A Konduto é uma das plataformas de análise antifraude que a Vindi Recorrência tem integração nativa.
Pré-requisitos e regras de negócio
O primeiro passo para utilizar esta integração é ter uma conta em ambas as plataformas, caso ainda não tenha, entre em contato com a equipe comercial deles através do site.
Adquirentes
Todas as adquirentes integradas têm a possibilidade de realizar transações em duas etapas, por isso, elas não trazem impeditivo para este processo.
Transações verificadas
São verificadas somente as transações de maior risco, ou seja, a primeira que é realizada no momento do cadastro da venda e posteriormente caso ocorra uma troca de cartão no perfil de pagamento.
Cadastro do cliente com e-mail
A análise Konduto exige o que o endereço de e-mail do cliente seja informado. Caso o cadastro do cliente não possua e-mail, a análise antifraude não será realizada, porém a transação será processada normalmente.
Análise manual
Quando uma cobrança encontra-se no estado "Suspeita de fraude", é necessário revisá-la manualmente, aprovando ou rejeitando-a. Você pode consultar todas as cobranças suspeitas de fraude que aguardam aprovação através do relatório Suspeitas de fraude no painel de administração. Via API, busque as cobranças (charges) com status=fraud_review.
A revisão pode ser realizada acessando a fatura em questão através da opção Ações > Revisar suspeita. Também é possível efetuar a mesma operação na API através do método POST /charges/{id}/fraud_review.
Há duas possibilidades de revisão manual:
- Revisão manual pelo time Konduto: caso você tenha contratado o plano Konduto Completo, todos os pedidos não aprovados automaticamente são direcionados a um time de especialistas que faz uma análise da transação, tentando inclusive contato com o cliente.
- Revisão manual pelo próprio lojista: O lojista pode fazer a revisão manual na plataforma Konduto. Além disso, a integração permite que as transações possam ser revisadas pelo cliente na plataforma Vindi através do Relatório de Suspeita de Fraude.
Planos Konduto
É importante que o cliente observe bem as diferenças entre os planos Konduto:
- Produto Performance: O produto performance realiza a análise de fraude, rejeição e aprovação de forma automática, sem intervenção humana
- Produto Completo: Nesta opção, um grupo de transações são enviadas para uma mesa de análise, onde um operador da Konduto realizará uma verificação manual, informando se existe fraude ou não.
Possibilidades de uso
A integração Vindi<>Konduto permite a análise de transações tanto pela página de pagamentos Vindi (sem integração) quanto pelo checkout transparente (integração). Veja abaixo os requisitos de configurações de cada tipo de utilização:
- Página de pagamentos Vindi:
- Habilitar a integração e configurar as plataformas
- Configurar o webhook
- Marcar as páginas através das Tags de navegação
- Adicionar o código JavaScript para coletar eventos
- Checkout transparente:
- Realizar os passos descritos acima e;
- realizar a identificação do visitante através do ID do cliente
Configurando as plataformas
Tendo as suas credenciais de acesso, configure a integração na plataforma Vindi acessando o menu "Configurações" > "Integrações" > "Disponíveis".
Localize a integração Konduto e clique no botão "Adicionar". Siga as instruções na tela conforme imagem abaixo.
Utilize os dados disponíveis no painel de controle Konduto, dentro da opção "Configurações" > "Loja".
Todos os campos devem ser obrigatoriamente preenchidos. Eles correspondem às seguintes informações que você terá recebido do time Konduto:
- Chave secreta e chave pública: são credenciais de acesso da Konduto.
- Código de categoria: é um número referente à categoria do ramo de atividade da empresa dentro da classificação da Konduto.
Para mais informações mais detalhadas acesse: Configurando a integração com a Vindi (artigo Konduto)
Configuração do webhook
Através do webhook, a integração permite a automatização do recebimento de informações de respostas de status dos pedidos.
Desta forma, quando ocorrer uma alteração no status do pedido, a resposta é encaminhada através da URL e o status é atualizado automaticamente na plataforma.
Para configurar o webhook, basta seguir o passo-a-passo:
- No painel Vindi:
- acesse "Configurações" > "Extensões & Integrações"
- Em "Integração Konduto", clique em "editar"
- Por fim, copie a URL do webhook
- Em seguida, no painel Konduto:
- Clique no botão que possui o ícone do seu usuário
- Clique na opção "lojas"
- Ao entrar nas configurações de sua loja, clique na opção "webhooks" e por fim, insira a chave copiada anteriormente no campo indicado e clique em "salvar".
Configurações Konduto: Tags de navegação, Coletor de Eventos e
Identificação do cliente
Tags de navegação
As tags de navegação são usadas para ajudar a mapear o comportamento do cliente em seu site. Elas podem ser feitas via metatags ou JavaScript.
Para mais informações mais detalhadas acesse: Como marcar as páginas (artigo Konduto)
Coletor de eventos
O coletor de eventos é o responsável por entender o caminho percorrido pelo seu cliente durante a sua decisão de compra.
Caso você capture os dados de pagamento do cliente em seu próprio ambiente e não utilize as telas de pagamento geradas pela Vindi, consulte a documentação Konduto para verificar o procedimento de instalação do coletor de eventos Javascript. Utilize o e-mail do seu cliente como chave de identificação do coletor.
Para mais informações mais detalhadas acesse: Coletando eventos (artigo Konduto)
Identificação do visitante/cliente
A identificação dos visitantes e clientes é a responsável por atrelar e comparar o perfil de comportamento esperado dos clientes com o comportamento específico de um cliente, fazendo com que a análise antifraude possa ser viabilizada.
Para mais informações mais detalhadas acesse:
- Identificando o Visitante através do ID de Visitante (artigo Konduto)
- Identificando o Visitante através do ID de Cliente (artigo Konduto)
Desta forma, ao seguir os passos acima, a sua integração Vindi<>Konduto estará pronta para ser utilizada em suas vendas.
📚 Veja também:
- Configurando a integração com a Vindi (artigo Konduto)
- Como funciona a integração da Vindi com um antifraude?
- Pagamento on-line com antifraude (blog Vindi)
- Como funciona um antifraude no e-commerce (blog Vindi)
- Dicas para vendas mais seguras (blog Vindi)
- Índice da Base de conhecimento Vindi Recorrência
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