Como funciona o Pix da Vindi? Qual benefício esse recurso traz para o meu dia a dia?
O Pix é um novo método de pagamento criado pelo Banco Central que permite pagar e receber de forma segura, gratuita* e instantânea**.
E agora a Vindi também disponibiliza mais essa facilidade para nossos clientes com algumas funcionalidades extras.
Nosso Pix funciona tanto para produtos e serviços quanto para assinaturas de recorrência (Pix Recorrente), e traz vários benefícios para seu negócio:
- Pagamentos podem ser efetuados com praticidade através de QrCode Dinâmico;
- O Pix Copia Cola está disponível nas páginas de pagamento e de fatura;
- A liquidação ocorre em minutos, acelerando a comprovação de compra e envio do pedido/disponibilização do serviço;
- A consulta de saldo e extrato ocorre no ambiente My Account, em página exclusiva, com navegação intuitiva;
- Você pode receber seu pagamento no mesmo dia, em horários pré-definidos.
(*) O Pix é gratuito e ilimitado para compradores ao ser feito por chaves. Quando utilizado em vendas (realizadas via checkout de e-commerce ou QR Code) pode haver cobrança de taxa.
(**) A liquidação do pagamento é instantânea na plataforma. Contudo, o repasse é feito em horários pré-determinados ao lojista.
Como funciona o Pix Recorrente da Vindi?
O Pix Recorrente é uma funcionalidade extra que a Vindi oferece aos clientes.
Ele funciona da mesma forma que os demais pagamentos via Pix, mas com a praticidade de uma cobrança recorrente sem que o lojista precise se preocupar em gerar e enviar a cobrança periodicamente.
Na renovação da assinatura, plano ou mensalidade, geramos automaticamente um Pix e encaminhamos ao cliente via e-mail. Ele deverá acessar a fatura para escanear o QRcode ou copiar o código Pix para efetuar o pagamento na frequência acordada. Simples e prático, não é mesmo?
Como faço para agendar o pagamento do cliente?
Ao criar uma assinatura para o comprador, é possível informar a data de início e frequência de repetição dessa assinatura. Desta forma, no(s) dias(s) definido(s), geramos e enviamos uma cobrança ao comprador automaticamente.
Caso você deseje enviar uma notificação ao comprador sobre a cobrança efetuada, é só acessar o menu: [Configurações] → [Notificações]
O pagamento é instantâneo?
A liquidação do pagamento é realizada em poucos minutos e os valores são disponibilizados em seu extrato do Pix. Em seguida, o recebimento é programado para o próximo horário de pagamento bancário (às 10h do dia seguinte ou às 15h do mesmo dia, a depender do horário da liquidação. Confira aqui a explicação completa sobre isso).
Para visualizar o extrato de todas as transações realizadas com Pix, siga os passos:
- Acesse o painel Yapay
- Clique em [Pix] no menu lateral
- Você será direcionado para página Extrato Pix
- Clique em [Pix] → [Extrato Pix]
Eu recebo o pagamento Pix instantaneamente?
Os valores dos pagamentos via Pix serão depositados na conta bancária cadastrada na Yapay, em horários pré-determinados. Para isso, é importante realizar o processo de verificação de contas na plataforma.
Confira: “O que é verificação de conta e como funciona?”
Em dias úteis, de segunda a sexta-feira, pagamentos aprovados entre 06h00 da manhã até às 11h59, terão saque automático no mesmo dia e a compensação dos valores em sua conta ocorre após às 15h00.
Vendas aprovadas após às 12h00 terão seus valores de saque repassados no próximo dia útil. O saque automático ocorrerá às 06h00 e a compensação dos valores em sua conta acontece após as 10h00.
OBS: O valor mínimo para saque é de R$ 10,00
Existe um valor máximo para o pagamento via Pix?
O valor o máximo para o pagamento é de R$200.000,00.
Quais são as taxas praticadas?
O custo do Pix é de 0,95% por transação aprovada, com valor mínimo de R$1,60.
Ou seja, caso o custo de 0,95% seja inferior ou igual a R$1,60, prevalece o custo mínimo de R$1,60.
Como visualizo minhas vendas feitas via Pix?
Acompanhe suas vendas através do relatório de cobranças ou transações no portal da Vindi, através do menu: Relatórios / Cobranças ou Relatórios/ Transações.
Também é possível acessar o extrato no portal da Yapay:
- Acesse o painel Yapay
- Clique em [Pix] no menu lateral
- Você será direcionado para página Extrato Pix
- Clique em [Pix] → [Extrato Pix]
Caso exista necessidade de estorno total/parcial do pagamento via Pix, o que devo fazer? Nesse caso (total), eu pago a taxa da Vindi?
Para o estorno das transações realizadas via Pix, você pode realizar a operação diretamente para o comprador através de sua própria conta bancária.
Exceto em casos de pagamento em duplicidade. Nesse caso, será gerado um crédito para o comprador utilizar na própria plataforma Vindi.
O cliente solicitou o cancelamento da assinatura paga via Pix. Preciso realizar alguma ação?
Você deve seguir o procedimento de cancelamento de assinatura. Confira aqui.
O cliente solicitou a alteração da data da cobrança via Pix. O que preciso fazer?
Para alterar a data de vencimento da cobrança, basta acessar a área de cobrança na plataforma da Vindi e clicar no botão [Ações] → [Atualizar vencimento], como mostra a imagem abaixo:
De que forma essa cobrança do Pix é feita para o comprador?
O comprador recebe um e-mail com o QrCode ou as informações para copiar o código Pix.
- Com o código QR, o comprador é levado diretamente à tela de pagamento no aplicativo ou site da instituição financeira.
- Com a opção de copiar e colar, ele deverá abrir o site ou aplicativo da instituição financeira, colar o código e efetuar o pagamento.
Uma vez enviada a cobrança do Pix para o comprador, por quanto tempo ela é válida? Há como alterar esse prazo? De que forma?
O vencimento da cobrança é definido nas configurações do método de pagamento, através do menu: [Configurações] → [Método de pagamento], no campo [Dias para vencimento].
Já a expiração do QrCode por default tem duração de 24 horas, mas pode ser configurada na plataforma da Yapay, através do menu [Configurações] →
[Transação de Vendas] → [Duração do QRCode (PIX)].
O comprador poderá efetuar o pagamento do Pix dentro do tempo de expiração do QrCode.
Obs: A definição de duração do QRcode é feita através de minutos, ou seja, para 24 horas será necessário configurar 1440 minutos.
O que acontece se o cliente deixar de fazer esse pagamento?
Caso o cliente não efetue o pagamento do Pix, você poderá emitir uma nova cobrança.
Na plataforma da Vindi, é possível enviar notificações sobre a cobrança por email ou SMS. Acesse o menu: [Configurações] → [Notificações]
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.