[Assinatura] Como cancelar e como reativar assinaturas canceladas
Como cancelar assinaturas?
1) Vá até o campo "pesquisar clientes", no parte superior da sua plataforma;
2) Insira o nome do cliente neste campo e aperte enter;
3) O nome do cliente aparecerá na sua tela. Clique em cima do nome para abrir um resumo da assinatura deste cliente;
4) Ao lado do resumo, clique na aba "assinaturas";
5) Clique no nome da assinatura que deseja cancelar;
6) Ao abrir esta assinatura, no campo superior direito, clique em "ações > cancelar";
7) Clique em "confirmar". A assinatura passará de “ativa” para “cancelada”, e o seu cliente final não terá mais cobranças, tornando-se assim um cliente inativo.
Importante: caso o cliente ainda tenha faturas em aberto, você pode manter o status das mesmas como “aguardando pagamento” ou então cancelá-las.
Como reativar assinaturas canceladas?
Utilize a função "Reativar" para desfazer o cancelamento de assinaturas. Acesse a assinatura desejada e clique em "Ações > Reativar".
A reativação de assinaturas canceladas pode ser feita a qualquer momento. Esteja ciente de que o registro original de cancelamento será removido definitivamente e a precificação da assinatura original será mantida.
A reativação pode ser realizada em 2 momentos: Durante o período ou após o término do período.
1. Reativação durante o período
Se a reativação for realizada durante a vigência do último período, você poderá se deparar com 2 cenários:
- Quando a data da cobrança do período estiver no futuro: A plataforma irá efetuar o faturamento automaticamente na data programada. Não é necessário executar nenhuma operação adicional;
- Se a data da cobrança estiver no passado: Você poderá emitir a fatura manualmente a partir da tela do período usando o botão "Gerar fatura", caso este seja seu desejo.
2. Reativação após o término do período
O comportamento da reativação após o término é semelhante ao início de uma nova assinatura: Um novo período será gerado, porém a contagem de ciclos continuará a partir do número já existente. Uma cobrança poderá ser gerada automaticamente dependendo das configurações da assinatura.
É importante lembrar que a plataforma não impõe nenhum limite de data na reativação de assinaturas, porém é uma boa prática iniciar uma nova assinatura quando a diferença entre o cancelamento e a reativação estiver muito ampla (de acordo os critérios do seu modelo de negócio).
3. Reativação na API
Para efetuar a reativação via API, utilize o método POST /subscriptions/{id}/reactivate. Além do objeto subscription, a reativação também poderá retornar a nova fatura gerada (bill).
Para ver mais detalhes sobre como cancelar uma assinatura, assista nosso vídeo tutorial aqui.
