[Página de pagamentos] O que é e como customizar?
Uma página de pagamento é uma opção para quem quer realizar uma venda a partir de um link e ainda não tem sua própria tela de pagamentos no site - ou mesmo para quem não tem um e-commerce.
Ela funciona como um checkout online e é a forma mais simples e segura de receber os dados de pagamento de novos assinantes.
Com a Vindi, você tem uma página que pode ser usada de forma avulsa ou acoplada ao seu site no redirecionamento do seu checkout. Também é possível receber cadastros vinculados às compras ou novas assinaturas, dispensando o cadastro manual do vendedor.
Com a página de pagamentos, é possível vender planos, mensalidades e assinaturas ou qualquer formato de cobrança recorrente, além de produtos com cobranças pontuais.
Essa página é armazenada em nossos servidores da Vindi e exime sua responsabilidade de contratar e configurar um certificado HTTPS - um protocolo de segurança que cria um link criptografado para ampliar a segurança das transações e a privacidade do cliente.
Como é a página de pagamentos da Vindi?
- CUSTOMIZAÇÃO
A nova página de pagamentos da Vindi permite uma customização completa de maneira simples para atender às suas necessidades em um único lugar.
Agora você pode fazer customizações ainda mais completas e em poucos cliques, sem precisar de um HTML. São elas:
- Imagem de fundo;
- Logo da sua empresa;
- Cores de destaque do cabeçalho;
- Cores dos botões;
- Exibição opcional do selo Vindi;
- Adição opcional de termos de uso (link fora da plataforma Vindi).
Para fazer as alterações basta acessar o menu "configurações > páginas de pagamentos > customização de páginas > nova customização" conforme telas abaixo:
- Escolha o nome da sua nova customização;
- Faça o upload de uma imagem de fundo e de seu logotipo;
- Escolha a cor do cabeçalho da página e dos botões;
- Você também pode adicionar os termos de uso, que estabelece normas de utilização de seus produtos ou serviços. Para incluir os termos, basta inserir o hiperlink e ativar a opção;
- Clique em “Visualizar rascunho” para conferir a sua nova personalização. Ele abrirá numa nova guia;
- Volte à guia original para salvar sua nova customização.
Para usar a customização em uma nova página de pagamentos, basta criar sua página normalmente.
Para usar a nova customização em uma página de pagamento já existente, basta abrir a página escolhida e selecionar a opção 2.
- VARIAÇÃO DE TEMPLATES (disponível exclusivamente para a V2)
Com a customização, é possível escolher entre os templates criados, que são ilimitados. Dessa forma, o layout da página pode acompanhar a campanha do mês, como Natal, Black Friday e Dia das Mães, por exemplo.
- INCLUSÃO DE TERMOS DE USO (disponível exclusivamente para a V2)
É possível habilitar ou desabilitar a exibição de Termos de Uso - uma proteção jurídica para a empresa, que estabelece as normas de utilização de seus produtos ou serviços. Para incluir os termos, basta inserir o hiperlink e ativar a opção.
Como usar a nova página de pagamento
A nova tela de checkout foi desenhada para melhorar a experiência do usuário no processo de pagamento. Isso colabora também com o aumento do número de suas conversões.
Para usar essa nova página, acesse a plataforma da Vindi, clique em “Configurações” no menu esquerdo e depois em “Páginas de pagamento”.
Você pode criar uma nova página de pagamento ou, se já tem uma, é possível alterar para o novo modelo.
Abaixo explicamos as duas possibilidades:
- Criando uma nova página de pagamento
Em “Páginas de pagamento”, clique no botão “Nova página”. Depois, preencha todos os campos, como nome, endereço de retorno, métodos de pagamento, etc.
Ao final, no campo “versão”, você deve manter a opção 2. É essa seleção que vai determinar qual modelo de checkout será usado.
Por último, clique em “Criar página de pagamento”.
- Migrando a sua página de pagamento existente
Se você já tem uma página de pagamento criada, você não precisa criar uma nova. Basta alterar a que já existe para o novo checkout.
