A funcionalidade de métodos alternativos de pagamento permite que seus clientes utilizem Pix ou Cartão de Crédito como opções de pagamento. Isso significa que, caso enfrentem problemas com o método de pagamento principal, eles podem optar por outro método e evitar atrasos. Dessa forma, você reduz o risco de inadimplência e oferece mais flexibilidade e conveniência aos seus clientes.
Por que ativar o método alternativo?
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Pix como alternativa, não substituto!
A funcionalidade foi pensada para ser complementar ao cartão de crédito, não para substituí-lo. O cliente pode utilizar o Pix pontualmente, enquanto o cartão continua sendo incentivado como método de pagamento principal.
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Primeiro pagamento garantido:
Uma vez que o cliente realiza o primeiro pagamento, é mais fácil criar um vínculo com ele para ajustes futuros.
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Flexibilidade evita cancelamentos:
Se o cliente não consegue cadastrar o cartão por motivos técnicos ou falta de saldo, oferecer o Pix reduz as chances de abandono da compra.
Com a funcionalidade de métodos alternativos, você oferece aos seus clientes uma solução prática e eficiente para evitar atrasos nos pagamentos, garantindo mais segurança e conveniência.
Como funciona?
Ativando Métodos Alternativos:
- Acesse “Recuperação de vendas” no menu lateral.
- Selecione a opção “Métodos alternativos”.
- Ative as chaves correspondentes aos métodos alternativos desejados.
Ativando através da edição dos métodos de pagamento:
- Acesse “Configurações” no menu lateral.
- Selecione "Métodos de Pagamento" em Cobranças.
- Escolha Cartão ou Pix.
- Clique em "Editar".
- Ative a opção "Habilita como Alternativa".
O cartão de crédito serve como alternativa a qualquer outro método, inclusive a ele mesmo, ou seja, caso o cartão cadastrado não autorize a compra, o usuário pode inserir um novo número.
Já o Pix serve como alternativa apenas para boleto e cartão de crédito. É bastante útil quando o cartão retorna algum código irreversível, que a autorização não pode ser retentada automaticamente.
Nota: A opção só será exibida se os métodos de pagamento estiverem configurados na sua plataforma.
Ao ativar os métodos alternativos, a fatura exibirá as opções para o cliente escolher. Isso não substitui o método de pagamento cadastrado na assinatura. Abaixo você consegue visualizar uma prévia de como a fatura é exibida para o cliente:
PIX como alternativa ao Cartão de Crédito
Cartão de crédito como alternativa ao boleto
Perguntas frequentes:
1. Onde o cliente vê a alternativa?
R. quando ele receber um link de pagamento de uma fatura emitida no cartão, seja no primeiro pagamento ou após uma recusa, através da notificação de cobrança rejeitada
2. Se meu cliente pagar com Pix, a assinatura dele passa a ser no Pix?
R. Não, a alternativa funciona pontualmente na fatura em questão. As próximas continuarão sendo feitas no método original da assinatura.
3. Estou vendo a opção no menu de recuperação de vendas, mas não consigo editar. O que devo fazer?
R. Provavelmente seu perfil de usuário não permite edição de métodos de pagamento. Para editar a função é necessário pedir permissão a um usuário Administrador.
4. Quando um cliente novo entra e ativa o Pix, já vem como alternativa automaticamente?
R. Não, nesse caso o cliente deve habilitar a alternativa de acordo com suas preferências.
5. Quando ativa o Pix como alternativa, vai alguma mensagem para o cliente final, ou só aparece a opção de pagamento na fatura?
R. Apenas exibimos a opção na fatura, porém o cliente pode sim modificar suas notificações de cobrança de acordo com as alternativas oferecidas, inclusive recomendamos como uma boa prática.
6. Se o cliente tem uma notificação segmentada para cartão de crédito e o cliente dele paga essa fatura no pix, a notificação não será enviada?
R. Depende da situação. Se a notificação for referente a pagamento efetuado, não recebe porque o método de pagamento da cobrança foi alterado para pix. Agora se for uma notificação de emissão, vencimento ou cobrança rejeitada, enquanto o cliente final não tiver clicado para gerar o QR code do pix, o método da cobrança continuará sendo cartão, portanto a notificação será sim enviada.
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