Como faço para configurar o remetente das notificações por e-mail?

Por padrão, a plataforma Vindi envia as notificações por meio de um endereço de e-mail genérico terminado em @vindi.com.br, aplicando o seu endereço de resposta (Reply-To) configurado.

Isso significa que ao responder seu e-mail, o cliente enviará a resposta para seu endereço corretamente, ainda que o remetente continue com o endereço vindi.com.br.

Isto ocorre pois a Vindi não possui a autorização para enviar e-mails utilizando seu domínio. Essa autorização é configurada em seu serviço de DNS, através dos registros SPF e DKIM.

Com esse registro garantimos a autenticidade das mensagens enviadas em seu nome e reduzimos a possibilidade do e-mail cair na caixa de spam.

Para configurar seu próprio domínio no remetente, você ou seu responsável técnico precisará executar as instruções a seguir.

Instruções para configuração do registros

As alterações abaixo devem ser realizadas no registro DNS do domínio desejado.

DKIM
Crie um registro do tipo TXT, com o nome mandrill._domainkey.seudominio.com.br (substitua seudominio.com.br) e o use seguinte conteúdo no registro:
v=DKIM1; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQCrLHiExVd55zd/IQ/J/mRwSRMAocV/hMB3jXwaHH36d9NaVynQFYV8NaWi69c1veUtRzGt7yAioXqLj7Z4TeEUoOLgrKsn8YnckGs9i3B3tVFB+Ch/4mPhXWiNfNdynHWBcPcbJ8kjEQ2U8y78dHZj1YeRXXVvWob2OaKynO8/lQIDAQAB;

Crie dois registros CNAME:
um com o nome mte1._domainkey.seudominio.com com o valor dkim1.mandrillapp.com e outro com o nome mte2._domainkey.seudominio.com e o valor dkim2.mandrillapp.com   

 

DMARC


Crie e salve um registro TXT em seu DNS com o nome
_dmarc.seudominio.com com o valor de v=DMARC1; p=none     

 

Substitua seudominio.com   pelo domínio que você está configurando.

 
SPF
Provavelmente seu DNS já possui um registro do tipo SPF. Você precisará adicionar o valor include:spf.mandrillapp.com no final dele, antes do último operador que já estiver configurado (~all, ?all ou -all).

 
Assim que realizar essas duas configurações, efetue os testes usando as ferramentas abaixo e, em caso positivo, entre em contato com o suporte para liberar o remetente customizado.

Testando as configurações 

Para testar as configurações é possível utilizar 2 ferramentas diferentes:
  • DKIMCore: Preencha mandrill no campo Selector e preencha seu domínio (sem www) no campo Domain. Clique e Check. Se suas configurações de DKIM estiverem corretas, você receberá a mensagem "This is a valid DKIM key record".
  • MX Lookup Tool: Preencha seu domínio (sem www) no campo Domain name e clique no botão MX Lookup. Verifique se a tabela exibida contém a seguinte linha:
     

Desativação automática

Caso as configurações acima sejam removidas do seu DNS após a ativação do remetente customizado, a plataforma voltará automaticamente a usar o remetente padrão e enviará um e-mail para você notificando o problema.
 
Neste caso, refaça as configurações acima e acione nossa equipe de atendimento para reativar o remetente customizado.