Como configurar o plugin Vindi Woocommerce 2




Como instalar o plugin?

Instalando o Plugin via Wordpress:

  • Acesse Plugins>Adicionar Novo no seu painel de administração WordPress;
  • No campo de busca, pesquisa por "Vindi WooCommerce 2";
  • Localize o plugin e clique em Instalar agora em seguida Ativar.

 

Instalando o Plugin via arquivo:

  • Para instalar plugin é necessário baixar o pacote do WooCommerce (link);
  • Acesse a área administrativa da plataforma e clique em "Plugins > Adicionar plugin";
  • Após acessar a página para adicionar um novo plugin, clique no botão “Enviar plugin”;
  • Irá aparecer a opção para selecionar o arquivo. Selecione o arquivo baixado e clique em "Instalar Agora".

 

Configurações gerais do plugin:

Após a instalação do plugin é necessário realizar algumas configurações gerais para que o plugin funcione corretamente, para isso acesse no menu lateral "Woocommerce > Configurações" e selecione a aba "Vindi".

 

Dentro da aba "Vindi" é possível configurar alguns campos. São eles:

Chave da API Vindi:  Essa é a chave que conecta a loja WooCommerce com a nossa plataforma Vindi. Para acessar a chave da API Vindi é necessário abrir uma nova aba do navegador e acessar o painel de administração da Vindi e criar uma nova chave de API privada acessando Configurações > Chaves de API > Nova chave. Volte para a tela do WooCommerce e preencha o campo Chave da API Vindi com a chave recém-criada. Clique em Salvar alterações.

Na Vindi, tanto o ambiente teste quanto o de produção, pode ter sua respectiva chave API.
Emissão de NFe's:  Essa opção ativa o envio das informações de RG e Inscrição estadual para emissão de NFe's com os parceiros da Vindi. Para mais detalhes entre em contato com nosso time comercial e saiba mais sobre nossos parceiros de emissão de nota.

Status de conclusão do pedido: Define qual o status do pedido após a confirmação de pagamento da Vindi, podendo ser processando, aguardando ou concluído.

Sincronismo de Status das Assinaturas:  Essa opção mantém a sincronicidade entre as alterações de status nas assinaturas dentro do WooCommerce com a nossa plataforma Vindi.

Cobrança única:  Se selecionado, só será cobrado taxas e fretes no primeiro ciclo de uma assinatura.

Ambiente Sandbox:  Essa opção determina se essa loja vai ser utilizada como teste (Sandbox ativo) ou não. O ambiente Sandbox é o ambiente de teste que simula a versão original da plataformas, podendo ser utilizado para realizar diversos testes antes das mudanças serem enviadas para o ambiente de produção.

Log  e depuração:  Ativa o registro de logs no WooCommerce.

Webhooks:  Também é possível visualizar e copiar o link para configuração dos eventos nos Webhooks da Vindi e visualizar dados como status da conexão e nome da conta.
Para sincronizar os eventos entre Vindi e Woocommerce, configure os webhooks.

 

Feitas as configurações na aba Vindi, agora é necessário acessar a aba assinaturas.


Na aba assinaturas, desça a rolagem da página até o bloco Renovações. Nesse bloco, para que nosso motor de assinatura funcione normalmente, é necessário marcar a opção Aceitar renovações manuais. Ao marcar essa opção, será habilitada a opção Desativar pagamentos automáticos, essa opção também precisa ser marcada, como no exemplo abaixo:

Pronto, as configurações gerais do módulo estão concluídas.

 

Configurações dos métodos de pagamento:

Agora é necessário configurar os métodos de pagamento, para isso clique na aba Pagamentos. O Woocommerce VR atualmente conta com quatro métodos de pagamento ativos, Cartão de Crédito, Boleto Bancário, Pix e Bolepix. Eles podem ser acessados pela aba de pagamentos, onde é possível ativá-los ou desativá-los através do botão da coluna Ativo, assim como gerenciar o método clicando no botão Gerenciar.

