Antifraude

O Gateway Vindi suporta a integração de soluções antifraude de forma simples diretamente nas requisições que efetuam transações. Leia este artigo para mais informações sobre esta funcionalidade.

Atenção: Este artigo documenta o processo antifraude através do Gateway Vindi (https://gateway.vindi.com.br). Se você utiliza a Plataforma de recorrência (https://app.vindi.com.br), consulte a documentação na área respectiva.

Conectores antifraude disponíveis

Para consultar a lista de conectores antifraude suportados, acesse a documentação do Gateway Vindi e consulte a lista disponível na documentação do método POST /fraud_detectors

Antes de utilizar esta funcionalidade, você deverá contratar e configurar um novo conector no Gateway. Após configurar o conector, utilize seu respectivo id para efetuar transações.

Efetuando transações usando um conector antifraude

Para realizar uma transação usando um conector antifraude, utilize o método POST /transactions/purchase informando também o parâmetro fraud_detector_id. Os seguintes passos serão executados internamente:

  1. Uma tentativa de autorização é efetuada no gateway desejado;
  2. Em caso de sucesso na autorização, a análise antifraude é executada e o atributo fraud_detector.status da transação retornará um dos 4 status abaixo:
    • automatic_success: A análise antifraude foi aprovada com sucesso. A transação será automaticamente capturada.
    • automatic_rejected: A análise antifraude foi recusada por suspeita de fraude. A transação será automaticamente cancelada.
    • review: A análise antifraude foi direcionada para a revisão manual. Neste caso você mesmo poderá realizar a revisão manual ou então aguardar a execução da revisão pela solução antifraude, se a mesma fornecer este tipo de serviço. Verifique abaixo como realizar a revisão manual.
    • failure: A revisão antifraude não pode ser concluída por alguma falha na integração. Confira as configurações do conector antifraude e, caso seja necessário, verifique transcrição da transação. Neste caso, a transação será automaticamente capturada.
  3. Dependendo do resultado é possível também verificar a existência do atributo fraud_detector.score. O significado do valor irá depender da terminologia usada de cada solução antifraude.

Revisão manual

A revisão manual de transações sob suspeita pode ser realizada através de 2 formas diferentes: Através da API do Gateway Vindi ou então utilizando o painel de administração da solução antifraude contratada.

Revisão através da API do Gateway Vindi

Nesta modalidade, você pode executar a operação de revisão efetuando uma requisição em um dos métodos abaixo, dependendo da sua decisão:

  • POST /transactions/capture: Ao executar a operação de captura em uma transação em revisão, a captura do valor será consumada por completo e o atributo fraud_detector.status será atualizado para manual_success.
  • POST /transactions/refund: A operação de estorno/cancelamento desfaz a captura e atualiza o atributo fraud_detector.status para manual_rejected.

Revisão através do painel da solução antifraude

Caso a revisão seja realizada através do painel da solução antifraude, as mesmas operações mencionadas no item anterior serão executadas assim que o Gateway Vindi for notificado da alteração do status de revisão. Esta notificação pode ocorrer via webhook (recomendável, quando possível) ou então via polling no fornecedor da solução antifraude.

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