Antifraude é o mecanismo usado por empresas que desejam minimizar a incidência de chargebacks em sua operação. Normalmente sistemas antifraude efetuam a análise do comportamento do cliente e atribuem uma pontuação da probabilidade de fraude. Dependendo desta pontuação, é possível aprovar ou rejeitar uma compra automaticamente.
A Vindi possui integrações nativas com as plataformas Konduto e Clearsale.
Funcionamento
Fluxo da transação
A plataforma Vindi implementa a análise após a autorização, o que significa que toda tentativa de compra será autorizada primeiro na adquirente, depois submetida à análise antifraude e só então será capturada.
O fluxo ocorre nesta direção para otimizar a captura de informações, pois, submetemos à análise antifraude somente cartões que foram dados como válidos pela adquirente anteriormente.
Sistema de pontuação
Cada análise realizada retorna uma pontuação entre 0.00 e 1.00. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de fraude. Baseando-se nesse número, a plataforma Vindi irá executar uma das seguintes ações: aprovação ou reprovação automática ou revisão manual.
Status das transações
Com base nas análises os antifraudes podem retornar os status:
- Aprovação automática: Ocorre quando a análise antifraude indica baixa probabilidade e a plataforma considera a compra segura.
- Rejeição automática: Caso a análise indique alta probabilidade de fraude, a transação é recusada automaticamente pela plataforma.
- Revisão manual: Nos casos onde a análise não consegue definir uma ação a ser tomada, a cobrança assume este status e aguarda por uma revisão manual no painel de administração da Vindi.
A ação executada e a pontuação permanecem armazenadas na transação. Essas informações podem ser consultadas através do painel de administração ou da API.
Variáveis e regras de negócios
É importante observar também que cada antifraude pode ter particularidades com relação aos planos contratados e/ou sobre as informações recebidas nas integrações com a Vindi. Abaixo listamos algumas delas.
Revisão manual
Além da análise automática, os antifraudes normalmente possuem também a revisão manual. O fato de que uma transação caiu na revisão manual não significa necessariamente que seja uma fraude, significa apenas que o algoritmo não conseguiu sozinho ter insumos para dar um veredito sobre ela.
A possibilidade de fazer uma revisão manual pode variar conforme o plano contratado no antifraude, então é importante o lojista observar essa informação no momento da contratação. Além disso, é importante observar se a integração contempla a análise pela mesa de revisão do antifraude e/ou do próprio lojista.
Cobertura de chargeback
É possível que os antifraudes tenham planos que contemplem a cobertura de chargeback, a qual funciona como uma espécie de seguro caso o cliente passe por essa situação, por isso, esse é outro ponto de atenção que o cliente precisa ter no momento da contratação.
Análise de transações
Outra questão que pode variar nas integrações com os antifraudes é com relação à possibilidade de analisar todas as transações sem exceções ou somente as que envolvem maior risco (primeira mensalidade ou troca de perfil de pagamento na recorrência).
Veja abaixo nos links dedicados a cada integração para ver as particularidades de cada um.
📚 Veja também:
- Pagamento on-line com antifraude (blog Vindi)
- Como funciona um antifraude no e-commerce (blog Vindi)
- Dicas para vendas mais seguras (blog Vindi)
- Como configurar a Konduto na plataforma Vindi?
- Como habilitar a integração com o ClearSale Realtime Decision
- Como habilitar a integração com o ClearSale Total
- Índice da Base de conhecimento Vindi Recorrência
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