Na página de configurações, dentro da sua plataforma Vindi Recorrência, você tem acesso a todas as ferramentas necessárias para fazer uma venda. Confira abaixo o passo-a-passo para começar a vender:
1) CRIE UM PRODUTO
Os produtos definem qual valor será cobrado em um plano, e cada variação de valor representa um produto específico. Exemplo: Um clube de assinaturas de vinho pode ter um produto "Garrafa de vinho tinto 750ml" e outro "Garrafa de vinho branco 750ml". Uma escola de inglês pode ter produtos como "Mensalidade das aulas", "Taxa de matrícula", "Aula extra particular", etc.
-> Como criar um produto?
1. Clique em + NOVO PRODUTO;
2. Dê um NOME para este produto (ex: Mensalidade);
3. Deixe o STATUS "ativo";
4. Caso deseje, coloque uma DESCRIÇÃO. Este é um campo livre para observações;
5. Escolha o TIPO DE CÁLCULO. Aqui, a opção mais utilizada é de “preço fixo”, que significa que você irá cobrar o mesmo valor sempre, pois não há nenhuma variável a ser considerada no cálculo. Se você achar que este não é o seu caso, utilize esta documentação para te auxiliar, ou entre em contato com nosso time de atendimento.
6. Defina o valor do produto no campo PREÇO;
Importante: O campo UNIDADE DE MEDIDA não é utilizado para “preços fixos”, apenas para produtos com quantidade ou volume variável. E o CÓDIGO EXTERNO é utilizado para integrações via API.
Para ver mais detalhes sobre como criar um produto, assista nosso vídeo tutorial aqui.
2) CRIE UM PLANO
Um plano define como suas assinaturas serão vendidas, renovadas e faturadas. Por exemplo, uma academia pode possuir um "Plano mensal" que é renovado automaticamente todo mês.
-> Como criar um plano?
1. Clique em + NOVO PLANO;
2. Crie um NOME para este plano (ex: Plano Mensal);
3. Deixe o STATUS "ativo";
4. Também é possível usar o campo opcional DESCRIÇÃO para observações;
5. Em PERIODICIDADE você escolhe a frequência de cobrança do plano. Por exemplo:
→ “Cobrar a cada 1 mês por tempo indefinido”: o sistema irá cobrar todo mês do cliente até o cancelamento deste plano, que seria o caso do plano mensal.
→ “Cobrar a cada 1 mês por 12 vezes”, ou seja, o sistema cobraria o cliente todo mês durante 12 meses. Esta seria a configuração ideal para um plano anual.
6. Defina as regras de COBRANÇA:
→ Neste campo você define a data em que o seu cliente será cobrado. Por exemplo, em caso de pagamento via boleto, esta data significa quando o seu cliente receberá o boleto, e, no caso do cartão, quando o sistema irá realizar a cobrança no cartão dele.
→ Você também deve escolher se a cobrança ocorre em data fixa, como por exemplo todo dia 1 do mês, ou variável. No caso da cobrança variável, cada cliente teria sua própria data de cobrança de acordo com a data de início da assinatura. Exemplo: A primeira cobrança é “Exatamente no início do período”. Sendo assim, se o cliente começar hoje, ele já receberá a primeira cobrança. Se começar amanhã, a primeira cobrança é amanhã, se começa dia 12, a primeira cobrança é no dia 12 e assim por diante. Neste caso, o período possui 1 mês, ou seja, ele sempre será cobrado no mesmo dia todos os meses de acordo com a data de início da assinatura dele.
7. Inclua PRODUTOS neste plano:
→ Inclua um ou mais produtos para serem cobrados neste plano. Todo plano deve possuir pelo menos um produto. Exemplo: você pode incluir “taxa de adesão” e também a “mensalidade”.
→ Selecione o ciclo de cobrança do produto dentro deste plano. Por exemplo: Suponhamos que o produto “Taxa de adesão” seja um produto que você vai cobrar apenas no primeiro mês. Neste caso, você deve selecionar o CICLO “Temporário por 1 período”. Já o produto “Mensalidade” deverá ser cobrado por todos os próximos meses do plano, então em CICLOS você deve deixar “Permanente”.
Importante: O código externo é uma referência que vale somente em casos de integração via API.
8. Após incluir os produtos ao plano, clique em CRIAR PLANO.
Após a criação de todos os planos, você já está pronto para iniciar suas vendas!
Importante: Antes de iniciar as vendas, não se esqueça de verificar o status da sua homologação com a operadora e a configuração do seu boleto.
Para ver mais detalhes sobre como criar um plano, assista nosso vídeo tutorial aqui.
3) CADASTRE UM CLIENTE
1. Clique em + NOVO CLIENTE;
2. Insira os dados do cliente e finalize clicando em CRIAR CLIENTE;
Importante: Recomendamos que você preencha o máximo de informações possíveis, que você considere importantes e relevantes para o seu negócio. Além disso, para usar o método de pagamento via boleto é preciso ter informações como nome, e-mail, endereço e número de documento.
Nesta página você também consegue visualizar os tipos de clientes:
→ ATIVOS: que possuem uma ou mais assinaturas
→ INATIVOS: que não possuem nenhuma assinatura ou estão com assinaturas encerradas
→ INADIMPLENTES: que possuem alguma pendência
→ ARQUIVADOS: É como se fosse um “arquivo morto” da plataforma, para que você não perca nenhuma informação de clientes anteriores.
Para ver mais detalhes sobre como cadastrar um cliente, assista nosso vídeo tutorial aqui.
4) CRIE UM PERFIL DE PAGAMENTO (para pagamentos via cartão de crédito)
1. Depois de concluir o cadastro do seu cliente, entre neste cadastro e clique na aba PERFIS DE PAGAMENTO;
2. Clique em + NOVO PERFIL;
3. Inclua os dados do cartão, como: bandeira, número do cartão, CVV e etc;
4. Clique em CRIAR PERFIL DE PAGAMENTO.
Importante: Caso precise alterar ou excluir esse perfil de pagamento, acesse novamente a aba, clique no ícone de engrenagem e depois no botão remover. Se o cliente possuir mais de um perfil de pagamento ele sempre será cobrado no último cartão que foi registrado na plataforma.
Para ver mais detalhes sobre como criar um perfil de pagamento e assinatura, assista nosso vídeo tutorial aqui.
5) CRIE UMA ASSINATURA
1. Acesse o PERFIL do seu cliente;
2. Na aba RESUMO, clique em + NOVA ASSINATURA;
3. Insira a data de início da assinatura (ela já vem pré-preenchida com a data do dia, mas você pode modificá-la);
4. Escolha o método de cobrança da assinatura (ex: boleto, cartão de crédito);
5. Selecione o PLANO. Ao fazer essa seleção, automaticamente virão os produtos atrelados a este plano, mas você pode fazer edições, como por exemplo escolher se esse produto terá algum desconto ou se deseja editar alguma informação;
6. Clique em CRIAR ASSINATURA.
Importante: se o método de pagamento da assinatura for cartão de crédito, inclua o passo do item 4.
Para ver mais detalhes sobre como criar um perfil de pagamento e assinatura, assista nosso vídeo tutorial aqui.
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