[Clientes] Como funciona a área e qual a diferença entre os tipos de clientes?

Na área "Clientes" você pode gerenciar todas as informações sobre seus consumidores.

Na plataforma Vindi os clientes podem ser classificados de quatro formas diferentes: 

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1. Ativos: clientes que possuem uma ou mais assinaturas dentro do período de vigência.

2. Inativos: clientes que não possuem qualquer assinaturas ativa, mas que podem possuir faturas abertas. Clientes inativos ainda podem possuir faturas abertas, tanto provenientes de assinaturas quanto faturas avulsasEstes clientes podem ser ativados por meio de uma nova assinatura, também estão inclusos nesta classificação clientes com assinaturas agendadas. 

3. Inadimplentes: clientes que ainda não efetuaram o pagamento da fatura após o prazo de vencimento. Nesta classificação poderão constar clientes ativos e inativos.

4. Arquivados: essa opção fica logo abaixo do botão "novo cliente", no canto direito da tela. Aqui estão classificados os clientes que não possuem assinaturas ativas e faturas abertas. Eles podem ser arquivados manualmente ou via API, clientes nessa categoria não possuem nenhuma pendência.

Os clientes arquivados mantém todo seu histórico de pagamentos por tempo indefinido e podem ser reativados a qualquer momento. Uma recomendação é utilizar esta função para organizar clientes que ainda podem ser recuperados (inativos) e clientes realmente desistentes (arquivados). 

 

Como funciona a opção clientes arquivados?

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A área de clientes arquivados funciona como um arquivo morto da plataforma, assim você não precisa excluir uma pessoa, deixando as informação de todos os clientes armazenadas caso precise usá-los em algum momento.

 

Como cadastrar um cliente

Para cadastrar um cliente na plataforma você deve clicar em "Novo Cliente", informar os dados da pessoa e finalizar clicando no botão "criar"

Para vendas via cartão de crédito os únicos campos obrigatórios são "nome" e "e-mail", para vendas no método boleto é necessário o preenchimento de documento e endereço completo.

Embora o "e-mail" não seja exigido para finalizar o cadastro, recomendamos sempre preenchê-lo, pois este é um dado essencial para que o sistema se comunique com o seu cliente.

Para buscar uma pessoa específica, informe o nome ou o e-mail no campo "Pesquisar", localizado no topo da tela. Uma opção também é achá-la diretamente nas listas. 

 

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Quais dados estão disponíveis sobre um cliente?

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Clicando sobre um nome, você pode verificar um resumo das assinaturas e faturas, podendo também criar diretamente uma nova assinatura ou uma nova fatura avulsa. Para isso, localize o botão "assinaturas".

Já em faturas, é possível verificar todas as cobranças e seus status, como aprovadas, rejeitadas, aguardando pagamento ou cancelada.

Você também pode criar uma nova fatura avulsa, elas funcionam como cobranças que não estão inclusas numa assinatura.

 

Quais clientes serão contabilizados pela plataforma na hora da cobrança?

Dependendo do contrato acordado com a Vindi, a cobrança poderá ser realizada através do número de transações realizadas ou do número de assinaturas ativas.

No caso das assinaturas, serão computadas todas as assinaturas ativas no momento do fechamento. Assinaturas ativas também incluem assinaturas com pagamentos pendentes.

Apenas assinaturas canceladas ou assinaturas expiradas não serão computadas na cobrança da Vindi.

Importante: observe que nem sempre o número de clientes ativos será igual ao número de assinaturas ativas, já que um cliente pode possuir mais de uma assinatura ao mesmo tempo.

 

Clientes que estão na lista de inadimplentes são contabilizados também em ativos e inativos?

Sim, clientes inadimplentes estarão contemplados também nas listas de ativos e inativos.

 

Clientes inadimplentes podem ter mais de uma cobrança inadimplente?

Sim, na lista de clientes inadimplentes, cada cliente é contabilizado apenas uma vez, o que não significa que ele possua apenas uma inadimplência. Para listar todas as pendências de um cliente, acesse o cadastro dele.

 

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