Como realizar um estorno?
Estorno é o nome dado ao processo de reversão de uma cobrança já efetuada, ou seja, o cancelamento da cobrança e o reembolso ao pagador.
A plataforma Vindi suporta o estorno total e parcial de transações realizadas no cartão de crédito e pix, porém, para cartão de crédito, as regras para esta operação dependem da adquirente contratada.
Normalmente, o prazo limite para realizar o estorno é de aproximadamente 180 dias (6 meses) a partir da data de pagamento da cobrança.
E como faço o estorno?
- Vá até o campo "pesquisar clientes" na parte superior da sua plataforma, insira o nome do cliente e aperte enter;
- O nome do cliente aparecerá na sua tela. Clique em cima do nome para abrir um resumo da assinatura deste cliente;
- Ao lado do resumo, clique na aba "faturas";
- Clique na fatura que deseja estornar;
- Ao abrir esta fatura, no campo superior direito, clique em "ações > estornar";
- Escolha se deseja estornar o valor total ou parcial da fatura;

- Escolha se deseja estornar e cancelar a fatura ou somente estornar e manter essa fatura como pendente para cobrança. Se optar estornar e manter a fatura em aberto, a mesma permanecerá com o status “aguardando pagamento”;
- Clique em "confirmar" e uma nova transação será criada informando os detalhes do estorno. Verifique se o estorno foi aprovado com sucesso ou rejeitado.
- Em caso positivo, a plataforma irá cancelar a cobrança e reverter o status de pagamento da fatura.
Se desejar, cancele também a fatura para remover completamente a pendência financeira do cliente.

Estorno PIX
Agora, você pode desfrutar de toda a conveniência de realizar estornos de PIX diretamente pela plataforma de recorrência.
Apenas é importante se atentar a estes pontos:
- Caso o valor não tenha sido liquidado, é devolvido de forma automática no mesmo momento da compra, sendo assim, a transação será apenas cancelada;
- Se o valor já foi liquidado, o estorno ocorrerá de forma assíncrona, sendo necessário aguardar 5 dias para que o valor seja devolvido ao comprador diretamente pelo BACEN.
Estorno parcial
O estorno parcial para cartão de crédito, como o próprio nome sugere, permite estornar apenas parte do valor de uma transação. Apenas as adquirentes Vindi Pagamentos, Cielo, Stone, Rede e GetNet suportam esta operação.
Nas demais, você precisará entrar em contato com o atendimento ao lojista da adquirente e realizar a solicitação manualmente. Múltiplos estornos parciais podem ser realizados na mesma cobrança, contanto que a soma dos valores estornados seja menor ou igual ao valor da transação de cobrança original.
O número de estornos parciais em uma mesma transação também pode ser limitado de acordo com as regras de cada adquirente. Consulte sua adquirente para verificar as condições aplicáveis.
Importante: Cada adquirente de cartão de crédito, possui uma regra e um tempo máximo para que esse estorno seja feito na plataforma. Confira o prazo para efetuação do estorno, de acordo com a sua adquirente (prazo após o pagamento da cobrança):
→ Vindi Pagamentos: até 180 dias para estorno, via plataforma;
→ Cielo: até 180 dias para estorno, via plataforma;
→ Stone: até 90 dias para estorno, via plataforma;
→ Getnet: D+0 via plataforma, D+1 via central;
→ Bin: D+0 via plataforma, D+1 via central;
→ Rede: D+ 60 dias
→ Caso essa data tenha expirado e o estorno não tenha sido realizado, entre em contato direto com a adquirente.
É importante frisar que, o prazo para recebimento do valor estorno é de até 2 fechamentos de fatura, a depender da operadora do cartão de crédito. Do lado da Vindi e da adquirente o processo é totalmente automatizado e instantâneo, contudo, a liberação do valor como crédito na fatura depende da comunicação e conciliação do movimento entre a bandeira e a operadora do cartão.
Após efetivação do estorno, indicamos que seja solicitada a carta de cancelamento para a adquirente intermediadora responsável, de modo que protocole que o estorno foi devidamente feito para fins de registro junto ao pagador.
Para mais informações, acesse o artigo sobre estorno de transações feitas com cartão de crédito ou assista nosso vídeo tutorial aqui.
Diferença entre estorno e chargeback
Estorno e chargeback são duas operações que executam a reversão da transação, porém a diferença está em quem inicia o procedimento.
Estorno é o nome dado ao processo de reversão da transação iniciado a partir do lojista, independente do consentimento do cliente.
Chargeback é o nome do processo de reversão da transação iniciado a partir do cliente, independente da vontade do lojista, apenas quando este não reconhece a origem da transação na fatura do seu cartão de crédito.
Estorno via API
A mesma operação pode ser realizada via API utilizando o método POST /charges/{id}/refund. Para mais detalhes, acesse a documentação da API.
