Empresas que trabalham com pagamentos recorrentes podem frequentemente precisar fazer reajustes em suas mensalidades. Os casos mais comuns são aqueles em que os serviços são reajustados anualmente de acordo com os índices de inflação (IPCA e IGPM por exemplo).
Podem ocorrer também os reajustes feitos esporadicamente quando há um aumento substancial de custos. Isso pode ocorrer, por exemplo, em clubes de assinaturas que utilizam produtos e matérias primas que podem sofrer aumento de acordo com uma sazonalidade.
Como realizar um reajuste
Para fazer um reajuste, basta seguir o passo a passo: Entrar em "Configurações", e na seção "Venda", clicar em "Reajuste de Assinaturas".
Na tela dos reajustes, você pode criar um novo reajuste e visualizar o histórico de reajustes já efetivados.
Lista de reajustes
Histórico de reajustes
A lista com o histórico de reajustes traz as seguintes informações:
- Nome do Reajuste
- Percentual aplicado no momento do reajuste
- Data de aplicação
- Reajustado por: plano ou lista de clientes
- Status de processamento: que pode ser aplicado, agendado ou processando
Novo reajuste
Ao clicar em “novo reajuste", você irá se deparar com a tela na qual você irá escolher a forma como o reajuste será feito: reajustar assinaturas por uma lista de clientes escolhida manualmente ou por uma base de clientes fixa contemplada por um plano.
Reajuste de assinaturas por planos
O reajuste por planos é o mais automático, pois é aquele que consegue contemplar uma maior quantidade de clientes a partir do momento em que você seleciona um ou mais planos para ter a mudança aplicada.
É importante frisar que o reajuste por planos não possui outros filtros além do nome do plano. Por isso, é indicado somente para casos de reajuste geral da base, como os que ocorrem em caso de aumento de custos já previstos em contrato, por exemplo.
Em casos de reajustes anuais como o IPCA e IGPM, esse modelo somente atenderia casos em que fossem praticados planos que tiveram uma duração específica. Por exemplo, um “plano black friday” (que ao ter sido cadastrado contemplasse somente clientes que contrataram um serviço em novembro do ano anterior) poderia ser reajustado sem problemas em novembro do ano seguinte.
Vale lembrar que o reajuste por plano efetua uma mudança nos valores cobrados nas próximas mensalidades dos clientes antigos ativos nele apenas, não alterando assim o valor padrão de clientes que efetuarem novas contratações.
Reajuste de assinaturas por clientes
Por outro lado, o modelo de reajuste por clientes é o mais customizável, pois permite a escolha dos clientes com base na visualização dos dados de nome, plano, método de pagamento e ciclo.
Ao mostrar o ciclo do cliente, este é o mais indicado para reajustes anuais, pois nele se identifica facilmente o tempo de contrato do cliente. Desta forma, basta selecionar os clientes que estão em ciclos de 12 meses (ou seus múltiplos 24, 36…) para selecionar na base a ser reajustada.
Pontos de atenção, dicas e boas práticas
Boas práticas de nomenclatura
Ao fazer um reajuste, um ponto de atenção está no nome do novo reajuste que será aplicado, é importante que ele seja auto explicativo para facilitar a visualização posterior no histórico.
Exemplo 1: ao criar um reajuste por uma lista de clientes escolhida manualmente, pode ser interessante criar em um formato como “Reajuste mês jan23 (referente aos clientes de jan22)”.
Exemplo 2: ao criar um reajuste que contempla todos os clientes de um plano, pode ser interessante usar uma nomenclatura como “Reajuste mês jan23 (referente ao plano xyz)”.
Desta forma, você terá uma visibilidade mais fácil no histórico, principalmente se você seguir sempre o mesmo padrão.
Efetuar o reajuste no último dia do mês
É importante observar as datas de cobranças dos clientes, pois, o reajuste atua na próxima mensalidade do cliente. Desta forma, uma boa prática é reajustar após o fim do último período com o valor antigo, evitando assim que clientes possam ser reajustados antes do mês correto. Para mais informações, consulte sobre o funcionamento dos ciclos.
O reajuste ocorre na assinatura, não no cliente
Vale lembrar que o reajuste é feito nas assinaturas, não no cliente. Ou seja, caso o seu cliente tenha contratado mais de uma assinatura, o reajuste de uma não irá impactar em outra que ainda não tenha sido reajustada naquele momento.
Histórico de alteração no cliente
Após o reajuste, você poderá ver a alteração dentro do cadastro do cliente da seguinte forma:
Troca de método de pagamentos em massa
Esse processo de troca não é feito através dos reajustes, mas sim no Relatório de Assinaturas. Na tela de edição é possível fazer essa troca em massa.
Desfazer os reajustes
Uma vez efetuado, não é possível desfazer o reajuste. Por isso, caso tenha reajustado algum cliente por engano, ou mesmo se ocorreu alguma renegociação com o cliente e o reajuste precisa ser desfeito, o processo correto é entrar no cadastro do cliente e alterar o valor do produto atrelada a ela. Neste caso, somente o valor do cliente em questão será alterado, sem alterar o valor de face padrão daquele produto.
É comum que em momentos de reajustes ou renovações de contratos os clientes estejam mais propensos a optarem por planos pré-pagos. Nestes casos, você pode simplesmente cancelar a assinatura mensal do cliente, substituindo-a por um pagamento único anual (à vista ou parcelado) ou por um parcelamento recorrente, que poderia ser um plano semestral, por exemplo.
Limite de clientes e reajustes por API
O reajuste por clientes tem uma limitação de 600 clientes. Para quantidades maiores de assinaturas, é possível fazer uma alteração de valores através de um script por API.
Diferença entre reajuste e valores variáveis
Outro ponto que é importante ser lembrado é a distinção entre os conceitos de reajuste e de precificação variável. No primeiro caso, o reajuste é pontual e não uma regra. No segundo, a variação de consumação é uma regra aplicada através das regras de cobranças automáticas que seguem o cálculo pré determinado.
Como habilitar o reajuste de assinaturas
O reajuste de assinatura é um processo complexo e pode variar muito de acordo com a operação de cada empresa, por isso, para mitigar riscos em sua utilização, na plataforma Vindi ele não é uma função aberta, mas sim, uma função que pode ser ativada mediante solicitação. Então, caso você tenha interesse em usar essa funcionalidade da plataforma, entre em contato com o nosso atendimento.
📚 Veja também:
- Como informar reajuste de preço para o cliente sem crise (Blog Vindi)
- Como faço o reagendamento de cobranças de assinaturas?
- Como funciona a Precificação de produtos?
- Qual é a diferença entre parcelamento e recorrência na plataforma?
- Como criar um "Plano Parcelado"?
- Índice da Base de conhecimento Vindi Recorrência
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