 

 

Configurando o cartão de crédito:

Na aba Pagamentos, encontre a opção Vindi - Cartão de Crédito e clique no botão "gerenciar".

Dentro da configuração do cartão de crédito temos as seguintes opções:

 

Habilitar/Desabilitar:  Possibilidade de ativar ou desativar o método de pagamento.

Título:  Customização do nome do método dentro da página de pagamento.

Transação de Verificação:  Habilita a realização de uma transação de verificação em todos os novos pedidos.

Valor mínimo da parcela: Define um valor mínimo para o valor da parcela dos pedidos.

Número máximo de parcelas: Define a quantidade máximas de parcelas que um pedido pode ter

Por exemplo: Se o valor mínimo das parcelas for R$10 reais e o número máximo de parcelas for 06, e o valor do produto for R$50,00, o número máximo de parcelas permitido será de 5x de R$10,00, por que apesar da quantidade máxima de parcelas configurado for 06, o valor do produto dividido em 06 vezes, R$8,300 não atinge o valor mínimo da parcela de R$10,00.

Habilitar juros:  Ativa e desativa a opção de juros no parcelamento.

Taxa de juros ao mês (%):  Define em medidas percentuais o valor do juros a ser cobrado em pagamentos parcelados.

Configurando o boleto:  Na aba Pagamentos, encontre a opção Vindi - Boleto Bancário e clique no botão gerenciar.

 

Dentro da configuração do boleto temos as seguintes opções:

 

Habilitar/Desabilitar: Possibilidade de ativar ou desativar o método de pagamento.

Título: Customização do nome do método dentro da página de pagamento.

Configuração Intermediador: Como configurar os dias para vencer do Boleto?

É possível alterar a quantidade de dias para vencer, logo do boleto, instruções entre outros.

  1. Acesse o painel Vindi Pagamentos;

  2. Clique em [Configurações] no menu lateral.

  3. Clique em [Transação de Vendas].

  4. Terá diversas configurações para o espelho do boleto, como dias para vencer, instruções, logotipo do boleto que você poderá configurar.

Configurando o Pix: Na aba Pagamentos, encontre a opção Vindi - PIX e clique no botão gerenciar.

Dentro da configuração do pix temos as seguintes opções:

 

Habilitar/Desabilitar: Possibilidade de ativar ou desativar o método de pagamento.

Título: Customização do nome do método dentro da página de pagamento

Configuração Intermediador: Como configurar o tempo de expiração do QR CODE Pix?

É possível alterar o tempo de expiração do QR CODE do PIX, o valor indicado no campo estará na ordem de minutos, vem definido como padrão o tempo de expiração 30 minutos, mas é possível fazer a edição e converter a quantidade de dias em minutos, como exemplo 6 dias equivalem a 4320 minutos.

  1. Acesse o painel Vindi Pagamentos;

  2. Clique em [Configurações] no menu lateral;

  3. Clique em [Transação de Vendas];

  4. Na penúltima opção [Duração do QRCode (PIX)] - inserir X minutos.

 

Configurando o Bolepix:

Na aba Pagamentos, encontre a opção Vindi Intermediador  - BOLEPIX, onde é possível ativá-lo ou desativá-lo através do botão da coluna Ativo, assim como gerenciar o método clicando no botão Gerenciar.

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Dentro da configuração do Bolepix temos as seguintes opções:

 

Habilitar/Desabilitar: Possibilidade de ativar ou desativar o método de pagamento.

Título: Customização do nome do método dentro da página de pagamento

Configuração Intermediador: Como configurar os dias para vencer do Bolepix?

É possível alterar a quantidade de dias para vencer, que o bolepix terá, ao ser emitido. O valor indicado no campo estará na ordem de dias.

