Qual é a função de uma retentativa de cobrança comum?
A Retentativa simples automática possui a função de tentar recuperar as cobranças inadimplentes através da mesma configuração da transação original: mesma adquirente e mesmo cartão de crédito. É realizada a cada 3 dias após a primeira rejeição e pode ser configurada para acontecer até 5 vezes.
E qual é o diferencial das Retentativas da Vindi?
As retentativas são produtos exclusivos da Vindi. Elas utilizam inteligência de dados e de mercado para configurar novas tentativas de pagamento, com regras de configuração bastante específicas, sendo ativadas, por exemplo, diante de uma indisponibilidade de limite ou um erro de processamento na adquirente.
As funcionalidades são desenhadas para otimizar as chances de receber pagamentos em dia, ou seja, permitem uma maior fidelização do cliente de recorrência, bem como uma redução da inadimplência.
Como funciona a Retentativa com troca de perfil de pagamento?
Após todas as tentativas de recuperação de inadimplência ocorrerem (Retentativa simples, Retentativa com troca de adquirente e/ou Retentativa com inteligência de saldo), serão realizadas novas tentativas de cobranças em outros cartões de créditos ativos que o cliente possua, até 5 vezes nos cartões de crédito mais recentes na plataforma. Obs: Cartões repetidos, mesmo que possuam id de perfil de pagamento diferentes, não serão utilizados novamente na mesma cobrança.
- Qual benefício esse recurso traz para o meu dia a dia?
A possibilidade de concluir a transação com outro cartão de crédito cadastrado pelo cliente potencializam as chances de sucesso do pagamento, visto que há diferentes limites de crédito disponível em cada momento.
Nossas pesquisas apontam que o uso da Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento aumentou em 18% o sucesso das transações, mesmo após todos os outros métodos de retentativa terem sido aplicados.
- Como visualizo as retentativas efetuadas?
A Vindi possui um relatório de recuperação de inadimplência e é possível verificar também no relatório de Transações.
Para acessar, clique em Relatórios > Transações > Recuperação de inadimplência.
- Como vejo quais retentativas foram bem sucedidas? Posso baixar algum relatório? Onde?
Além do relatório de recuperação de inadimplência, é possível acompanhar e filtrar as retentativas no relatório de transações.
- O meu cliente fica sabendo que estou usando uma retentativa no pedido dele?
Alguns bancos podem exibir as transações rejeitadas no bankline ou app do cartão.
Essa, contudo, é uma prática bastante comum hoje em dia e que não deve gerar nenhum tipo de constrangimento ou insatisfação.
- Essa retentativa é combinada com outras? Por exemplo, há uma Retentativa Inteligente de Saldo caso o novo perfil de pagamento também esteja sem limite?
Não. Essa funcionalidade é o último estágio da recuperação, portanto não inicia um novo ciclo de recuperação de inadimplência.
- Como eu ativo essa funcionalidade?
Para ativar a Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento, basta optar por essa funcionalidade em seu painel Vindi.
1 - Acesse configurações da plataforma Vindi Recorrência
2 - Acesse "Métodos de Pagamento"
3 - Clique em "Editar" no ícone da engrenagem localizado no método de pagamento em que efeturará a retentativa
4 - Clique em "Sim" em "Retentativa com troca de perfil de pagamento"
5 - Clique em "Atualizar método de pagamento".
6 - Pronto! A funcionalidade está ativa!
- De que forma ela é cobrada? Quais são as taxas?
A ativação do recurso não gera nenhum custo extra. As taxas cobradas na Retentativa com Troca de Perfil de Pagamento são as mesmas aplicadas ao preço comum das transações.
- Quais são os requisitos para ativação da funcionalidade?
- É preciso utilizar um perfil de pagamento ativo de “cartão de crédito”
- A cobrança só é realizada na última retentativa, seguindo o fluxo de retentativas padrão da plataforma
- Perfis de pagamentos duplicados terão que ser filtrados e será efetuada apenas uma retentativa
- A ordem das retentativas será pela data de atualização dos perfis, sendo do mais atual pro mais antigo
- Caso nenhum dos perfis adicionais obtenha sucesso, o sistema seguirá o fluxo normal de retentativas padrão da plataforma, utilizando o perfil de pagamento original da primeira tentativa
- O serviço estará disponível apenas para clientes optantes que ativarem a funcionalidade.
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