[Assinatura] Como cancelar e como reativar assinaturas canceladas

Como cancelar assinaturas?

1) Vá até o campo "pesquisar clientes", no parte superior da sua plataforma;

2) Insira o nome do cliente neste campo e aperte enter;

3) O nome do cliente aparecerá na sua tela. Clique em cima do nome para abrir um resumo da assinatura deste cliente;

4) Ao lado do resumo, clique na aba "assinaturas";

5) Clique no nome da assinatura que deseja cancelar; 

6) Ao abrir esta assinatura, no campo superior direito, clique em "ações > cancelar";

7) Clique em "confirmar". A assinatura passará de “ativa” para “cancelada”, e o seu cliente final não terá mais cobranças, tornando-se assim um cliente inativo. 

Importante: caso o cliente ainda tenha faturas em aberto, você pode manter o status das mesmas como “aguardando pagamento” ou então cancelá-las.

 

Como reativar assinaturas canceladas?

Utilize a função "Reativar" para desfazer o cancelamento de assinaturas. Acesse a assinatura desejada e clique em "Ações > Reativar".

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A reativação de assinaturas canceladas pode ser feita a qualquer momento. Esteja ciente de que o registro original de cancelamento será removido definitivamente e a precificação da assinatura original será mantida.

A reativação pode ser realizada em 2 momentos: Durante o período ou após o término do período.

Suponha que o período corrente de uma assinatura mensal começava no dia 01/05 e terminava no dia 31/05. Esta assinatura sofreu um cancelamento no dia 20/05.
Uma reativação no dia 25/05 seria considerada uma reativação durante o período, nesse caso a assinatura continua exatamente como se não houvesse cancelamento. 
Já se a reativação fosse realizada no dia 03/06, esta seria considerada uma reativação após o término do período, nesse caso um novo período é iniciado no ato da reativação e a nova data de início será considerada para todos os períodos seguintes. 
 

1. Reativação durante o período

Se a reativação for realizada durante a vigência do último período, você poderá se deparar com 2 cenários:

  • Quando a data da cobrança do período estiver no futuro: A plataforma irá efetuar o faturamento automaticamente na data programada. Não é necessário executar nenhuma operação adicional;
  • Se a data da cobrança estiver no passado: Você poderá emitir a fatura manualmente a partir da tela do período usando o botão "Gerar fatura", caso este seja seu desejo.

2. Reativação após o término do período

O comportamento da reativação após o término é semelhante ao início de uma nova assinatura: Um novo período será gerado, porém a contagem de ciclos continuará a partir do número já existente. Uma cobrança poderá ser gerada automaticamente dependendo das configurações da assinatura.

É importante lembrar que a plataforma não impõe nenhum limite de data na reativação de assinaturas, porém é uma boa prática iniciar uma nova assinatura quando a diferença entre o cancelamento e a reativação estiver muito ampla (de acordo os critérios do seu modelo de negócio).

3. Reativação na API

Para efetuar a reativação via API, utilize o método POST /subscriptions/{id}/reactivate. Além do objeto subscription, a reativação também poderá retornar a nova fatura gerada (bill).

 

 

Para ver mais detalhes sobre como cancelar uma assinatura, assista nosso vídeo tutorial aqui.