  1. Acesse o painel Vindi Pagamentos;

  2. Clique em [Configurações] no menu lateral;

  3. Clique em [Transação de Vendas];

  4. Na última opção [Data limite para pagamento do bolepix] - inserir X dias.

 

Como gerar uma assinatura:

Para começar a vender, você precisa definir seu catálogo de produtos. Acesse nossa documentação sobre Tipos de produtos para aprender a criar seus produtos.

As assinaturas são geradas no WooCommerce através da página de produtos, para acessar a página clique no menu Produtos > Todos os produtos. A página de todos os produtos contém a listagem de todos os produtos cadastrados, para criar um novo clique no botão Adicionar novo.

 

Criando um produto com assinatura:

Dentro da página de criação do produto devem ser feitas as configurações básicas como Nome do produto, Descrição do produto, adição de imagens, etc.

Para associar um produto a uma assinatura vá até a seção Dados do produto e selecione a opção Assinatura Simples ou Assinatura Variável.

 

Criando uma assinatura simples:

Ao selecionar a opção Assinatura simples na seção dados do produto, serão abertos alguns campos de configuração, são eles:

 

Virtual:  Indica para o sistema que o produto é um produto virtual e não físico, desabilitando as opções de frete no checkout.

Baixável:  Indica para o sistema que o produto necessita de download após a confirmação da compra.

Preço da assinatura:  Definição do valor total da assinatura, assim como a periodicidade da cobrança, podendo se a cada 1, 2, 3, 4, 5, 6, dias, semanas, meses ou ano. Por exemplo: Se eu quiser criar uma assinatura com o valor de R$50,00 com cobrança semestral, eu devo colocar o valor de R$50,00 no preço da assinatura, selecionar a opção a cada 06 e selecionar a opção ano.

 

Expirar após: Define o período de expiração da assinatura, as opções de expiração variam de acordo com as seleções de periodicidade da cobrança].

Taxa de inscrição: Possibilita a cobrança de uma taxa inicial de inscrição a ser cobrada junto com a primeira assinatura. EX: Pode ser utilizada para matrículas escolares, por exemplo.

Teste grátis: Funcionalidade onde pode ser estabelecido um período de teste, onde a primeira cobrança só será efetuada ao término desse período. Para ativar a opção é necessário digitar a quantidade e selecionar a opção entre dias, semanas, meses ou anos.

Preço promocional:  Possibilidade de colocar um desconto no valor da assinatura, esse valor vai sobrescrever o valor colocado no campo preço da assinatura. Ao clicar no botão programar, é possível selecionar o período da vigência da promoção.

Máximo de parcelas com cartão de crédito: Define o valor máximo que a assinatura pode ser parcelada, esse valor vai sobrescrever as configurações gerais do método cartão de crédito. Recomendamos que o valor máximo de parcelas não exceda a periodicidade da cobrança, por exemplo: Para assinaturas semestrais o valor máximo de parcela ser de 06 meses, para anuais, 12 meses.

Feitas essas configurações é só publicar o produto.

Criando uma assinatura variável: Também é possível criar uma assinatura de produtos que possuem algum tipo de variação, como cor, tamanho, etc. Para isso basta selecionar a opção de assinatura variável, na sessão dados do produto.

O primeiro passo é definir quais os atributos vão compor os produtos dessa assinatura, para isso clique na aba Atributos

Nome: Nome do atributo a ser adicionado, como Cor ou tamanho, por exemplo.

Valor: Variações do atributo que está sendo criado, como, P,M ou G. Use "|" para separar os valores, como: 100ML|200ML|300ML

Para cada atributo, certifique-se de marcar a opção Usado para variações

É possível adicionar um ou mais atributos através do botão Adicionar novo.

Feita a criação dos atributos clique na opção Variações. Para gerar as variações da sua assinatura você pode clicar no botão gerar variações, onde as variações são geradas automaticamente pelo sistema, ou clicar no botão adicionar  manualmente.

 

Agora basta preencher as configurações referentes a cada variação gerada, como preço, periodicidade de cobrança, dentre outros, assim como explicado na assinatura simples. Cada variação pode ter seu preço e periodicidades diferentes.