Um perfil de pagamento corresponde às informações do cartão de crédito ou aos dados da conta bancária do seu cliente. O perfil de pagamento é obrigatório para efetuar cobranças usando os métodos de pagamento cartão de crédito, débito em conta corrente e cartão de débito.
Cobranças com ou sem perfil de pagamento
A plataforma Vindi suporta a emissão de faturas mesmo sem a presença de um perfil de pagamento. Neste caso, um e-mail será enviado para o seu cliente solicitando o preenchimento destas informações por meio de um link para uma página segura.
Esta funcionalidade é especialmente útil quando seu cliente se compromete a efetuar o pagamento através do cartão de crédito, porém sem ter fornecido qualquer informação de pagamento.
Considerando isso, há dois cenários possíveis na emissão de uma fatura ou assinatura:
1 - Cliente já possui um perfil de pagamento: Ao emitir uma fatura para um cliente que já possui um perfil de pagamento, a plataforma tentará efetuar uma tentativa de cobrança automaticamente, usando os dados previamente informados.
2 - Cliente não possui um perfil de pagamento: Neste caso, a plataforma irá enviar um e-mail solicitando o preenchimento destas informações. Verifique o conteúdo deste e-mail na configuração das notificações de sua conta.
Cadastro de perfis de pagamento
Perfis de pagamento podem ser cadastrados de 4 maneiras diferentes:
- Por você, usuário da plataforma, através do painel de administração;
- Diretamente pelo cliente, através da tela de pagamento da fatura;
- Diretamente pelo cliente, através da API pública;
- Indiretamente através da API privada.
Se o seu objetivo é fornecer um checkout transparente para seu cliente, você poderá usar a API pública (recomendável) ou privada. Para mais informações, consulte o artigo sobre as diferenças entre o cadastro via API pública e API privada.
Melhorias em Perfil de Pagamento
Status Perfis de pagamentos
Status ativo: O perfil de pagamento poderá ser utilizado via API ou plataforma para cobranças e retentativas.
Status inativo: O perfil de pagamento poderá ser utilizado apenas via API para cobranças e assinaturas e não é possível utilizar estes perfis de pagamento em tela ou em retentativas.
Status deletado: O perfil de pagamento não poderá ser visualizado ou utilizado para nenhuma cobrança ou assinatura permanentemente por API ou via tela.
Exclusão permanente do Perfil de pagamento
Como deletar um perfil de pagamento?
Por Plataforma:
1- Acesse o cliente que você removerá o perfil de pagamento
2- Acesse a aba “perfil de pagamento”
3- Clique na “engrenagem” do perfil de pagamento a ser removido
4- Clique em “remover perfil”.
5- Confirme a exclusão clicando no botão “remover perfil”.
Por API:
Para remover um perfil de pagamento via API:
1- Após a autenticação é necessário chamar o endpoint api/v1/payment_profiles/{id} com o método http DELETE
2- Se não for informado nenhum conteúdo no corpo da requisição, o comportamento padrão é inativar o perfil de pagamento
3- Caso seja informado o seguinte conteúdo: { "remove_permanently": true }
O status do perfil de pagamento será deletado.
Posso configurar um perfil de pagamento ativo para não ser utilizado nas retentativas?
Sim, juntamente com as melhorias apontadas nos tópicos anteriores, inserimos uma nova configuração no perfil de pagamento que permitirá definir se o novo método de pagamento deverá ou não ser utilizado nas funcionalidades de retentativas. Essa configuração pode ser efetuada pelos mesmos caminhos que a exclusão permanente, sendo elas via plataforma ou via API.
Para novos cartões:
Via Plataforma:
1- Durante a criação de um novo perfil de pagamento, basta clicar no botão opções avançadas;
2- escolher a opção ativo;
3- E, por fim, clicar em “criar novo perfil de pagamento”.
Por API:
1- Após a autenticação é necessário chamar o endpoint api/v1/payment_profiles com o método http POST;
2- Se não for informado nenhum conteúdo no corpo da requisição, o comportamento padrão é permitir o perfil de pagamento de ser retentado em cobranças não pagas;
3- Caso seja informado o seguinte conteúdo: { "allow_as_fallback": true }
o perfil de pagamento poderá ser retentado em cobranças não pagas;
4- Caso seja informado o seguinte conteúdo: { "allow_as_fallback": false }
O perfil de pagamento não poderá ser retentado em cobranças não pagas.
Para cartões existentes:
Via Plataforma:
1- Acessar o cliente;
2- Clicar na aba “perfil de pagamento”;
3- Clicar na engrenagem ao lado direito da tela;
4- Clicar em “editar”;
5- escolher a opção ativo.
Observação: Estamos mapeando melhoria na API para executar modificação no cartão de crédito legado.
Dúvidas comuns
Lembre-se de cadastrar o perfil de pagamento antes de efetuar a assinatura ou emitir uma fatura avulsa.
Se você cadastrar o perfil de pagamento depois, terá que acessar a cobrança gerada e usar a função Cobrar agora para efetuar a tentativa.
Boletos bancários
Não é necessário cadastrar um perfil de pagamento para emissão de boletos bancários.
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