Na plataforma Vindi Recorrência, você pode emitir boletos bancários tanto através do intermediador nativo da Vindi quanto de outros bancos de sua preferência. Abaixo, apresentamos as diferenças e vantagens de utilizar o nosso intermediador para emissão de faturas com esse método.
Registro de Boletos
Todo boleto bancário precisa ser registrado no banco para que o usuário (cliente final) consiga realizar o pagamento. Veja abaixo as diferenças entre os boletos
Banco próprio: Ao gerar o boleto pelo seu banco, é necessário realizar o registro do boleto junto ao banco para que o usuário (cliente final) possa efetuar o pagamento. Esse processo inclui a exportação e importação de arquivos, que pode ser feita manualmente ou via VAN. Abaixo, o passo a passo:
- Gere a fatura do seu cliente pelo método Boleto Bancário (do seu banco) na plataforma Vindi Recorrência.
- Após gerar a fatura, crie o arquivo de remessa para registro no banco. No menu lateral, clique em [Arquivos] > [Exportar] > [Nova Exportação].
- A plataforma Vindi irá gerar o arquivo. Carregue o arquivo de remessa na plataforma do seu banco.
- Após o pagamento, o banco fornecerá o arquivo de retorno. Para atualizar o pagamento na Vindi, importe esse arquivo na plataforma. No menu lateral, acesse [Arquivos] > [Importar] > [Importar Arquivo].
- Pronto! O pagamento será registrado como efetuado na plataforma e seu cliente não receberá notificações de cobrança.
Nota: Recomendamos a exportação e importação diária dos arquivos para garantir que o cliente final não receba notificações desnecessárias e para facilitar a sua conciliação bancária. A integração via VAN também é uma opção que ajuda evitar processos manuais, explicamos com o decorrer nesta FAQ.
Boleto Vindi: Com os boletos do intermediador da Vindi, o registro ocorre automaticamente junto ao banco. Basta gerar a fatura com o método de pagamento Boleto Vindi e, de forma instantânea, o boleto será registrado no sistema bancário. Após o pagamento, a plataforma identifica de forma automática em até 3 dias úteis, eliminando a necessidade de processos manuais.
Boleto WebService
Webserivce também é uma possibilidade caso prefira usar boletos do seu próprio banco, o registro pode ser feito automaticamente via API com o webservice do banco. A criação do arquivo de remessa é automática, mas a importação do arquivo de retorno na Vindi é obrigatório para a baixa do pagamento e conciliação bancária. Este processo também pode ser feito via VAN.
VAN Bancária
As VANs (Redes de Valor Agregado) são redes privadas que facilitam a troca eletrônica de dados entre empresas.
No caso da Vindi, oferecemos possibilidades de integração com VANs através do nosso serviço de funcionalidade externa para clientes que trabalham com boleto ou débito em conta, ou seja, métodos de pagamento que requerem transmissão de arquivos de remessa e/ou retorno para funcionar. A VAN é configurada para consultar periodicamente (geralmente início e fim de cada dia) a disponibilidade de novos arquivos na plataforma ou no banco e transmitir de uma ponta a outra, sem a necessidade de intervenção manual. É interessante para quem tem grandes volumes de transação e que opera em várias carteiras, mas atende melhor a empresas de médio e grande porte devido aos altos custos de implementação e manutenção do serviço.
Certificado Digital
Um certificado digital é um documento eletrônico que serve como uma identidade virtual para pessoas físicas e jurídicas. Ele autentica a identidade de quem está realizando uma transação online e garante a segurança das informações trocadas, ou seja, para quem utiliza boleto bancário do próprio banco, é obrigatório o certificado digital.
O certificado digital é exigido pela Febraban, pois ele garante que as transações sejam realizadas apenas entre as partes legítimas (empresa e banco), protegendo os dados através de criptografia. Isso evita fraudes e acessos não autorizados, assegurando a integridade e a confidencialidade das informações trocadas.
Para contratar, é necessário seguir o passo a passo de acordo com cada banco. Geralmente esse tipo de certificado tem a validade de 1 ano, ou seja, todo ano precisa realizar a renovação e passar os novos dados para a Vindi atualizar na plataforma. É muito importante que o usuário fique atento para não perder o prazo de renovação e ter suas cobranças comprometidas.
Tabela comparativa
Item | Vindi Pagamentos | Carteiras Webservice | Outras Carteiras (Não Webservice) |
Disponibilidade para Pagamento | Imediata | Imediata | Horas ou dias a depender do envio do arquivo de remessa pelo cliente ou VAN |
Arquivo de Remessa | Não se aplica | Automático | Manual ou via VAN |
Arquivo de Retorno | Não se aplica | Manual ou via VAN | Manual ou via VAN |
Cancelamento | Automático (via plataforma) | Manual | Manual ou VAN, via remessa (exceto Bradesco) |
Certificado Digital | Automático | Manual | Manual |
Versionamento | Transparente e automático | Sob demanda e avaliação, sujeito a incompatibilidades e erros | Sob demanda e avaliação, sujeito a incompatibilidades e erros |
Conclusão
Fica a escolha do cliente utilizar o boleto próprio ou o boleto do intermediador da Vindi. Quem utiliza o intermediador da Vindi para boletos bancários não precisa se preocupar com nenhum processo de registro, certificado ou arquivos de remessa pois, nós realizamos todo o processo de forma transparente, o que facilita na conciliação e o usuário final também não recebe nenhum tipo de notificação de cobrança, porque assim que o pagamento é identificado, a plataforma atualiza de forma automática.
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