Em qualquer empresa que trabalha com grande volume de clientes e assinaturas é desafiador calcular e acompanhar um conjunto de indicadores chave.
Os dados precisam ser tratados corretamente, e em um curto espaço de tempo para que a informação seja analisada enquanto ela é relevante. E mais importante, os dados devem orientar a tomada de decisão, então o tempo do gestor deve ser investido na análise, e não no cálculo.
Quem pode usar
O painel está disponível para todos os clientes Vindi que trabalham com assinaturas e tem fluxo de recebimentos recorrente.
É importante frisar que os clientes que trabalham somente com faturas avulsas terão os seus dashboards "zerados", pois as métricas são computadas a partir da análise das assinaturas que são processadas pela nossa plataforma.
Outro ponto importante a ser ressaltado é que por enquanto o novo dashboard é capaz de apresentar informações somente para clientes que possuem pelo menos 12 meses de utilização da plataforma, pois as análises são feitas buscando o histórico do período.
Próximos passos
O dashboard apresentado está em sua primeira versão. Novas funcionalidades, para os relatórios além de novos gráficos e visões serão acrescentados em breve.
Principais métricas de assinaturas
Pensando nessa dinâmica, montamos o novo Dashboard, com algumas das principais métricas para gestão de negócios com produtos e serviços recorrentes. Assim você economiza tempo e reduz a chance de erros ao trabalhar com planilhas.
Um maior detalhamento das métricas SaaS e seus conceitos está disponível neste artigo.
MRR
MRR (Monthly Recurring Revenue) é a Receita Recorrente Mensal. Representa a receita gerada todos os meses pelos produtos e serviços vendidos no modelo de assinaturas.
O painel mostra a variação de mês para mês, e traz comparativos com o MRR em períodos anteriores, para que você possa analisar o crescimento da sua operação.
Vale lembrar que o MRR não é uma métrica de caixa, ele mede a emissão de faturas em um determinado período, então o fluxo financeiro pode ser recebido em períodos diferentes.
A segunda visão mostra a variação de MRR. Calculando o saldo entre o Novo MRR e o MRR Cancelado.
O MRR Novo é originado pelas assinaturas criadas no período. E o Cancelado representa o MRR que deixou de ser recebido, referente às assinaturas que foram canceladas no mesmo período.
Assinaturas
O terceiro gráfico mostra a evolução da quantidade de Assinaturas ativas em uma visão mensalizada. Lembrando que um mesmo cliente pode ter múltiplas assinaturas contratadas.
O gráfico também mostra a taxa de cancelamento, ou seja o Churn Rate, de assinaturas. O churn é a razão entre o número de assinaturas canceladas durante um mês, e o saldo de assinaturas no início do mês.
O churn rate é importante para ter uma projeção do lifetime médio da sua carteira de assinaturas. Essa métrica será explorada no próximo release.
A segunda visão de assinaturas mostra o saldo entre a criação e o cancelamento de assinaturas.
As novas assinaturas são aquelas criadas durante o mês de medição, e as canceladas representam o churn do mesmo período.
MRR Saldo, que é o cálculo entre churn e new do MRR. Sendo que o NET é a diferença entre eles.
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