas às cobranças geradas pela plataforma Vindi. De acordo com as regras das operadoras de telefonia celular, não é permitido o envio de nenhuma mensagem de cunho promocional. Também fique atento às outras restrições descritas nos termos de uso da integração.
Notificações via WhatsApp
A notificação via WhatsApp foi criada devido ao uso excessivo da ferramenta para comunicação, com o objetivo de proporcionar maior visibilidade às notificações. Para utilizá-la, é necessário realizar o download da integração. Para isso, acesse Configurações > Extensões & Integrações > Disponíveis e clique no botão Instalar ao lado da opção Notificações via WhatsApp, configurada pela Vindi. Certifique-se de que o serviço está de acordo com a tabela de preços exibida e com os termos de uso.
A ativação ocorre instantaneamente, pois na instalação o número que as mensagens serão enviadas é da Vindi. Caso o cliente queira utilizar um número próprio para envio de suas mensagens, a ativação não é instantânea pois é necessário a ativação do seu número por times internos, caso seja o seu caso, entre em contato com nosso time de atendimento que iremos lhe instruir da melhor forma.
A criação das notificações de WhatsApp de forma automática em sua conta vem para lhe auxiliar a recuperar suas vendas mais rápido sem burocracia, mas você tem autonomia para editar a notificação criada com as configurações que deseja, excluir ou mesmo criar novas.
Segmentar notificação
Pela segmentação de notificações é possível restringir o envio para um ou mais planos ou métodos de pagamento ou produtos. É possível segmentar tanto notificações via e-mail quanto via SMS.
Basta acessar Configurações > Régua de cobrança > Nome da notificação e adicionar uma Nova segmentação, informando quais planos e/ou métodos de pagamento e/ou produtos em que o envio será direcionado.
Outras observações:
- O total de envios via SMS será contabilizado automaticamente em sua próxima cobrança Vindi.
- A cobrança é realizada por mensagem enviada, independente se o número está correto ou se destinatário recebeu a mensagem.
- O envio é realizado normalmente em até 30 minutos após o disparo da plataforma, porém, dependendo da operadora de telefonia celular do cliente, este intervalo pode aumentar significativamente.
- Não custa lembrar que o disparo automático será realizado apenas para o primeiro número de celular cadastrado para o cliente.
* Lembrando que, as notificações são atreladas as cobranças, não sendo possível enviá-las caso uma ainda não tenha sido emitida.
O envio da notificação com "Dias antes" serve para que a notificação seja encaminhada, por exemplo, antes do vencimento da cobrança como um lembrete ao cliente.
Referências adicionais
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