Em “Páginas de pagamento”, clique no nome da página que quer alterar. Na tela seguinte, clique “Editar”.
Vá até o final da página, no campo “versão” e altere o número de 1 para 2 (é essa alteração que define qual tela de checkout será apresentada aos seus clientes).
Por fim, clique em “Atualizar Página de pagamento”.
Se no futuro você quiser voltar a usar a versão antiga, todas as customizações serão mantidas.
Como uso a página de pagamentos?
Após a criação da página de pagamento, você poderá clicar na opção Link para exibir sua página recém-criada. Envie este link manualmente para seus clientes ou, se preferir, publique-o em seu próprio site, redes sociais e apps de comunicação, da maneira como preferir.
Como criar uma página de pagamentos
Na plataforma Vindi existem 3 formas de entrada diferentes para novos assinantes:
- Painel de administração: Usuário da plataforma (você) insere os dados do cliente e da assinatura através do painel web;
- Integração via API: Usando os módulos disponibilizados ou desenvolvimento próprio;
- Páginas de pagamento: Páginas públicas hospedadas nos servidores da Vindi.
Neste artigo explicaremos como você pode usar as páginas de pagamento da plataforma Vindi.
- Para começar, faça login na plataforma da Vindi;
- Em seguida, clique em "Configurações > Páginas de pagamento > Nova página":
Preenchimento dos campos:
Nome: escolha um nome para sua página de pagamentos e deixe a opção “Status” ativa.
Endereço de retorno: insira o endereço URL para redirecionar seu cliente para alguma página de agradecimento ou outra que você deseja promover em seu site após a finalização do pagamento. Esse campo é opcional.
Em seguida, você deve selecionar quais métodos de pagamento vai oferecer ao cliente. Eles podem ser por exemplo: boleto bancário, cartão de crédito, cartão de débito e débito em conta.
Em “Campos Adicionais”, você pode tornar obrigatória a inserção de dados do cliente, como “Número de documento”, “Endereço” e “Telefone”. Para isso, escolha “SIM” nas opções desejadas.
Caso disponibilize o método "Boleto Bancário", não se esqueça de manter os campos “Documento” e “Endereço” selecionados. Eles são obrigatórios!
Opções de segurança
É provável que você queira inserir o link da página de pagamento em seu próprio site público. Fazendo isto, você estará se tornando alvo das mais variadas tentativas de fraude. Mas a plataforma Vindi oferece opções para mitigar o impacto dessas tentativas:
- Integração Antifraude: mecanismo que analisa o comportamento do comprador e atribui uma pontuação conforme o grau da suspeita de fraude. Leia mais sobre a integração antifraude.
- Verificação CAPTCHA: formulário que valida se a assinatura está sendo realizada por uma pessoa de verdade ou um robô automatizado. Leia mais sobre a verificação CAPTCHA.
Como incluir planos na tela de pagamentos?
Após criar a página de pagamentos, é hora de incluir os planos que estarão disponíveis nela.
- Em “Itens à venda”, clique em "Adicionar Item";
- Escolha o plano que quer oferecer e, em seguida, escreva a descrição, como, por exemplo: “mensalidade + taxa de adesão” e finalize no botão “Adicionar item”.
É possível adicionar quantos planos quiser para serem vendidos na mesma página de pagamentos, ou seja, em um mesmo link. Se preferir, também é possível criar uma página para cada plano.
Não há uma opção correta, mas sim opções para que você possa escolher o que se adequa melhor ao seu modelo de negócio, ao perfil do seu cliente ou mesmo do seu site.
Como incluir campos adicionais à página de pagamentos?
É possível incluir campos personalizados em sua página, a depender das necessidades do seu negócio. Para criar campos personalizados, confira esse artigo.
A inclusão de novos campos é realizada por nossa equipe de atendimento. Basta abrir uma solicitação com os campos para nossa Central de Ajuda.
Preenchimento prévio dos campos
Se desejar, você também pode enviar a página com algumas informações previamente preenchidas. Leia mais sobre os parâmetros das telas de pagamento.
