Identificamos casos de cobranças efetuadas 1 dia antes da data agendada na plataforma Vindi. O problema afetou cobranças agendadas para os dias 05 e 06/11/2019, que por sua vez foram cobradas no dias 04 e 05, respectivamente.
Este artigo está sendo atualizado constantemente conforme nossa equipe levanta mais informações.
Histórico
- 04/11/2019 14h15: Estamos investigando a causa do problema.
- 04/11/2019 15h21: Identificamos a causa. Estamos trabalhando na solução para assinaturas que deverão iniciar a partir do dia 07/11/2019.
- 04/11/2019 20h45: Correção aplicada em todas as assinaturas e cobranças agendadas na plataforma a partir de 07/11/2019. Continuaremos monitorando o ambiente.
- 05/11/2019 17h00: Corrigimos o problema na tela de nova assinatura. Continuamos trabalhando na correção das assinaturas agendadas para os próximos dias.
- 05/11/2019 19h45: Atualizamos este artigo com as datas impactadas (dias 5 e 6).
- 07/11/2019 17h27: Corrigimos a data de término dos períodos conforme configuração existente de cada assinatura.
Análise
Identificamos 2 problemas principais relacionados à este incidente:
Antecipação das assinaturas existentes
Constatamos que assinaturas agendadas para datas entre 03/11/2019 e 16/02/2020 foram registradas em nosso banco de dados com horário previsto de início para 00:00 no Horário de Verão de Brasília. Apesar do cancelamento por decreto do horário de verão de 2019, as datas permaneceram registradas em nosso banco de dados considerando 1 hora a menos que o horário normal. Nosso processo de cobrança diário identificou erroneamente que o início dessas assinaturas deveria ser às 23:00 do dia anterior, o que resultou na cobrança antecipada.
No dia 04/11 identificamos o problema e efetuamos a correção em todas as datas futuras, restringindo o problema aos agendamentos dos dias 05 e 06/11/2019.
Cadastro de novas assinaturas via painel
Também identificamos que assinaturas criadas através do painel de administração estavam levando em consideração o fuso horário configurado no navegador do usuário. Independente do fuso horário do sistema operacional, navegadores também podem possuir sua própria lógica de gestão de fusos. Verificamos que diversos navegadores diferentes apresentaram problemas na atualização do cancelamento do horário de verão.
Este problema causava uma intermitência aparente, sendo reproduzível apenas em determinados computadores. Após identificada a causa, modificamos a tela de cadastro de assinatura para ignorar o fuso horário do navegador. Esta correção foi realizada no dia 05/11 às 17h00.
Próximos passos
Estamos revisando nossos processos para garantir que falhas dessa natureza não voltem a ocorrer na plataforma Vindi e pedimos desculpas aos nossos clientes afetados. Caso sua conta na Vindi continue apresentando qualquer comportamento anormal, por favor entre com contato com nossa equipe de atendimento.
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