A conciliação financeira é uma importante prática de gestão usada pela maioria das empresas para medir a saúde financeira da empresa, possibilitando maior visibilidade e controle das informações e processos. Neste post iremos ver como fazer este processo utilizando as plataformas Vindi Pagamentos e Recorrência.
Visualização das vendas efetivadas
O primeiro passo é o de analisar as vendas efetivadas, ou seja, as transações que foram cobradas com sucesso. Essa informação pode ser visualizada em dois locais diferentes. Os relatórios trazem informações e filtros semelhantes além de ambos podem ser exportados.
Por outro lado, os filtros da Recorrência têm um maior viés para métricas de assinatura enquanto que os do Intermediador de Pagamentos possuem filtros mais voltados para variáveis financeiras. Desta forma, podemos ver que eles são complementares e fica a cargo do nosso cliente escolher o local desta consulta.
Relatório de transações na Vindi Recorrência
O relatório de transações traz as informações sobre as mensalidades cobradas dos clientes.
Relatório Minhas Vendas na Vindi Pagamentos
Ao mesmo tempo, você pode verificar as transações efetivadas em seu painel de gestão Vindi Pagamentos através da aba "minhas vendas".
Visualização da liquidação dos recebíveis
Relatório Minhas Vendas na Vindi Pagamentos
A visualização líquida de cada transação você pode observar na própria aba "minhas vendas" da Vindi Pagamentos. Em cada transação você consegue observar também a data em que o valor da venda estará disponível em sua conta.
Informações complementares no extrato de lançamentos
Vale lembrar também que as informações sobre o extrato de recebíveis podem ser úteis neste momento de conciliação, pois ele irá mostrar os movimentos de saída e entrada de valores da conta com as suas respectivas datas e valores totais. Além disso, esta aba oferece uma grande facilidade no processo de antecipação de recebíveis.
Possíveis divergências que podem ocorrer
Caso ocorra alguma divergência entre os dados conciliados, não se preocupe, pois as causas podem ser principalmente:
Estornos e chargebacks
Estornos e chargebacks costumam ser a causa mais comum de discrepâncias entre as vendas concluídas e os valores recebidos, pois essas operações ocorrem no intervalo entre a captura do valor e o seu recebimento geralmente.
Vale lembrar que o cartão é estornado diretamente na plataforma Vindi Recorrência, enquanto que o PIX e boleto são estornados diretamente na Vindi Pagamentos. Estes dois últimos portanto, vão gerar uma diferença na visão de faturamento entre as duas plataformas.
Para mais informações, consulte: Como funciona o estorno do PIX.
Vendas compartilhadas
Outra possível causa está em comissões pagas para participantes da transação, pois estes valores são debitados do valor total da venda. Para ver estes valores de forma específica, consulte "vendas compartilhadas".
Nome cadastrado x nome do cartão
Outro ponto a ser observado é uma possível diferença entre o nome do cliente cadastrado no momento da assinatura. Por exemplo, no caso de uma escola, o nome do assinante cadastrado pode ser o do aluno, mas o cartão cadastrado provavelmente será dos pais do aluno, o qual terá o nome de portador diferente.
Caso isso ocorra, você pode consultar o nome do cartão cadastrado nos perfis de pagamento, os quais estão visíveis dentro do cadastro de cada cliente na Vindi Recorrência.
📚 Veja também:
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.